Telefones da Anatel

Se você está procurando o número do telefone da Anatel para registrar uma reclamação contra alguma operadora de telefonia, tirar dúvidas ou solicitar qualquer outro atendimento, chegou ao lugar exato.

Apresentaremos todos os números de contato da Anatel, mostraremos outros canais de atendimento e disponibilizaremos o histórico de reclamações e a reputação da empresa no site “Reclame Aqui”. Confira abaixo!


Telefones da Anatel para “Reclamações” e “Fale Conosco”


A Central de Atendimento telefônico da Anatel funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h (apenas em dias úteis). A ligação é gratuita em todo o território nacional e os números do Fale Conosco são:

  • Grande público: 1331.
  • Deficientes auditivos e de fala: 1332.

Estes telefones substituíram o antigo 0800 do Fale Conosco da Anatel e através deste Canal de Atendimento é possível registrar reclamações contra prestadoras de serviços de telecomunicações, solicitar informações à empresa, dar sugestões de melhorias e efetuar denúncias sobre exploração ilegal ou irregular de serviços.

Como entrar em contato com a Ouvidoria da Anatel?


O contato com a Ouvidoria da Anatel é realizado através do Sistema Focus. Entretanto, se você nunca utilizou esse sistema, aconselhamos que acesse esta página do site da Anatel para receber as respectivas instruções. Também é possível enviar um email para [email protected]

Ressaltamos que antes de efetuar uma reclamação na Anatel sobre os serviços de telecomunicações, procure sua prestadora e tenha em mãos o protocolo de atendimento da empresa. Para aprender a fazer uma reclamação contra a sua prestadora, veja este manual preparado pela Anatel.

numero de telefone anatel para reclamações

Atendimento da Anatel via aplicativo


A Anatel disponibiliza o aplicativo “Anatel Consumidor”, onde é possível, por meio do seu celular smartphone ou tablet, registrar e acompanhar reclamações contra prestadoras de serviços de telecomunicações, solicitar pedidos de informação e dar sugestões.

Este app está disponível para aparelhos com os sistemas Android, iOS e Windows Phone. Portanto, se você gostou da ideia de ter mais este canal de atendimento da Anatel, basta verificar o sistema operacional do seu aparelho e fazer o download pelos links abaixo:

fazer reclamação pelo app anatel

Atendimento Presencial da Anatel


Se você encontrou dificuldades em registrar sua reclamação pela internet, aplicativo ou telefone da Anatel, saiba que a empresa disponibiliza em todas as capitais brasileiras um espaço denominado Sala do Cidadão justamente para fazer o atendimento presencial.

Para verificar o endereço e os horários de atendimento da Sala do Cidadão no seu Estado, basta consultar neste link do site da Anatel.

Reputação da Anatel no “Reclame Aqui”


Uma das melhores formas de verificar a reputação de uma empresa é através de uma simples e gratuita consulta ao site “Reclame Aqui”. Sendo assim, fizemos uma consulta das reclamações da Anatel no período de 12/10/15 a 11/10/18:

reclamações e reputação da anatel no site reclame aqui

Pelos dados acima é possível verificar que a empresa não responde a nenhuma reclamação no site “Reclame Aqui”, mas resolveu em torno de 20% das queixas. Entretanto, este número é considerado muito baixo e a Anatel apresenta a pior avaliação possível: Não recomendada.

As principais reclamações abertas contra a Anatel neste período foram relacionadas a mau atendimento e demora no tempo de resposta.

Considerações Finais


A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) foi criada em 1997 com o objetivo de fiscalizar os serviços das prestadoras de serviços de telecomunicação no Brasil.

Portanto, antes de fazer uma reclamação na Anatel, é recomendado que o cliente procure resolver o problema diretamente com a sua prestadora de serviços. A empresa solicita que somente registre reclamações na Anatel caso a prestadora não lhe responda ou caso considere que a resposta não atende aos seus direitos.

Uma dica passada pela Anatel é sempre anotar os números de protocolo que sua prestadora lhe passar, pois estes números são importantes no momento de registrar a reclamação na Anatel.

A reclamação inserida no sistema da Anatel é encaminhada à sua prestadora, que tem o prazo de cinco dias úteis para lhe enviar uma resposta. A Anatel não trata as reclamações individualmente, mas monitora o prazo de resposta e utiliza as informações inseridas pelos consumidores para cobrar um melhor desempenho das prestadoras e do setor como um todo.

Sendo assim, esperamos que este artigo criado com o objetivo principal de te fornecer os números de telefone da Anatel e indicar outros canais de comunicação te ajude a resolver eventuais problemas relacionados a serviços de telecomunicações.


Ressaltamos que nosso site não possui qualquer vínculo com a Anatel. Sendo assim, dúvidas e/ou reclamações devem ser direcionadas diretamente à Central de Atendimento da empresa através do telefone 1331.


Última atualização desta matéria: outubro de 2018.

Telefones da Anatel
4.9 (98%) 10 votes

ricardo-cid-autor-bonsinvestimentos.com.br

Sobre o Autor. Engenheiro apaixonado pelo mundo dos investimentos e educação financeira. Conversando com amigos e familiares percebeu a grande dificuldade das pessoas em gerenciar seu dinheiro e por isso criou este espaço para auxiliar pessoas comuns a tomarem as melhores decisões rumo à prosperidade financeira.

Veja Também:

Segunda via da Fatura do Cartão Porto Seguro Consulte a fatura do seu Cartão Porto Seguro ou solicite a segunda via do seu boleto. Evite atrasos e multas!
Código do Banco Santander Consulte o número do Banco Santander e aprenda como utilizá-lo da maneira correta em transferências eletrônicas (TED ou DOC).
Segunda via da conta de água da Caema Emita a segunda via da sua conta de água da Caema. Evite atrasos e o pagamento de multas. Chega de perder tempo!
0 respostas

Deixe uma resposta

Gostou do nosso artigo?
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *