Rico é uma boa corretora?




Recentemente, o aumento da inflação com a consequente perda de atratividade da Caderneta de Poupança e as oscilações da Taxa Selic e CDI, fizeram com que a Rico e outras corretoras independentes ganhassem destaque entre os diversos perfis de investidores.

Entretanto, infelizmente os temas “investimentos” e “educação financeira” ainda não fazem parte da rotina de muitos brasileiros. Desta forma, percebemos muita desconfiança e receio com o serviço oferecido por estas corretoras independentes.

Sendo assim, este é o segundo artigo de uma série de quatro onde iremos analisar as principais corretoras independentes de acordo com nossa visão: Rico, Easynvest, XP Investimentos e Clear.


Quem é a Rico corretora de investimentos?


A Rico é uma corretora independente, fundada em 2011 por ex-executivos da Link Investimentos (corretora vendida em 2013 para o grupo de serviços financeiros suíço USB).

rico corretora é boa

De acordo com informações retiradas do próprio site da Rico, o objetivo desta corretora é ajudar seus clientes a conquistarem a independência financeira através da disponibilização dos melhores produtos financeiros de maneira imparcial.

A Rico corretora possui mais de 260.000 clientes, 11 bilhões de reais sob sua gestão e tem sua sede localizada na Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, 1400 – São Paulo – SP.


Qual o papel de uma corretora?


As corretoras são instituições financeiras que funcionam como “agentes intermediários” ou “pontes” entre o investidor e os investimentos.

Alguns investimentos, como a compra de títulos públicos e ações, só podem ser realizados através de uma corretora.

Entretanto, diversas opções da Renda Fixa como, por exemplo, LCI e CDB podem ser feitas diretamente entre o investidor e os bancos emissores.

Neste caso, qual seria a vantagem de investir através de corretoras se existe a possibilidade de fazer o investimento diretamente no banco?

Em nossa visão, a vantagem de investir em Renda Fixa via corretora independente está justamente no fato destas instituições funcionarem como uma “prateleira” de investimentos em LCI, CDB e LCA.

Ou seja, enquanto no banco eu teria a opção de escolher apenas entre os produtos daquela instituição, na corretora de valores independente eu terei diversas opções de investimentos de variados bancos.

Desta forma, o investidor tem um amplo leque de opções com a conta da corretora, não sendo preciso abrir conta em vários bancos para comparar os diversos investimentos.

Sendo assim, acreditamos que para estes casos onde não é obrigatória a utilização de uma corretora para a realização do investimento, a grande vantagem é a maior variedade de produtos disponíveis com diferentes condições para aplicação (prazos, taxas, valores mínimos, etc.).


Investimentos disponíveis na Rico


A Rico oferece diversas possibilidades de investimentos em Renda Fixa e Renda Variável para seus clientes. A seguir, apresentaremos as principais opções para estes investimentos:

  • Renda Fixa: Tesouro Direto, CDB, LC, LCA, LCI, Debêntures, CRI e CRA.

A Rico cobrava uma taxa de administração de 0,10% a.a. para os investimentos no Tesouro Direto.

Considerávamos esta a principal desvantagem desta corretora, uma vez que Easynvest e XP oferecem taxa zero para investimentos em títulos públicos.

Entretanto, a partir de julho de 2017 a Rico passou a adotar também a chamada “taxa zero” para aplicações no Tesouro Direto.

Para as demais aplicações em Renda Fixa, a Rico também não cobra taxa de administração.

  • Renda Variável: compra e venda de ações, aluguel de ações, opções, contratos futuros, minicontratos, IPO (oferta pública).

Para conhecer os diversos custos operacionais para investir em Renda Variável através da Rico, aconselhamos o acesso direto à pagina da corretora que trata sobre este assunto.

  • Outros investimentos: COE, Fundos de Investimentos Imobiliários (FII) e Fundos de Investimentos.

Se você está em busca de aplicações rentáveis, saiba que preparamos um material contendo a nossa estratégia de investimento e detalhando toda a nossa carteira. Você saberá exatamente onde fazemos nossas aplicações visando maximizar os lucros e os mecanismos que utilizamos para minimizar os riscos.

Não perca a oportunidade e conheça o nosso guia!

livro investimentos seguros e rentáveis


Investir através da Rico é seguro?


O principal medo de qualquer investidor que opera por corretoras independentes é ver a instituição falir, certo?

Entretanto, muitos não sabem que os riscos são bem menores do que aparentam.

É preciso sempre lembrar que o papel de uma corretora é intermediar o investimento do cliente.

