Lendico é confiável para empréstimo?

A Lendico vem se popularizando como uma excelente forma de conseguir empréstimo pessoal online e com taxas de juros reduzidas.

Entretanto, você saberia nos responder se a Lendico é confiável e quais as vantagens de obter um empréstimo com eles?

A ideia deste artigo é justamente responder a essas perguntas para que você fique mais tranquilo para tomar a sua decisão.





Quem é a Lendico?


A Lendico é uma empresa nascida em 2013 na Alemanha com o propósito de oferecer melhores condições de empréstimo pessoal.

lendico emprestimo online

A Lendico concede empréstimo em todo o território brasileiro com um processo feito totalmente pela internet, sem filas e com burocracia reduzida.

Por não ser uma instituição financeira, a empresa atua no Brasil como um correspondente bancário do Banco BMG.

Ou seja, a Lendico é uma facilitadora de empréstimos que, através de sua própria operação e da estrutura do Banco BMG, concede crédito pessoal.

A Lendico cita como os seu três principais diferenciais a melhor taxa do mercado, a transparência e o melhor serviço.

Mas, será que a taxa de juros e o serviço são realmente bons? É o que responderemos ao longo desta matéria…


Valores, prazos e taxas de juros da Lendico


Estas são as três principais informações de qualquer empréstimo e apresentaremos da forma mais simples possível para facilitar o seu entendimento:

  • Valores: mínimo de R$ 2.500 e máximo de R$ 50.000.
  • Prazos: 12, 18, 24, 30 ou 36 meses.
  • Taxas de juros (CET): de 2,97% a 7,50% ao mês.

Simulação do empréstimo na Lendico


Para facilitar a sua vida, disponibilizamos nosso simulador do empréstimo pessoal da Lendico.

A simulação é muito fácil e você precisará inserir apenas as seguintes informações:

  • Valor do empréstimo que pretende obter.
  • Taxa de juros mensal.
  • Número de meses / parcelas para pagamento.

Feito isto, será efetuado automaticamente o cálculo do seu empréstimo e você saberá o valor das prestações e o valor total pago na quitação do empréstimo.



Para fazer a simulação oficial do seu empréstimo, acesse o site da Lendico aqui neste link.


Comparação com taxas de juros dos grandes bancos


Para responderemos se o empréstimo da Lendico é realmente bom, resolvemos fazer uma comparação com as taxas de juros praticadas nos maiores bancos do Brasil.

Sendo assim, fizemos uma consulta ao Banco Central para verificar as taxas do empréstimo pessoal dos seguintes bancos: Caixa Econômica, Banco do Brasil, Itaú, Santander e Bradesco.

comparação lendico e bancos

Fonte: Banco Central do Brasil. Consulta em setembro de 2017.

Gostaríamos de registrar três observações para melhor compreensão da tabela acima:

  • O valor apresentado para a Lendico já é o Custo Efetivo Total (CET) enquanto para os demais bancos é simplesmente a taxa de juros.

Se você não entende a diferença entre estas duas taxas, saiba que o CET é o somatório de todos os custos envolvidos no pagamento do empréstimo: taxa de juros + tarifas + impostos (IOF).

Portanto, a taxa de juros é apenas uma parte do CET. Apesar de representar a maior parcela, tendo esse conceito em mente é possível perceber que ao contratar um empréstimo nos bancos apresentados, a taxa paga mensalmente será maior do que aquela apresentada na tabela.

Obs.: Para consultar o CET de cada banco, recomendamos uma consulta direta à instituição. Como não temos acesso a este dado, preferimos informar a taxa de juros para que você tenha pelo menos uma noção da ordem de grandeza.

  • Como a variação do CET da Lendico é muito ampla (2,97 a 7,50% ao mês), resolvemos fazer uma simulação no site da empresa com nossos próprios dados.

Para o nosso perfil, o CET ficou entre 3,18 e 3,42% ao mês, a depender do prazo de pagamento.

Sendo assim, para o nosso caso seria muito mais interessante contratar um empréstimo pessoal na Lendico.

A taxa de juros na Lendico é personalizada, ou seja, quanto melhor o seu histórico de bom pagador, menor será a sua taxa de juros. Para saber exatamente qual a taxa do seu empréstimo, basta fazer uma rápida simulação no site deles.

  • Como a Lendico é uma correspondente do Banco BMG, resolvemos também consultar a taxa de juros deste banco para verificar se não seria mais vantajoso fazer um empréstimo direto com o BMG.

Porém, tivemos uma surpresa ao notar que a taxa do BMG é muito mais elevada do que todas as demais opções analisadas.


Quem pode solicitar o empréstimo pessoal da Lendico?


Para conseguir o empréstimo na Lendico é necessário ter no mínimo 21 anos e possuir conta corrente em algum banco.

A Lendico apresenta também uma ampla lista com as áreas de atuação das pessoas que podem obter o seu empréstimo:

  • Empregado com carteira assinada
  • Autônomo / profissional liberal
  • Empregado sem carteira
  • Empregador
  • Funcionário público
  • Aposentado / pensionista
  • Empregado doméstico
  • Rentista
  • Estudante
  • Desempregado
  • Dona de casa

É importante ressaltar que a Lendico não concede empréstimo para negativados, ou seja, se você tiver com o “nome sujo” no SPC ou SERASA, por exemplo, não conseguirá obter um empréstimo na Lendico.


Como pegar um empréstimo com a Lendico?


O procedimento para obter um empréstimo na Lendico é totalmente realizado pela internet e o próprio site fornece o passo a passo em 6 etapas:

  • Cadastro no site através da informação do CPF e e-mail e criação de senha.
  • Envio do pedido de empréstimo através de respostas a um questionário. Após 3 minutos, você receberá um e-mail informando se foi pré-aprovado.
  • Visualização da proposta com limite e taxas.
  • Envio dos documentos para efetivação do empréstimo: documento de identidade, comprovante de residência e comprovante de renda.
  • Assinatura do contrato digital.
  • Recebimento do empréstimo na conta corrente indicada.

como contratar emprestimo pessoal lendico

Mostraremos a seguir como é fácil e rápido solicitar a sua cotação de empréstimo online:

1. Acesse o site da Lendico e clique em “Descubra seu limite”.

limite na lendico2. Crie sua conta através da informação do CPF, e-mail e senha para acessar a plataforma.

crie sua conta na lendico3. Responda ao questionário para receber a proposta de empréstimo: limite aprovado e taxa de juros.

Você precisa fornecer as seguintes informações: motivo do empréstimo, nome completo, como gostaria de ser chamado, data de nascimento, nome completo da mãe, natureza da ocupação, valor do salário, existência de outra fonte de renda e número do celular.

questionário lendico4. Você receberá via e-mail a resposta da sua análise de crédito e um link para conhecer o limite aprovado e a taxa de juros.

lendico aprovação do emprestimo5. Clicando em “Continuar com o meu pedido” você será direcionado para o site da empresa e conhecerá o limite aprovado, a taxa de juros e a validade da proposta.

proposta de empréstimo lendico6. Clicando em “Simular minhas parcelas” você poderá verificar o valor das suas parcelas de acordo com o prazo selecionado.

Quanto maior for o prazo, menor será a taxa de juros oferecida.

simulação emprestimo lendico7. Clicando em “Prosseguir” você dará um passo adiante na contratação efetiva do empréstimo e precisará responder a mais um rápido questionário chamado de “Formulário Cadastral” e enviar os seus documentos (documento de identidade e comprovantes de residência e renda).

envio de documentação lendico8. Após esta etapa, basta assinar digitalmente o contrato e aguardar a verificação da documentação. Este processo de análise pode durar até quatro dias úteis e a Lendico entra em contato após a conferência para fazer o depósito em sua conta corrente.

Se achou fácil e quer solicitar uma proposta de empréstimo, acesse o site da Lendico e faça sua simulação.


Como pagar o empréstimo?


Após cumprir as etapas descritas anteriormente e efetivar o empréstimo, a Lendico enviará para o seu e-mail todos os boletos das parcelas a serem pagas até o final do empréstimo.

O pagamento dos boletos deve ser efetuado até a data de vencimento e o único fator negativo é não ser possível alterar estas datas de vencimento.

Lembramos que o atraso ou o não pagamento dos boletos do empréstimo pode ter sanções previstas em lei, como a inclusão do nome no SPC e SERASA (“nome sujo”), protesto de títulos e acionamento na justiça.


Vantagens do empréstimo na Lendico


Após nosso estudo sobre a empresa e a simulação de um empréstimo em seu site, podemos identificar como as principais vantagens desta empresa:

  • Taxas de juros mais atrativas do que nos grandes bancos.
  • Solicitação rápida de empréstimo e com burocracia reduzida.
  • Comodidade em virtude do processo ser totalmente online, ou seja, você nem precisa sair de casa.

Como simulamos o empréstimo apenas para testar a plataforma da Lendico, não chegamos a efetuar o crédito pessoal.

Entretanto, acreditamos que o interessado em conseguir um empréstimo com a Lendico consiga fazer a solicitação, receber a proposta e enviar a documentação em menos de 1 hora.


Reputação da Lendico no Reclame Aqui


Uma boa ferramenta para avaliar se uma determinada empresa e/ou produto possui credibilidade junto a seus clientes é o site do “Reclame Aqui”.

Desta forma, fizemos uma consulta em setembro de 2017 e percebemos que a Lendico possui uma boa reputação com atendimento de 100% das reclamações, sendo que o índice de solução atingiu 80% e 62% das pessoas que reclamaram voltariam a fazer negócio.

endico é confiavel reclame aqui


Lendico é confiável?


Conforme informado no início deste artigo, a Lendico é uma correspondente do Banco BMG, que é uma instituição financeira legalmente autorizada a conceder empréstimos e sob fiscalização do Banco Central do Brasil.

Desta forma, a contratação de empréstimo com a Lendico está em conformidade com a legislação brasileira e não se trata de uma empresa que atua fora das normas do Banco Central.

Portanto, esta legalidade da empresa e a boa reputação no “Reclame Aqui” dão mais tranquilidade e segurança para as pessoas interessadas em saber se a Lendico é confiável.

Obs.: Para quem quiser fazer uma análise mais detalhada, o CNPJ da Lendico é 20.265.259/0001-71 e a Razão Social / Nome empresarial é Lendico Serviços de Administração e Correspondente Bancário S.A.

Ressaltamos que a Lendico não exige nenhum tipo de depósito para análise e/ou liberação de crédito. Fuja de empresas que solicitam dinheiro ou dados do seu cartão de crédito para isso, pois provavelmente é um golpe!


Canais de atendimento


A Lendico disponibiliza dois canais de comunicação, a saber:

  • Telefone: (11) 3230-3332 (segunda a sexta das 9h às 18h)
  • E-mail: atendimento@lendico.com.br

Para entrar em contato diretamente com o Banco BMG o telefone é:

  • 0800-979-9099 (SAC) ou 0800-723-2044 (Ouvidoria)

Considerações finais


Aprendemos neste artigo como é fácil e rápido solicitar e efetuar um empréstimo pessoal com a Lendico.

Conhecemos as taxas de juros praticadas nos principais bancos brasileiros e pudemos constatar que as taxas da Lendico são realmente atrativas.

Obs.: Para consultar as taxas de juros atualizadas dos diversos bancos citados neste artigo, recomendamos o acesso direto ao site do Banco Central.

Vimos também que a empresa possui uma boa reputação no site “Reclame Aqui” e por ser uma correspondente do BMG apresenta maior confiabilidade.

Portanto, caso você esteja precisando de empréstimo, aconselhamos que solicite uma cotação da Lendico para que possa comparar com outras propostas e escolher a melhor opção para sua vida financeira.


Para consultar informações relevantes sobre demais modalidades de empréstimo, sugerimos o acesso a um dos artigos de nossa série especial sobre o tema:


Caso você tenha gostado deste material e acredite que ele pode ser útil para melhorar a saúde financeira de seus amigos e familiares, que tal compartilhar no Facebook?

Fique à vontade para fazer sugestões, elogios e reclamações! Para isso basta deixar um comentário aqui embaixo. Teremos grande felicidade em receber a sua mensagem!







Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *