Rico é uma boa corretora?

Recentemente, o aumento da inflação com a consequente perda de atratividade da Caderneta de Poupança e as oscilações da Taxa Selic e CDI, fizeram com que a Rico e outras corretoras independentes ganhassem destaque entre os diversos perfis de investidores.

Entretanto, infelizmente os temas “investimentos” e “educação financeira” ainda não fazem parte da rotina de muitos brasileiros. Desta forma, percebemos muita desconfiança e receio com o serviço oferecido por estas corretoras independentes.

Sendo assim, este é o segundo artigo de uma série de quatro onde iremos analisar as principais corretoras independentes de acordo com nossa visão: Rico, Easynvest, XP Investimentos e Clear.


A Rico é uma corretora independente, fundada em 2011 por ex-executivos da Link Investimentos (corretora vendida em 2013 para o grupo de serviços financeiros suíço USB).

De acordo com informações retiradas do próprio site da Rico, o objetivo desta corretora é ajudar seus clientes a conquistarem a independência financeira através da disponibilização dos melhores produtos financeiros de maneira imparcial.

A Rico corretora possui mais de 260.000 clientes, 11 bilhões de reais sob sua gestão e tem sua sede localizada na Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, 1400 – São Paulo – SP.

Qual o papel de uma corretora?


As corretoras são instituições financeiras que funcionam como “agentes intermediários” ou “pontes” entre o investidor e os investimentos.

Alguns investimentos, como a compra de títulos públicos e ações, só podem ser realizados através de uma corretora.

Entretanto, diversas opções da Renda Fixa como, por exemplo, LCI e CDB podem ser feitas diretamente entre o investidor e os bancos emissores.

Neste caso, qual seria a vantagem de investir através de corretoras se existe a possibilidade de fazer o investimento diretamente no banco?

Em nossa visão, a vantagem de investir em Renda Fixa via corretora independente está justamente no fato destas instituições funcionarem como uma “prateleira” de investimentos em LCI, CDB e LCA.

Ou seja, enquanto no banco eu teria a opção de escolher apenas entre os produtos daquela instituição, na corretora de valores independente eu terei diversas opções de investimentos de variados bancos.

Desta forma, o investidor tem um amplo leque de opções com a conta da corretora, não sendo preciso abrir conta em vários bancos para comparar os diversos investimentos.

Sendo assim, acreditamos que para estes casos onde não é obrigatória a utilização de uma corretora para a realização do investimento, a grande vantagem é a maior variedade de produtos disponíveis com diferentes condições para aplicação (prazos, taxas, valores mínimos, etc.).

Investimentos disponíveis na Rico


A Rico oferece diversas possibilidades de investimentos em Renda Fixa e Renda Variável para seus clientes. A seguir, apresentaremos as principais opções para estes investimentos:

  • Renda Fixa: Tesouro Direto, CDB, LC, LCA, LCI, Debêntures, CRI e CRA.

A Rico cobrava uma taxa de administração de 0,10% a.a. para os investimentos no Tesouro Direto.

Considerávamos esta a principal desvantagem desta corretora, uma vez que Easynvest e XP oferecem taxa zero para investimentos em títulos públicos.

Entretanto, a partir de julho de 2017 a Rico passou a adotar também a chamada “taxa zero” para aplicações no Tesouro Direto.

Para as demais aplicações em Renda Fixa, a Rico também não cobra taxa de administração.

  • Renda Variável: compra e venda de ações, aluguel de ações, opções, contratos futuros, minicontratos, IPO (oferta pública).

Para conhecer os diversos custos operacionais para investir em Renda Variável através da Rico, aconselhamos o acesso direto à pagina da corretora que trata sobre este assunto.

  • Outros investimentos: COE, Fundos de Investimentos Imobiliários (FII) e Fundos de Investimentos.

Investir através da Rico é seguro?


O principal medo de qualquer investidor que opera por corretoras independentes é ver a instituição falir, certo?

Entretanto, muitos não sabem que os riscos são bem menores do que aparentam.

É preciso sempre lembrar que o papel de uma corretora é intermediar o investimento do cliente.

Desta forma, ao fazer suas aplicações através da Rico, por exemplo, você não está investindo na Rico, mas sim fazendo investimentos pela Rico em outras instituições financeiras.

Logo, o medo maior precisa ser direcionado à instituição financeira na qual você está direcionando seu dinheiro.

Por exemplo, ao investir em um CDB do Banco Daycoval por meio da Rico, o principal risco é a falência do Banco Daycoval, pois se a Rico falir o seu dinheiro no Banco Daycoval não será afetado.

Obs.: Se você ainda não conhece a principal segurança dos investimentos em Renda Fixa, te aconselhamos a ler nosso artigo sobre o FGC.

Portanto, em caso de falência da Rico, o principal risco é você perder o dinheiro que deixou “parado” na sua conta da própria Rico.

Por isso, sempre aconselhamos a não deixar o dinheiro na conta da corretora e só fazer as transferências quando tiver a certeza de onde investirá. Pela mesma lógica, é ideal que você reaplique o dinheiro ou transfira de volta para o seu banco no mesmo dia em que houver o vencimento / resgate de alguma aplicação financeira.

Não é esperado que uma corretora com o porte e resultados da Rico venha a decretar falência, mas como diz o ditado: é melhor prevenir do que remediar.

Adicionalmente, é importante ressaltar que como as aplicações realizadas via Rico são registradas em seu nome e CPF na Cetip ou na Bovespa (a depender do tipo de investimento), em caso de falência da corretora basta você transferir a sua carteira de investimentos para outra corretora.

É claro que ninguém gostaria de ter o seu dinheiro aplicado por uma corretora que faliu, uma vez que para fazer esta transferência para outra corretora você precisará enfrentar algumas burocracias (como tudo em nosso país…).

Portanto, o ideal é você buscar corretoras com resultados consistentes e para isto vamos analisar alguns indicadores básicos para tentar responder se é seguro investir pela Rico.

Para não jogarmos números soltos, utilizaremos um comparativo com outras três corretoras independentes de grande porte: XP Investimentos, Easynvest e Clear.

Analisando o lucro líquido das quatro corretoras é possível observar que os maiores resultados são da XP Investimentos. Easynvest e Rico tiveram prejuízos em 2014, mas apresentaram bons resultados nos dois últimos anos.

Fonte: Banco Central.

Ao voltarmos as atenções para o patrimônio líquido e o ativo total, corroboramos a ideia de que a XP Investimentos é mesmo a maior das corretoras independentes do mercado brasileiro. Entretanto, os números da Easynvest, Rico e Clear também são positivos e parecidos.

Fonte: Banco Central (ano: 2016).

É importante destacar que em dezembro de 2016 o grupo XP anunciou a aquisição de 100% da corretora Rico, afirmando que esta aquisição faz parte da estratégia de diversificação do portfólio iniciada em 2014 com a compra da Clear.

Portanto, a XP Investimentos é a atual “dona” da Rico e também da Clear. Ou seja, das quatro corretoras independentes de maior destaque no cenário nacional em nossa visão, três pertencem ao mesmo grupo.

Apesar do grupo XP ter feito um comunicado informando que as três marcas continuarão independentes, o cliente certamente fica receoso em função de uma possível perda de competitividade entre elas.

Por outro lado, analistas afirmam que a vantagem é uma maior solidez e segurança das corretoras controladas pelo grupo XP.

Seguindo essa tendência de aquisições, o Itaú anunciou em maio de 2017 a compra de 49,9% da XP por incríveis 5,7 bilhões de reais!

Novamente, muitos clientes ficaram apreensivos com uma possível “bancarização” destas corretoras independentes, mas ainda é muito cedo para saber quais serão os verdadeiros rumos do grupo XP.

Sendo assim, esperamos que a apresentação destas informações tenham sido suficientes para você decidir se investir através da Rico é seguro.

Reclamações da Rico no “Reclame Aqui”


Uma boa ferramenta para avaliar se uma determinada empresa e/ou produto possui credibilidade junto a seus clientes é o site do “Reclame Aqui”.

Desta forma, fizemos uma consulta em junho de 2017 e percebemos que a corretora Rico possui uma boa reputação com quase 98% das reclamações atendidas, sendo que o índice de solução alcançou 80%.

Como investir através da corretora Rico?


O procedimento para começar a investir através da Rico é muito simples e totalmente online.

Você precisa seguir apenas três passos:

  • Abrir uma conta na Rico.
  • Transferir seu dinheiro para sua conta da Rico.
  • Escolher seu investimento na plataforma online da Rico e fazer a aplicação.

Como abrir conta na corretora Rico?


Agora que você já conhece o papel de uma corretora, os investimentos disponíveis na Rico e como é fácil iniciar suas aplicações, iremos esclarecer como abrir sua conta nesta corretora.

Antes de continuarmos, é importante relembrar que todas as transações feitas com a Rico são online, ou seja, não há agências físicas para atendimento.

O procedimento de abertura de conta é rápido e feito pelo próprio site da corretora. Você precisará preencher um cadastro com seus dados pessoais e definir um login e senha para acessar a plataforma de investimentos.

Quando fizemos nossa abertura de conta na Rico em 2014, tivemos que enviar cópia de um documento de identificação e do comprovante de residência.

Obs.: A cópia destes documentos pode ser a foto tirada no próprio celular, desde que as informações estejam legíveis.

Entretanto, alguns leitores do blog já nos informaram que fizeram a abertura de conta nesta corretora sem a necessidade de enviar a cópia destes documentos.

Finalizada a etapa de cadastro, o cliente precisará aguardar o prazo de 1 a 2 dias úteis para a aprovação da abertura da conta e início do acesso à plataforma.

Ressaltamos que a Rico não cobra qualquer taxa de manutenção da conta, mesmo se o cliente ficar longos períodos sem fazer movimentações.

Assim como a Easynvest, a corretora Rico também permite a abertura de conta de menores de idade, sendo que o responsável legal do menor será também o responsável pela conta da Rico.

Nestes casos, o responsável deverá abrir duas contas, sendo uma para ele mesmo e outra para o menor de idade. As transferências de dinheiro para a Rico deverão ser feitas para a conta do responsável, que deverá solicitar para o atendimento da Rico transferir os recursos para a conta do menor de idade.

Como transferir o dinheiro para a conta da Rico?


Para transferir o dinheiro para investir através da Rico, basta fazer um TED da conta do seu banco para a sua conta na Rico.

É importante frisar que a Rico só aceita o TED vindo de uma conta de mesma titularidade, ou seja, se você transferir o dinheiro da conta de seu irmão, por exemplo, a corretora Rico não aceitará e devolverá o dinheiro para a conta de origem.

Sendo assim, só transfira dinheiro para a Rico se a conta de origem estiver em seu nome ou se você for um dos titulares da conta conjunta.

A Rico também não recebe depósitos em dinheiro e/ou cheque. Portanto, as transferências precisam ser realizadas obrigatoriamente via TED.

Como resgatar o dinheiro da minha conta Rico para o meu banco?


O procedimento é muito simples e está descrito abaixo:

1) Acesse a plataforma da Rico com seu login e senha.

2) Selecione na lateral direita a opção “Resgatar” dentro da janela “Minha Conta”.

3) Basta você selecionar a conta do seu banco, informar o valor do resgate e inserir a sua assinatura eletrônica.

Os prazos de atendimento dos pedidos de resgate variam de acordo com o horário solicitado, a saber:

  • Solicitações até 11:00 serão atendidas até 12:00.
  • Solicitações entre 11:00 e 14:30 serão atendidas até 15:00.
  • Solicitações entre 14:30 e 15:30 serão atendidas até 16:00.
  • Após 15:30, todos os resgates serão agendados para o próximo dia útil.

Uma vantagem da Rico em relação aos tradicionais bancos é que esta corretora não cobra nenhuma taxa para realizar essa transferência de volta para o seu banco.

Contatos e telefones da Rico


A Rico disponibiliza os seguintes telefones de atendimento a seus clientes:

  • 3003-5465 ou 4007-2465 para capitais e regiões metropolitanas
  • 0800-771-5465 para demais localidades (somente para chamadas de telefones fixo)

Os horários de atendimento são:

  • Segunda a sexta: 08:30 até 19:00
  • Sábado: 09:00 até 13:00

Além dos telefones informados anteriormente, no site da Rico você pode solicitar um atendimento online ou mandar um e-mail.


Esperamos ter te ajudado a decidir se a Rico é uma boa corretora com as informações apresentadas neste artigo.

Caso você tenha experiências positivas ou negativas com a Rico, que tal deixar um relato nos comentários aqui embaixo para ajudar outros leitores?

49 respostas

  1. Gostei muito do blog, esclarece muitas dúvidas que tenho, pois estou começando a me inteirar deste universo agora, sou leiga mesmo. Gostaria que tirassem uma dúvida sobre Fundo de Emergência, até onde eu já li, este fundo fica intacto, não mexo nele, dessa forma uma vez atingido o valor para o fundo, qual o procedimento?? O valor fica parado na conta da corretora? Posso movimentar este montante para outro investimento??

    Grata,
    Sueli Maria dos Santos

    1. Oi, Sueli.

      A reserva de emergência serve para te “socorrer” diante de imprevistos. Desemprego, por exemplo.
      Sendo assim, o ideal é que você use instrumentos com liquidez para montar esta reserva.
      Gostamos do Tesouro Selic para esta finalidade, mas vai de cada um.
      Explicamos isso com uma riqueza maior de detalhes em nosso livro.
      Caso queira adquiri-lo, basta acessar o link abaixo:
      https://megainvestimentos.com/livro/

    1. Pedro,

      A decisão de quanto e onde investir é algo muito pessoal, já que depende dos objetivos de cada pessoa.
      Para começar, te aconselhamos a estudar o Tesouro Selic, já que este título é o mais seguro dentre os disponíveis.
      Leia bastante e só comece a investir de fato quando estiver seguro.

      Um abraço e bons investimentos!

  2. Voce está de parabéns com o sru site e com as informações, mas eu tenho uma dúvida, tipo eu fiz um investimento no tesouro direto comprei um título e investi também em umas ações e depois se eu não quiser mais mexer com corretora, parar de movimentar a minha conta da rico, eles cobram alguma taxa ?

  3. Olá bom dia, não tenho muito dinheiro e gostaria de investir 50,00 por mês, será que vale a pena? E se vale qual seria o tipo de investimento?

    1. Olá, Bruna.

      É possível investir no tesouro Direto a partir de R$30,00. Contudo, se você tiver que pagar DOC/TED, não valerá a pena.
      Neste caso, seria mais interessante juntar uma grana maior antes de transferir os recursos para a corretora.
      Uma outra possibilidade seria investir no Tesouro através do seu banco.
      Contudo, fique atenta para as taxas que serão cobradas. Elas podem inviabilizar o investimento.

      Um abraço.

  4. Muito obrigado pelo conteúdo de altíssima qualidade!
    Eu tenho conta na XP e na Rico. Minha ideia inicial era criar minha reserva de emergência na XP e montar uma carteira de renda variável na Rico. Gostaria de saber a opinião de vocês sobre isso? Seria uma boa estratégia, ou melhor escolher uma para concentrar meus investimentos?
    Desde já agradeço!
    Sou fã de vocês!

    1. Olá, Matheus.

      Ficamos felizes pelas palavras elogiosas.
      São mensagens como a sua que nos motivam a manter o blog em funcionamento.
      Muito obrigado!

      Com relação a sua pergunta, é importante ter em mente que ambas as empresas são do mesmo grupo (a XP comprou a Rico).
      Dito isto, observamos que a taxa de corretagem na Rico é de R$ 10,00, enquanto que na XP fica em R$16,20 (lote padrão).
      Portanto, nos parece uma estratégia interessante.

      Um grande abraço.

  5. Olá, primeiramente, parabéns pelo conteúdo de grande relevância! Gostaria de saber se as corretoras fazem análise junto aos órgãos de proteção de crédito antes de abrir as respectivas contas. Desde já, agradeço a atenção concedida.

    1. Diógenes,

      Segue texto retirado do site do banco central sobre conta salário:

      É vedada a cobrança de tarifas pela utilização da conta salário para a transferência automática dos recursos para conta de depósitos no próprio ou em outro banco (portabilidade do salário) e para:

      – fornecimento de cartão magnético, a não ser nos casos de pedidos de reposição decorrentes de perda, roubo, danificação e outros motivos não imputáveis à instituição financeira;
      – realização de até cinco saques, por evento de crédito;
      – acesso a pelo menos duas consultas mensais ao saldo nos terminais de autoatendimento ou diretamente no guichê de caixa;
      – fornecimento, por meio dos terminais de autoatendimento ou diretamente no guichê de caixa, de pelo menos dois extratos contendo toda a movimentação da conta nos últimos trinta dias;
      – manutenção da conta, inclusive no caso de não haver movimentação.

  6. Amigo, estou adorando seu site ! Toda dúvida que tenho, venho aqui primeiro pra ver se tem artigo…rss Estou a ponto de abrir conta na Rico ou na XP. Tenho para investir 160k (e já tenho um montante de emergência,) e está tudo no mesmo lugar. Minha pergunta é: compensaria diversificar a carteira em renda fixa, ou investir este valor em poucas aplicações(por exemplo duas), para o montante ajudar na hora de calcular os juros. Pretendo investir em LCI ou LCA, e talvez CDB. Outra pergunta: fiz algumas simulações em LCI com prazo de 1 ano, e o rendimento está quase o mesmo valor de um prazo de 3 ou 5 anos. É isso mesmo? Para investimento, o CDB com liquidez diária compensa mais que o de prazo mais longo? Muito obrigada e envio um abraço !

    1. Olá, Ana.

      Ficamos felizes em obter seu feedback sobre o site.
      A diversificação é sempre importante e minimiza os riscos, seja na renda fixa ou na renda variável.
      Sendo assim, nossa sugestão é sempre pela diversificação.
      Os investimentos em LCIs pós-fixadas são interessantes para o curto e médio prazo.
      Acima de 2 anos, geralmente, os CDBs costumam entregar uma rentabilidade maior.
      Contudo, é importante realizar as simulações com os prazos e taxas oferecidas para ter certeza.
      Para isto, sugerimos a utilização dos nossos simuladores.
      Seguem abaixo:
      https://megainvestimentos.com/cdb-investimento-simulador-calculadora/
      https://megainvestimentos.com/lci-investimento-simulador-calculadora/

      Um abraço e bons investimentos!

  7. Olá, bom dia!
    Gostei do conteudo do site, parabens!
    Hoje tenho R$ 20.000,00 , qual seria a melhor aplicação deste dinheiro ???

  8. Olá, gostaria de saber se há algum risco de ao invés de ganhar dinheiro, se pode chegar a perder e negativar, por exemplo: investi mil reais, porém não houve lucro, posso ficar endividado?

    1. Lucas,

      Este risco é muito pequeno para o investidor de Renda Fixa.
      Mesmo que um banco quebre, seus investimentos estarão assegurados pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC).
      Perder dinheiro é mais comum quando se investe em bolsa de valores.

      Um abraço e bons investimentos.

  9. Olá.Gostaria de um esclarecimento, estou para entrar em um processo de separação/divorcio e sou casada legalmente em regime de comunhão de bens. Assim , se eu abrir uma conta em uma destas investidoras ,esta precisara ir para o processo? Terei que dividi la com meu ex esposo? Nossas contas bancárias são independentes.Desde já agradeço a atenção dispensada.

  10. Boa noite!
    Eu nunca fiz nenhum tipo de investimento eu gostaria de fazer um investimento para fazer saque mensal dos lucros,qual seria o melhor investimento? Aguardo orientações.
    Eu gostaria de fazer um bom investimento.

    1. Olá, Eliane.

      Em nossa visão, a Renda Fixa não é o melhor instrumento para auferir renda mensal.
      Para isto, acreditamos que o investimento em fundos imobiliários seja a melhor opção.
      Entretanto, gostaríamos de ressaltar que os fundos imobiliários são na verdade renda variável, o que requer muito estudo e exposição a risco.
      Caso não queira estudar e se arriscar na renda variável, você pode investir em Tesouro Selic ou em algum CDB com liquidez diária pagando 100% do CDI.

      Um abraço e bons investimentos.

  11. Qual corretora vc indicaria? Que podemos ter mais segurança em aplicar nosso dinheiro? Tenho uma quantia de 300k e está investido no Ficpremium caixa que está me rendendo muito pouco. Tenho conta na Easynvest, rico, Xp e orama. Mas sempre fico com receio é medo de aplicar com eles. Conversando com Gustavo Cerbasi me sugeriu que aplicasse em Bancos digitais ou corretora especializada em renda fixa. Me sugeriu que aplicasse o valor que pela quantia não compensaria diversificar. Comprei o livro de vcs e cheguei a ler, mas ainda com receio eu qual corretora aplicar. E se aplico em CDBS ou LCI ou LCA. Poderiam me ajudar, estou perdida. Até pensei em compra algum imóvel, mas assistindo um vídeo da Nathalia do me poupe vi que não seria bom negócio. Pelas experiências de vcs, onde aplicariam esse valor e em qual investimento? Desde já agradeço

    1. Olá, Viviane.

      Seguem nossas observações:

      1- A XP é uma opção bastante atrativa. Além de ser a maior corretora “independente”, ela possui um serviço de atendimento ao cliente muito bom. Sendo assim, esta corretora representa uma boa opção para os iniciantes.

      2- Sugiro montar uma reserva de emergência, no valor suficiente para cobrir seus custos mensais por 6 meses. Para este propósito, você pode usar o tesouro Selic ou algum CDB com liquidez diária pagando 100% CDI.

      3- O ideal é diversificar seus investimentos. Lembre-se que o limite de cobertura do FGC é de R$ 250.000,00 por instituição financeira. Sendo assim, invista seu dinheiro em pelo menos 02 bancos diferentes. Gostamos muito do Banco Inter e Daycoval. Além disso, você encontra muitos produtos interessantes nas prateleiras das corretoras.

      4- Investir em imóvel é um tema bem polêmico. Não existe um consenso. Eu acho importante ter um imóvel próprio para morar, principalmente se você já criou vínculos na cidade que está e não existem perspectivas de grandes mudanças. No caso de um segundo imóvel para auferir ganhos com aluguel, não me parece uma estratégia muito boa para quem ainda não formou um patrimônio consistente. Eu investiria em produtos de renda Fixa e Fundos Imobiliários. Dependendo do perfil, dá para “arriscar” um pouco em ações.

      Um abraço e bons investimentos!

      1. Obrigada amigos pela ajuda. Realmente imóveis foi a época que era bom. O fundo de emergência tenho na poupança, penso em aplicar na Daycoval. Agora preciso pesquisar sobre onde investir o montante que tenho. Me indicará a A3S parece que é do grupo XP.

  12. Olá, eu aqui de novo!
    Numa hipótese de investimento em títulos federais, seja pela Rico ou Easynvest, digamos que a corretora “quebre”. Como transferir a “responsabilidade” para outra corretora ou banco? Ou seja, como seria o procedimento junto ao Tesouro Nacional pra trocar de corretora?

  13. Olá, irmãos Cid! Uma pergunta que quase ninguém lembra… E se por acaso o investidor de corretoras independentes falecer, quem poderá retirar o investimento ou transferir o investimento para outro CPF? Como isso funciona?
    Segue as mesmas regras das outras instituições financeiras?

    1. Dulcian, é sempre uma alegria receber suas mensagens. Sua pergunta é muito boa e confesso que nunca paramos para saber ao certo como se dá este procedimento.

      Liguei para a Rico agora mesmo e recebi o seguinte esclarecimento: o parente do falecido (filhos, cônjuges, etc.) precisa enviar o atestado de óbito para a corretora, que verificará a existência de inventário e/ou testamento antes de fazer a transferência.

      O atendente informou que o procedimento é o mesmo utilizado pelos grandes bancos.

      Enviei também um e-mail para a XP Investimentos e a Easynvest. Assim que receber as respostas, te atualizo por aqui, ok?

      1. Dulcian, acabamos de receber a resposta da XP Investimentos (muito mais completa do que as informações passadas pela Rico):

        O que fazer quando o cliente falecer?

        1) Comunicar imediatamente a corretora e pedir o bloqueio da conta. Após o falecimento do cliente, nem mesmo algum parente, de posse da senha do investidor poderá operar em seu nome. Esse bloqueio serve para preservar o patrimônio do cliente e impedir que algum herdeiro movimente a conta sem a permissão dos demais;

        2) Orientar os herdeiros a procurarem um advogado, que deverá tomar todas as providencias para a abertura de um inventário (procedimento onde os bens do falecido são inventariados e partilhados entre os herdeiros). Ao fim deste procedimento, será expedido uma “escritura de partilha” (se o inventário for extrajudicial) ou um “formal de partilha” (caso os herdeiros prefiram seguir o rito judicial). Estes documentos servirão para comprovar qual herdeiro (e em que proporção) ficará com os investimentos do cliente na corretora. Aqui, vale lembrar que alguns investimentos são indivisíveis (i.e. 1 ação) e, para que isso ocorra, os herdeiros deverão solicitar a liquidação da posição do cliente para que o produto seja partilhado.

        3) Concluído o inventário, deverá o herdeiro encaminhar uma cópia digitalizada desse documento para o jurídico da XP, que, por sua vez, validará os seus termos no que tange aos investimentos do cliente perante a corretora. Havendo a necessidade de uma retificação do documento, o jurídico entrará em contato com o AAI para esclarecer o ponto;

        4) Não havendo qualquer retificação a ser feita, o herdeiro deverá encaminhar uma cópia física do referido documento (traslado) para arquivo da corretora. Após o recebimento deste, a corretora cumprirá com o determinado na escritura de partilha e transferirá os investimentos para os herdeiros. Se os herdeiros optarem pela liquidação da carteira do cliente, o financeiro será transferido para as contas bancárias indicadas por cada um deles (desde que mesma titularidade). Caso prefiram manter a posição de investimento, os herdeiros deverão abrir uma conta na corretora e solicitar a transferência dos ativos.

        1. Dulcian, para finalizar segue a resposta da Easynvest:

          Para iniciar o processo de resgate dos investimentos, deverá enviar a documentação abaixo para a Easynvest.

          – 2 Cópias da Certidão do Inventário (Autenticada);
          – 2 Cópias do documento de Identificação (Autenticada);
          – 2 Cópias do Atestado de Óbito (Autenticada); e
          – 2 Cartas de solicitação assinada pelos herdeiros (Autenticada).

          Nesta carta os herdeiros devem solicitar a herança e informar os dados bancários (especificar se a conta é corrente ou poupança) dos herdeiros. A conta informada para receber a herança deve ser em nome dos herdeiros.

          Endereço para envio dos documentos:
          A/C Compliance
          Av. Dr. Cardoso de Melo, 1.608 – 14º andar – Vila Olímpia
          CEP: 04548-005 – São Paulo – SP

          Caso os documentos estejam corretos, iremos prosseguir com o processo.

    2. Tenho 50.000 reais na poupança gostaria de aplicar na lci da XP por um período de 2 anos ,após esse período posso replicar o montante

Faça um comentário

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS!

Publicidade

Procure o tema do seu interesse

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência neste site e personalizar publicidade. Ao continuar navegando, você concorda com isso.
ssssssssss