Nubank: cartão de crédito sem anuidade!

Ter um cartão de crédito é praticamente indispensável nos dias de hoje. Entretanto, muitas pessoas não conseguem obter um cartão com o seu banco ou possuem cartões com altíssimas taxas de anuidade. 

Dentro deste contexto, o cartão de crédito Nubank vem ganhando uma verdadeira legião de fãs com uma proposta inovadora, que isenta o cliente do pagamento de anuidade.

Entretanto, quando a “esmola é demais, o santo desconfia”, certo?

Por esse motivo, resolvemos fazer este artigo analisando as principais características do cartão para que você possa decidir se o Nubank é a solução dos seus problemas ou uma verdadeira cilada para sua vida financeira.





Quem é o Nubank?


O Nubank é uma startup que emite e administra um cartão de crédito com a bandeira Mastercard e sem cobrança de anuidade.

O Nubank nasceu em 2013 com a proposta de não ser apenas um cartão de crédito, mas uma revolução utilizando a tecnologia para que seus clientes possam simplificar o controle de suas vidas.

cartao nubank

Para ter este cartão de crédito, você obrigatoriamente precisará de um smartphone, que será utilizado tanto na etapa de cadastro quanto na etapa de utilização do serviço.

Desta forma, é importante ter em mente que a relação com o Nubank é 100% digital, ou seja, não existe atendimento em agências físicas.


Vantagens do cartão Nubank


Entre os maiores elogios ao cartão de crédito, podemos destacar aqueles relacionados à qualidade e rapidez do atendimento e, claro, a isenção de anuidade.

Ou seja, os clientes possuem um atendimento de qualidade apesar de ser um cartão sem anuidade.

tarifas e anuidade do cartão nubank

Adicionalmente, podemos citar outras vantagens:

  • Controle dos gastos em tempo real através do aplicativo.
  • Cartão internacional com a bandeira Mastercard.
  • Possibilidade de alteração da data de vencimento da fatura.
  • Autonomia para resolver tudo pelo aplicativo de forma rápida e simples.
  • Desconto ao pagar antecipadamente parcelas do seu cartão.

desconto na parcela cartão nubank

Voltamos a reforçar que todos estes benefícios são de graça uma vez que o cartão de crédito Nubank não possui anuidade.

A única tarifa é para os clientes que quiserem aderir ao programa de benefícios Nubank Rewards (como detalhamos em artigo separado, cujo link é apresentado no final desta matéria).

Entretanto, é importante ressaltar que a adesão a este programa de benefícios é voluntária. Ou seja, você não é obrigado a aderir e pode realmente ter um cartão sem anuidade e sem nenhuma outra tarifa.


Se não existe anuidade, como o Nubank ganha dinheiro?





Esta é uma das principais perguntas dos interessados em fazer este cartão de crédito, mas que desconfiam desta isenção de anuidade.

O Nubank informa a seus clientes que não cobra anuidade em função de ser um canal 100% digital e, portanto, com burocracia reduzida.

Como é uma pergunta tão frequente, o próprio site do Nubank apresenta as duas maneiras desta startup ganhar dinheiro, a saber:

  • “Quando o cliente realiza uma compra com o seu cartão Nubank, recebemos do estabelecimento, através da bandeira Mastercard, um pequeno percentual desse valor.”
  • “Quando o cliente escolhe por financiar parte ou o total do valor da sua fatura, recebemos juros, mesmo que abaixo do mercado, sobre o valor que foi financiado.”

Portanto, taxa de anuidade zerada não representa receita zero para o Nubank.


Taxas de juros do cartão Nubank


Conforme dito anteriormente, uma das formas do Nubank ganhar dinheiro é através da cobrança de juros daqueles clientes que não pagaram integralmente o valor da sua fatura.

O Nubank diz que cobra juros abaixo do mercado, mas será que isto é verdade?

Para responder esta pergunta, fizemos uma consulta em agosto de 2017 para verificar os valores das taxas de juros deste cartão de crédito:

taxas de juros cartão nubank

Fizemos, também, uma consulta ao site do Banco Central na mesma época para verificar as taxas cobradas pelos principais bancos do país:

juos nubank ou bancos

Como a faixa da taxa de juros do Nubank é muito ampla não é possível afirmar com exatidão que as suas condições são melhores.

Ligamos para a central de atendimento do cartão para entender as regras que definem se um cliente pagará a taxa mais baixa de 2,75% ao mês ou a mais alta e fomos informados que isto depende da análise do perfil do cliente.

Perguntamos se teria relação com os rendimentos informados no momento do cadastro e o atendente disse que não é só isso, pois o Nubank leva em consideração toda o histórico do cliente.

Ou seja, se você não tem histórico de dívidas, se possui o CPF limpo, etc., provavelmente, conseguirá as taxas mais baixas.


Qual o limite do cartão Nubank?


Analisando as informações do site e das redes sociais do Nubank, tivemos a primeira impressão de que o limite do cartão era definido pelo próprio cliente, pois uma das vantagens elencadas era:

  • Possibilidade de aumentar o limite sem precisar da autorização de ninguém.

limite cartao nubank

Como assim? Não precisa da autorização de ninguém? É isso mesmo?

Intrigados com estas perguntas, resolvemos ligar novamente para a central de atendimento do cartão e fazer estes questionamentos.

Fomos informados de que o limite inicial é definido pelo próprio Nubank, baseado tanto no rendimento informado quanto na análise do seu histórico de crédito e CPF.

Pedimos para que nos dessem uma ordem de grandeza sobre os limites iniciais geralmente concedidos.