Desta forma, ao fazer suas aplicações através da Rico, por exemplo, você não está investindo na Rico, mas sim fazendo investimentos pela Rico em outras instituições financeiras.

Logo, o medo maior precisa ser direcionado à instituição financeira na qual você está direcionando seu dinheiro.

Por exemplo, ao investir em um CDB do Banco Daycoval por meio da Rico, o principal risco é a falência do Banco Daycoval, pois se a Rico falir o seu dinheiro no Banco Daycoval não será afetado.

Obs.: Se você ainda não conhece a principal segurança dos investimentos em Renda Fixa, te aconselhamos a ler nosso artigo sobre o FGC.

Portanto, em caso de falência da Rico, o principal risco é você perder o dinheiro que deixou “parado” na sua conta da própria Rico.

Por isso, sempre aconselhamos a não deixar o dinheiro na conta da corretora e só fazer as transferências quando tiver a certeza de onde investirá. Pela mesma lógica, é ideal que você reaplique o dinheiro ou transfira de volta para o seu banco no mesmo dia em que houver o vencimento / resgate de alguma aplicação financeira.

Não é esperado que uma corretora com o porte e resultados da Rico venha a decretar falência, mas como diz o ditado: é melhor prevenir do que remediar.

Adicionalmente, é importante ressaltar que como as aplicações realizadas via Rico são registradas em seu nome e CPF na Cetip ou na Bovespa (a depender do tipo de investimento), em caso de falência da corretora basta você transferir a sua carteira de investimentos para outra corretora.

É claro que ninguém gostaria de ter o seu dinheiro aplicado por uma corretora que faliu, uma vez que para fazer esta transferência para outra corretora você precisará enfrentar algumas burocracias (como tudo em nosso país…).

Portanto, o ideal é você buscar corretoras com resultados consistentes e para isto vamos analisar alguns indicadores básicos para tentar responder se é seguro investir pela Rico.

Para não jogarmos números soltos, utilizaremos um comparativo com outras três corretoras independentes de grande porte: XP Investimentos, Easynvest e Clear.

Analisando o lucro líquido das quatro corretoras é possível observar que os maiores resultados são da XP Investimentos. Easynvest e Rico tiveram prejuízos em 2014, mas apresentaram bons resultados nos dois últimos anos.

rico é seguro lucro das corretoras

Fonte: Banco Central.

Ao voltarmos as atenções para o patrimônio líquido e o ativo total, corroboramos a ideia de que a XP Investimentos é mesmo a maior das corretoras independentes do mercado brasileiro. Entretanto, os números da Easynvest, Rico e Clear também são positivos e parecidos.

 seguro patrimônio e ativo das corretoras

Fonte: Banco Central (ano: 2016).

É importante destacar que em dezembro de 2016 o grupo XP anunciou a aquisição de 100% da corretora Rico, afirmando que esta aquisição faz parte da estratégia de diversificação do portfólio iniciada em 2014 com a compra da Clear.

Portanto, a XP Investimentos é a atual “dona” da Rico e também da Clear. Ou seja, das quatro corretoras independentes de maior destaque no cenário nacional em nossa visão, três pertencem ao mesmo grupo.

Apesar do grupo XP ter feito um comunicado informando que as três marcas continuarão independentes, o cliente certamente fica receoso em função de uma possível perda de competitividade entre elas. Por outro lado, analistas afirmam que a vantagem é uma maior solidez e segurança das corretoras controladas pelo grupo XP.

Seguindo essa tendência de aquisições, o Itaú anunciou em maio de 2017 a compra de 49,9% da XP por incríveis 5,7 bilhões de reais! Novamente, muitos clientes ficaram apreensivos com uma possível “bancarização” destas corretoras independentes, mas ainda é muito cedo para saber quais serão os verdadeiros rumos do grupo XP.

Sendo assim, esperamos que a apresentação destas informações tenham sido suficientes para você decidir se investir através da Rico é seguro.


Reclamações da Rico no “Reclame Aqui”


Uma boa ferramenta para avaliar se uma determinada empresa e/ou produto possui credibilidade junto a seus clientes é o site do “Reclame Aqui”.

Desta forma, fizemos uma consulta em junho de 2017 e percebemos que a corretora Rico possui uma boa reputação com quase 98% das reclamações atendidas, sendo que o índice de solução alcançou 80%.

rico corretora reclame aqui




Como investir através da corretora Rico?


O procedimento para começar a investir através da Rico é muito simples e totalmente online.

Você precisa seguir apenas três passos:

  • Abrir uma conta na Rico.
  • Transferir seu dinheiro para sua conta da Rico.
  • Escolher seu investimento na plataforma online da Rico e fazer a aplicação.

como investir na rico corretora


Como abrir conta na corretora Rico?


Agora que você já conhece o papel de uma corretora, os investimentos disponíveis na Rico e como é fácil iniciar suas aplicações, iremos esclarecer como abrir sua conta nesta corretora.

Antes de continuarmos, é importante relembrar que todas as transações feitas com a Rico são online, ou seja, não há agências físicas para atendimento.

O procedimento de abertura de conta é rápido e feito pelo próprio site da corretora. Você precisará preencher um cadastro com seus dados pessoais e definir um login e senha para acessar a plataforma de investimentos.

Quando fizemos nossa abertura de conta na Rico em 2014, tivemos que enviar cópia de um documento de identificação e do comprovante de residência.

Obs.: A cópia destes documentos pode ser a foto tirada no próprio celular, desde que as informações estejam legíveis.

Entretanto, alguns leitores do blog já nos informaram que fizeram a abertura de conta nesta corretora sem a necessidade de enviar a cópia destes documentos.

Finalizada a etapa de cadastro, o cliente precisará aguardar o prazo de 1 a 2 dias úteis para a aprovação da abertura da conta e início do acesso à plataforma.

Ressaltamos que a Rico não cobra qualquer taxa de manutenção da conta, mesmo se o cliente ficar longos períodos sem fazer movimentações.

Assim como a Easynvest, a corretora Rico também permite a abertura de conta de menores de idade, sendo que o responsável legal do menor será também o responsável pela conta da Rico.

Nestes casos, o responsável deverá abrir duas contas, sendo uma para ele mesmo e outra para o menor de idade. As transferências de dinheiro para a Rico deverão ser feitas para a conta do responsável, que deverá solicitar para o atendimento da Rico transferir os recursos para a conta do menor de idade.


Como transferir o dinheiro para a conta da Rico?


Para transferir o dinheiro para investir através da Rico, basta fazer um TED da conta do seu banco para a sua conta na Rico.

É importante frisar que a Rico só aceita o TED vindo de uma conta de mesma titularidade, ou seja, se você transferir o dinheiro da conta de seu irmão, por exemplo, a corretora Rico não aceitará e devolverá o dinheiro para a conta de origem.

Sendo assim, só transfira dinheiro para a Rico se a conta de origem estiver em seu nome ou se você for um dos titulares da conta conjunta.

A Rico também não recebe depósitos em dinheiro e/ou cheque. Portanto, as transferências precisam ser realizadas obrigatoriamente via TED.

transferência dinheiro rico corretora


Como resgatar o dinheiro da minha conta Rico para o meu banco?


O procedimento é muito simples e está descrito abaixo:

  1. Acesse a plataforma da Rico com seu login e senha.
  2. Selecione na lateral direita a opção “Resgatar” dentro da janela “Minha Conta”.

resgatar dinheiro rico corretora

  1. Basta você selecionar a conta do seu banco, informar o valor do resgate e inserir a sua assinatura eletrônica.

resgatar dinheiro rico corretora 2

Os prazos de atendimento dos pedidos de resgate variam de acordo com o horário solicitado, a saber:

  • Solicitações até 11:00 serão atendidas até 12:00.
  • Solicitações entre 11:00 e 14:30 serão atendidas até 15:00.
  • Solicitações entre 14:30 e 15:30 serão atendidas até 16:00.
  • Após 15:30, todos os resgates serão agendados para o próximo dia útil.

Uma vantagem da Rico em relação aos tradicionais bancos é que esta corretora não cobra nenhuma taxa para realizar essa transferência de volta para o seu banco.


Contato e telefones da Rico


A Rico disponibiliza os seguintes telefones de atendimento a seus clientes:

  • 3003-5465 ou 4007-2465 para capitais e regiões metropolitanas
  • 0800-771-5465 para demais localidades (somente para chamadas de telefones fixo)

Os horários de atendimento são:

  • Segunda a sexta: 08:30 até 19:00
  • Sábado: 09:00 até 13:00

Além dos telefones informados anteriormente, no site da Rico você pode solicitar um atendimento online ou mandar um e-mail.


rico corretora lucro


Esperamos ter te ajudado a decidir se a Rico é uma boa corretora com as informações apresentadas neste artigo.

