Agendamento do seguro desemprego




Milhares de brasileiros possuem dúvidas quando o tema é o agendamento do seguro desemprego em função das péssimas informações disponibilizadas pelas autoridades competentes.

Sendo assim, te ensinaremos agora exatamente qual o caminho para fazer o seu agendamento do seguro desemprego.

O mais importante é você saber que possui duas formas fáceis e rápidas para fazer este agendamento:

  • Através de ligação para o número 158. Este é o telefone da central de atendimento “Alô Trabalho”.

O trabalhador que ligar para o 158 encontrará informações sobre diversos serviços e programas do Ministério do Trabalho.

Para falar especificamente sobre o seguro desemprego, o trabalhador deverá escolher a opção 1.

A central de atendimento do “Alô Trabalho” funciona no horário de 7h às 19h.

Obs.: A ligação é gratuita caso você utilize um telefone fixo.

agendamento do seguro desemprego alo trabalho 158

Ao entrar no portal SAA, o trabalhador deverá preencher o seu Estado e Município.

No campo “Tipo de Atendimento” deverá selecionar a opção “Entrada no Seguro Desemprego”, digitar o código de segurança que aparece na imagem e clicar no botão “Prosseguir”.

agendar seguro desemprego saa mte

Fizemos uma simulação para Belo Horizonte – MG apenas para que você possa se familiarizar com as telas apresentadas pelo sistema:

seguro desemprego agendamento saa

Conforme pode ser observado, o sistema retornou duas unidades com vagas disponíveis para agendamento.

Para efetuar o agendamento do seguro desemprego, basta clicar no calendário que aparece na última coluna chamada “Ações” e escolher a data disponível.


Postos de Atendimento





A central de atendimento do “Alô Trabalho” e o portal SAA efetuam apenas o agendamento para que o trabalhador compareça ao local selecionado para dar entrada no seu seguro desemprego.

Portanto, após realizar o agendamento por um destes meios, o trabalhador precisará comparecer ao posto de atendimento selecionado, que pode ser em algum destes locais:

  • Agências da Caixa Econômica Federal (CEF)
  • Postos do Sistema Nacional de Emprego (SINE)
  • Postos das Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego (SRTE)

Documentos para dar entrada no seguro desemprego


É muito importante que o trabalhador compareça ao posto selecionado na data agendada com toda a documentação necessária para dar entrada no seguro desemprego, evitando assim precisar retornar em outro dia para a entrega de documentos que ficaram faltando.

Sendo assim, apresentamos a seguir a listagem de toda a documentação para entrada no seguro desemprego:

  • Documento de identificação com foto.
  • Carteira de Trabalho (CTPS).
  • Comprovante de residência.
  • Comprovante de escolaridade.
  • Cartão do PIS / PASEP.
  • Comprovante dos depósitos no FGTS.
  • Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho (TRCT) devidamente homologado.
  • Requerimento de Seguro Desemprego / Comunicação de Dispensa impresso pelo Empregador Web no Portal Mais Emprego.

Pronto. Esperamos que as informações apresentadas tenha sido suficientes para você agendar a entrada na solicitação do benefício do seguro desemprego.

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