O atendente informou que não possui esta média, mas que existem clientes que conseguem um limite inicial de R$ 300 e outros que conseguem R$ 2.000, por exemplo.

Questionamos, também, como fazer para aumentar este limite e o atendente nos explicou que este pedido é feito diretamente pelo aplicativo (como tudo neste cartão) e o Nubank verifica o seu histórico de valor das faturas, pagamentos, parcelamentos, atrasos, multas, etc., antes de aceitar aumentar o limite do cartão.

Outra informação importante que nos foi passada é que não existe um teto para o limite do cartão Nubank,ou seja, o cliente pode ir solicitando periodicamente o aumento do seu limite.


Quem pode ter o cartão Nubank?


Para conseguir este cartão de crédito, é preciso se enquadrar nas seguintes condições:

  • Ter no mínimo 18 anos de idade.
  • Ser residente no Brasil.
  • Possuir smartphone compatível com o aplicativo: Android (versão 4 ou superior), iOS (versão 9 ou superior) ou Windows Phone (versão 8.1 ou superior).

Se o seu celular smartphone é antigo e você tem dúvidas se rodará o app Nubank, recomendamos que baixe este aplicativo e faça um teste, ok?

Preparamos um artigo exclusivo para detalhar o procedimento para você conseguir o seu cartão Nubank. O link para este passo-a-passo está no final desta matéria.


Como ter um cartão Nubank Platinum?


Inicialmente, os cartões de crédito eram emitidos na modalidade Nubank Mastercard Platinum.

Entretanto, infelizmente, o Nubank parou de emitir cartões Platinum para seus clientes.

Os clientes antigos que possuíam o cartão Platinum continuaram com essa vantagem, mesmo nos casos de renovação ou perda e solicitação de segunda via.

Atualização: O nosso leitor Welerson informou que em novembro de 2017 o Nubank mudou o seu cartão de Gold para Platinum. Portanto, para maiores informações sobre a possibilidade de você conseguir um cartão Platinum, aconselhamos entrar em contato diretamente com o Nubank.


Nubank é confiável?


Apelidado carinhosamente de “roxinho” pelos seus fãs, o cartão despertou rapidamente a paixão de seus clientes.

cartão de crédito nubank

Quando utilizamos a palavra “fãs” é porque acompanhamos o surgimento deste cartão no mercado e pudemos constatar através das redes sociais que existem milhares de pessoas que realmente são apaixonadas pelo Nubank.

Entretanto, para medir a confiança dos clientes de maneira mais “formal”, utilizamos, em agosto de 2017, uma excelente ferramenta para isto: o site do “Reclame Aqui”.

cartão de crédito nubank reclame aqui

Ficamos impressionados com a taxa de resposta de 100% e com o tempo médio de retorno de apenas 9 horas.

Com estes bons números, o Nubank possui uma reputação ótima de acordo com a escala do site.

Portanto, podemos constatar que a excelente aceitação demonstrada nas redes sociais também é corroborada pelos dados do “Reclame Aqui”.


Contatos e telefones do Nubank


Apesar do orgulho em ser uma startup 100% digital e frisar que seus clientes possuem independência para resolverem tudo sozinhos, o Nubank disponibiliza diversos canais de atendimento além do app.

  • E-mail: meajuda@nubank.com.br
  • Telefone: 0800-591-2117 (qualquer horário)
  • Ouvidoria: 0800-887-0463 / ouvidoria@nubank.com.br
  • Chat no aplicativo

A maneira mais ágil de sanar a dúvida é o chat do app. Entretanto, ligamos algumas vezes para o “0800” para tirar dúvidas para a elaboração deste artigo e sempre fomos atendidos em menos de 1 minuto.


Considerações finais


Vimos neste artigo as principais características do Nubank:

  • Cartão de crédito internacional com a bandeira Mastercard.
  • Isenção de anuidade.
  • Necessidade de smartphone para solicitar e utilizar o cartão.
  • Taxas de juros competitivas.
  • Ótima credibilidade junto a seus clientes.

Após todas as informações apresentadas, esperamos que você consiga decidir se o cartão é uma solução ou cilada para a sua vida financeira.

Em nossa visão, o cartão de crédito Nubank é excelente em vários aspectos, como qualidade de atendimento, praticidade para acompanhamento da fatura no aplicativo e isenção de anuidade.

Entretanto, é importante lembrar que qualquer cartão de crédito mal gerido pode ser um grande vilão no seu orçamento.


Se você gostou do nosso artigo e tem interesse em melhorar sua vida financeira, que tal conhecer o guia onde detalhamos toda nossa estratégia de investimentos?

Utilizamos uma linguagem simples e didática para que você possa iniciar seus investimentos mesmo com pouco dinheiro: aplicações a partir de R$ 30!

Se chegou até aqui está provado que você preza pela busca de informações antes de tomar qualquer decisão com o seu dinheiro, certo?

Portanto, tome o controle total da sua vida financeira. Conheça o guia “Investimentos Seguros e Rentáveis” e saiba como garantimos 100% de satisfação!


Para conhecer um pouco mais sobre o cartão Nubank, recomendamos o acesso a nossos demais artigos:


Se você tem algum amigo ou parente que ainda paga altíssimas taxas de anuidade para ter um cartão de crédito, que tal compartilhar esse artigo no Facebook e marcá-los para que possam melhorar sua vida financeira também?






4 Comentários


  1. Olá, sou cliente Nubank há 9 meses e eles acabaram de trocar meu Gold pelo Platinum, ou seja, ainda emitem cartões Platinum.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *