Milhares de brasileiros possuem dúvidas quando o tema é o agendamento do seguro desemprego em função das péssimas informações disponibilizadas pelas autoridades competentes.
Sendo assim, te ensinaremos agora exatamente qual o caminho para fazer o seu agendamento do seguro desemprego.
O mais importante é você saber que possui duas formas fáceis e rápidas para fazer este agendamento:
Através de ligação para o número 158
Este é o telefone da central de atendimento “Alô Trabalho”. O trabalhador que ligar para o 158 encontrará informações sobre diversos serviços e programas do Ministério do Trabalho.
Para falar especificamente sobre o seguro desemprego, o trabalhador deverá escolher a opção 1.
A central de atendimento do “Alô Trabalho” funciona no horário de 7h às 19h.
Obs.: A ligação é gratuita caso você utilize um telefone fixo.
Através de agendamento online no “Portal SAA do Ministério do Trabalho“
Ao entrar no portal SAA, o trabalhador deverá preencher o seu Estado e Município.
No campo “Tipo de Atendimento” deverá selecionar a opção “Entrada no Seguro Desemprego”, digitar o código de segurança que aparece na imagem e clicar no botão “Prosseguir”.
Fizemos uma simulação para Belo Horizonte – MG apenas para que você possa se familiarizar com as telas apresentadas pelo sistema:
Conforme pode ser observado, o sistema retornou duas unidades com vagas disponíveis para agendamento.
Para efetuar o agendamento do seguro desemprego, basta clicar no calendário que aparece na última coluna chamada “Ações” e escolher a data disponível.
Postos de atendimento para agendamento do seguro desemprego
A central de atendimento do “Alô Trabalho” e o portal SAA efetuam apenas o agendamento para que o trabalhador compareça ao local selecionado para dar entrada no seu seguro desemprego.
Portanto, após realizar o agendamento por um destes meios, o trabalhador precisará comparecer ao posto de atendimento selecionado, que pode ser em algum destes locais:
- Agências da Caixa Econômica Federal (CEF)
- Postos do Sistema Nacional de Emprego (SINE)
- Postos das Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego (SRTE)
Documentos para dar entrada no seguro desemprego
É muito importante que o trabalhador compareça ao posto selecionado na data agendada com toda a documentação necessária para dar entrada no seguro desemprego, evitando assim precisar retornar em outro dia para a entrega de documentos que ficaram faltando.
Sendo assim, apresentamos a seguir a listagem de toda a documentação para entrada no seguro desemprego:
- Documento de identificação com foto.
- Carteira de Trabalho (CTPS).
- Comprovante de residência.
- Comprovante de escolaridade.
- Cartão do PIS / PASEP.
- Comprovante dos depósitos no FGTS.
- Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho (TRCT) devidamente homologado.
- Requerimento de Seguro Desemprego / Comunicação de Dispensa impresso pelo Empregador Web no Portal Mais Emprego.
Pronto. Esperamos que as informações apresentadas tenha sido suficientes para você agendar a entrada na solicitação do benefício do seguro desemprego.
Para saber um pouco mais sobre este tema, te convidamos a conhecer outros artigos publicados aqui em nosso blog:
- Seguro desemprego: guia completo!
- Qual o valor do seguro desemprego?
- Quem tem direito ao seguro desemprego?
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