Caso você tenha experiências positivas ou negativas com a Rico, que tal deixar um relato nos comentários aqui embaixo para ajudar outros leitores?






7 Comentários


  1. Olá, irmãos Cid! Uma pergunta que quase ninguém lembra… E se por acaso o investidor de corretoras independentes falecer, quem poderá retirar o investimento ou transferir o investimento para outro CPF? Como isso funciona?
    Segue as mesmas regras das outras instituições financeiras?

    Responder

    1. Dulcian, é sempre uma alegria receber suas mensagens. Sua pergunta é muito boa e confesso que nunca paramos para saber ao certo como se dá este procedimento.

      Liguei para a Rico agora mesmo e recebi o seguinte esclarecimento: o parente do falecido (filhos, cônjuges, etc.) precisa enviar o atestado de óbito para a corretora, que verificará a existência de inventário e/ou testamento antes de fazer a transferência.

      O atendente informou que o procedimento é o mesmo utilizado pelos grandes bancos.

      Enviei também um e-mail para a XP Investimentos e a Easynvest. Assim que receber as respostas, te atualizo por aqui, ok?

      Responder

      1. Dulcian, acabamos de receber a resposta da XP Investimentos (muito mais completa do que as informações passadas pela Rico):

        O que fazer quando o cliente falecer?

        1) Comunicar imediatamente a corretora e pedir o bloqueio da conta. Após o falecimento do cliente, nem mesmo algum parente, de posse da senha do investidor poderá operar em seu nome. Esse bloqueio serve para preservar o patrimônio do cliente e impedir que algum herdeiro movimente a conta sem a permissão dos demais;

        2) Orientar os herdeiros a procurarem um advogado, que deverá tomar todas as providencias para a abertura de um inventário (procedimento onde os bens do falecido são inventariados e partilhados entre os herdeiros). Ao fim deste procedimento, será expedido uma “escritura de partilha” (se o inventário for extrajudicial) ou um “formal de partilha” (caso os herdeiros prefiram seguir o rito judicial). Estes documentos servirão para comprovar qual herdeiro (e em que proporção) ficará com os investimentos do cliente na corretora. Aqui, vale lembrar que alguns investimentos são indivisíveis (i.e. 1 ação) e, para que isso ocorra, os herdeiros deverão solicitar a liquidação da posição do cliente para que o produto seja partilhado.

        3) Concluído o inventário, deverá o herdeiro encaminhar uma cópia digitalizada desse documento para o jurídico da XP, que, por sua vez, validará os seus termos no que tange aos investimentos do cliente perante a corretora. Havendo a necessidade de uma retificação do documento, o jurídico entrará em contato com o AAI para esclarecer o ponto;

        4) Não havendo qualquer retificação a ser feita, o herdeiro deverá encaminhar uma cópia física do referido documento (traslado) para arquivo da corretora. Após o recebimento deste, a corretora cumprirá com o determinado na escritura de partilha e transferirá os investimentos para os herdeiros. Se os herdeiros optarem pela liquidação da carteira do cliente, o financeiro será transferido para as contas bancárias indicadas por cada um deles (desde que mesma titularidade). Caso prefiram manter a posição de investimento, os herdeiros deverão abrir uma conta na corretora e solicitar a transferência dos ativos.

        Responder

        1. Dulcian, para finalizar segue a resposta da Easynvest:

          Para iniciar o processo de resgate dos investimentos, deverá enviar a documentação abaixo para a Easynvest.

          – 2 Cópias da Certidão do Inventário (Autenticada);
          – 2 Cópias do documento de Identificação (Autenticada);
          – 2 Cópias do Atestado de Óbito (Autenticada); e
          – 2 Cartas de solicitação assinada pelos herdeiros (Autenticada).

          Nesta carta os herdeiros devem solicitar a herança e informar os dados bancários (especificar se a conta é corrente ou poupança) dos herdeiros. A conta informada para receber a herança deve ser em nome dos herdeiros.

          Endereço para envio dos documentos:
          A/C Compliance
          Av. Dr. Cardoso de Melo, 1.608 – 14º andar – Vila Olímpia
          CEP: 04548-005 – São Paulo – SP

          Caso os documentos estejam corretos, iremos prosseguir com o processo.

          Responder

  2. Olá, eu aqui de novo!
    Numa hipótese de investimento em títulos federais, seja pela Rico ou Easynvest, digamos que a corretora “quebre”. Como transferir a “responsabilidade” para outra corretora ou banco? Ou seja, como seria o procedimento junto ao Tesouro Nacional pra trocar de corretora?

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *