Se você perdeu ou não recebeu a sua conta de luz e precisa imprimir a segunda via da Cemig para não atrasar o pagamento da sua fatura, pode ficar tranquilo porque vamos te ajudar agora mesmo.
Mostraremos como é fácil emitir a 2ª via da sua conta de energia elétrica da Cemig sem precisar sair de casa e ensinaremos também como não correr o risco de ter sua luz cortada por conta de atrasos ou falta de pagamento. Veja abaixo!
Tópicos
- 1 Solicitação da 2ª via da conta de luz da Cemig pela internet
- 2 Solicitação da segunda via da conta da Cemig por telefone
- 3 Solicitação da 2ª via da Cemig pelo aplicativo
- 4 Solicitação da segunda via Cemig nos postos de atendimento
- 5 Onde pagar minha conta de luz da Cemig?
- 6 Como não ter minha luz cortada por atraso ou falta de pagamento?
- 7 Considerações Finais
Solicitação da 2ª via da conta de luz da Cemig pela internet
A maneira mais rápida para conseguir a segunda via da conta de luz da Cemig é através do próprio site da empresa. Sendo assim, preparamos um simples passo-a-passo para te ajudar neste processo:
1) Acessar o site da “Cemig” (ver link posterior).
2) Clicar em “Segunda Via de Conta” no canto direito para acessar a plataforma “Cemig Atende”.
3) Digitar o seu “Usuário” e “Senha”.
Obs.: O usuário pode ser o seu e-mail, CPF / CNPJ ou login cadastrado no site. Adicionalmente, ressaltamos que também é possível fazer o login com sua conta do Facebook ou do Google.
4) Clicar em “Entrar” e acessar a plataforma “Cemig Atende”.
Link para solicitar a 2ª via Cemig
Caso seja o seu primeiro acesso ao site da Cemig, basta clicar em “Cadastrar-se” e preencher seus dados pessoais para gerar uma senha eletrônica e conseguir acessar a plataforma “Cemig Atende”, onde é possível imprimir a segunda via da sua conta de energia elétrica.
Caso já tenha se cadastrado anteriormente, mas não lembre a senha, basta clicar em “Esqueceu sua senha”, digitar seu e-mail, CPF / CNPJ ou login e solicitar a geração de uma nova senha.
Solicitação da segunda via da conta da Cemig por telefone
Se você não tem medo de informar seus dados pessoais e CPF na internet, saiba que poderá ligar para a Central de Atendimento da Cemig através dos seguintes números: 116 para ligações de Minas Gerais ou 0800-721-0116 para ligações de outros Estados.
Obs.: Deficientes auditivos podem utilizar o número 0800-723-8007.
Através deste canal de atendimento o cliente pode solicitar o envio da segunda via da conta para o seu e-mail ou pedir para a atendente informar os números da linha digitável do boleto para que consiga realizar o pagamento sem atrasos.
Solicitação da 2ª via da Cemig pelo aplicativo
Outra maneira de conseguir a 2ª via da conta de energia elétrica da Cemig sem precisar sair de casa agrada especialmente aos clientes que adoram utilizar smartphone: app Cemig Atende.
Com a utilização deste aplicativo os clientes terão acesso aos seguintes serviços:
- Solicitação de segunda via de conta e impressão do código de barras.
- Verificação de faturas atrasadas e débitos em seu nome.
- Alteração da data de vencimento ou do endereço de entrega da conta.
- Solicitação do envio da conta por e-mail.
- Histórico de consumo.
- Informar falta de luz.
- Informar pagamento de conta e leitura.
- Solicitar mudança de local do medidor, troca de disjuntor ou poda de árvore.
- Declaração de quitação.
- Canais de Atendimento da Cemig.
Sendo assim, se você gostou das facilidades e serviços deste aplicativo, basta verificar o sistema do seu smartphone e fazer o download pelos links abaixo:
- Download do aplicativo “Cemig Atende” para aparelhos Android.
- Download do aplicativo “Cemig Atende” para aparelhos iOS.
- Download do aplicativo “Cemig Atende” para aparelhos Windows Phone.
Obs.: Ressaltamos que para fazer o primeiro acesso ao aplicativo será necessário informar o CPF / CNPJ do titular e o número do cliente que consta na conta de luz.
Solicitação da segunda via Cemig nos postos de atendimento
A quarta alternativa para conseguir a segunda via da conta de luz da Cemig infelizmente exigirá que você saia de casa e compareça a um dos Postos de Atendimento presencial da empresa, onde poderá solicitar a impressão da fatura com o código de barras.
Para encontrar o Posto de Atendimento mais próximo de você, basta acessar o site da Cemig neste link e digitar o nome de sua cidade.
Onde pagar minha conta de luz da Cemig?
As principais opções para o pagamento das contas da Cemig são:
- Bancos: débito automático, internet banking, caixas eletrônicos ou guichês de caixa.
- Casas Lotéricas.
- Locais de Pagamento conveniados à Cemig (consultar aqui).
Entretanto, se a sua conta estiver atrasada pode ser que você encontre dificuldades no pagamento do boleto em função de já ter ultrapassado a data de vencimento.
Nestes casos, o ideal é entrar em contato diretamente com a Cemig para fazer a negociação da dívida e não ter o fornecimento de energia elétrica interrompido.
O site da Cemig informa que o cliente pode parcelar sua dívida em até 60 vezes, com juros variando entre 0,9 e 14,% ao mês.
Todavia, é preciso dar uma entrada mínima de 10% do valor da dívida e a parcela mínima mensal não pode ser inferior a R$ 35,00. Para maiores informações, acesse a área de negociação de débitos com a Cemig neste link.
Como não ter minha luz cortada por atraso ou falta de pagamento?
Se você atrasou o pagamento da sua conta de luz ou não pagou em virtude de dificuldades financeiras, é fundamental conhecer seus direitos e as regras da legislação brasileira relacionadas ao corte de energia elétrica.
Antes de mais nada, é importante saber que a concessionária deste serviço pode realizar a interrupção do fornecimento de energia elétrica mesmo se você estiver com apenas uma conta atrasada.
Contudo, antes de realizar o corte de luz, a concessionária precisa notificar o cliente com um prazo mínimo de antecedência de 15 (quinze) dias.
Se a empresa não enviar a notificação ou não cumprir este prazo, o corte de luz é considerado ilegal e o consumidor pode exigir uma indenização, mesmo sem ter pago a conta de luz.
Após o atraso no pagamento da conta de luz a concessionária tem também um prazo máximo para efetuar esta interrupção: 90 dias.
Se passar deste prazo, o corte de luz não poderá mais ser feito e os débitos precisarão ser cobrados na Justiça.
Por outro lado, se você teve sua luz cortada, deverá efetuar o pagamento dos débitos existentes o quanto antes e entrar em contato com a concessionária informando a quitação dos valores em atraso e solicitando a religação da sua energia elétrica.
Nestes casos, o prazo para religação da luz é de 24 horas para áreas urbanas ou 48 horas para áreas rurais.
Se estes prazos não forem cumpridos, o consumidor poderá entrar com uma ação judicial pedindo indenização por danos morais e danos materiais (se houver a comprovação de que houve prejuízo financeiro em função da demora no restabelecimento da energia elétrica).
Para verificar as orientações oficiais da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) relacionadas a este tema, recomendamos o acesso ao site da agência através deste link.
Conteúdos relacionados:
Considerações Finais
Mostramos as principais alternativas para você solicitar a 2ª via da sua conta de luz da Cemig e como efetuar o pagamento da sua fatura sem atrasos, a saber:
- Acesso ao site da Cemig.
- Ligação para a Central de Atendimento (116).
- Aplicativo “Cemig Atende”.
- Postos de Atendimento presencial.
Lembramos que as contas da Cemig são enviadas mensalmente aos clientes através dos Correios. Porém, conhecer estas alternativas para imprimir a segunda via é extremamente útil, pois podem existir falhas ou atrasos na entrega da sua fatura.
Adicionalmente, ressaltamos que todos os meios apresentados neste artigo para a impressão da segunda via da Cemig são gratuitos.
A Cemig (Companhia Elétrica de Minas Gerais) atende cerca de 30 milhões de clientes e, portanto, esperamos que nosso artigo tenha sido útil para te ajudar a manter as suas contas em dia e evitar possíveis transtornos e multas decorrentes de atrasos no pagamento.
Ressaltamos que nosso site não possui qualquer vínculo com a Cemig.
Sendo assim, dúvidas e/ou reclamações devem ser direcionadas diretamente à Central de Atendimento da empresa através dos telefones “116” para ligações de Minas Gerais ou “0800-721-0116” para ligações de outros Estados.
Engenheiro apaixonado pelo mundo dos investimentos e finanças pessoais. Conversando com amigos e familiares percebeu a dificuldade das pessoas em gerenciar seu dinheiro e por isso criou este espaço para auxiliar pessoas comuns a tomarem as melhores decisões rumo à prosperidade financeira.
9 respostas
Uma borocracia estúpida,para pegar uma segunda via de conta,não consegui pegar a mesma,até parece que alguém tem enternece em contrair dívidas de alguém,péssimo serviço.
Maurício,
Lamentamos o ocorrido.
Entretanto, gostaríamos de reafirmar que não temos vínculo com a Cemig.
Somos apenas um site informativo.
Abs
seguda
Dificil e enrrolado pegar uma segunda-via de conta para pagar. Acho que só privatizando vao fazer mais fácil para o povão poder tirar segunda via.
Afonso,
Infelizmente, isso não é exclusividade do setor público.
Observamos as mesmas reclamações para diferentes empresas privadas aqui no blog.
Abs
Boa tarde! É um Lixo esse site da Cemig,quero emprimir segunda via é muito complicado,falo isso porque tenho conta na Aes eletropaulo e Elektra, todas façil,cemig lixo lixo.
José,
Infelizmente, não poderemos te ajudar com a segunda via da Cemig.
Nós, da Bons Investimentos, não temos vínculo com a empresa.
Te aconselhamos a entrar em contato com a Cemig pelos canais de atendimento.
Um abraço
Gostaria de saber como faço, pois paguei a conta só que consta no sistema que não paguei?
Olá, Andréa.
Infelizmente, não poderemos te ajudar com a sua conta de luz da Cemig.
Nós, da Bons Investimentos, não temos vínculo com a empresa.
Te aconselhamos a entrar em contato com a Cemig pelos canais de atendimento.
Um abraço