Cidadão pode se inscrever nas agências dos Correios para receber o Auxílio Emergencial

Aquelas pessoas que desejam receber o Auxílio Emergencial de R$ 600,00 oferecido pelo Governo Federal poderão se inscrever nas agências dos Correios. A medida foi pensada para ajudar aquele cidadão que não tem acesso a Internet.

De acordo com o Governo, eles esperam que 27 milhões de brasileiros se inscrevam nas agências dos Correios. E a vantagem é que a empresa está presente em todo o território brasileiro e com isso todas aquelas pessoas que não tem internet ou a conexão é ruim podem realizar o cadastro com sucesso.

Segundo Onyx Lorenzoni, ministro da Cidadania, ainda há uma quantidade importante da sociedade brasileira que é mais vulnerável e que precisa de ajuda para fazer o cadastramento. Com isso, o convênio é importante porque os Correios têm uma vasta capilaridade, em todas as cidades brasileiras.

Já para o presidente dos Correios, Floriano Peixoto Vieira Neto, essa é uma missão que vai além de colocar à disposição do cidadão a nossa rede de agências. “É com orgulho e comprometimento que os nossos empregados se dispõem a atender e aproximar os brasileiros nesse momento de dificuldade que atravessamos”, disse.

Como funcionará

O processo é simples! Basta ir até uma Agência dos Correios, que normalmente funciona de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas. O cidadão terá que levar alguns documentos para fazer a solicitação:

Documento de identidade oficial com foto, em que conste o nome da mãe.
CPF do usuário e dos membros da família
Dados da conta bancária

E lá um funcionário dos Correios irá atenderá o cidadão e fará o cadastro pelo aplicativo no smartphone da pessoa. Caso a pessoa não tenha um smartphone, o cadastro será feito pelo site do Auxílio Emergencial.

Não tenho conta bancária

Além do processo de ajuda para solicitar o Auxílio Emergêncial, o cidadão que não tem conta em banco poderá solicitar ao funcionário público a abertura de uma Conta Social Digital na Caixa. E finalizado o processo, o funcionário deverá informar o número de protocolo de cadastro no final do atendimento.

Como protocolo em mãos e com o documento de identidade, o cidadão poderá retornar na Agência de Correios e conferir o andamento do pedido, no prazo estipulado. Porém, vale destacar que não são os Correios os responsáveis pelo pagamento nem mesmo pela aprovação do benefício, e sim a Dataprev. E caso  tenha algum problema em sua análise, será necessário entrar em contato pelo telefone 121.

E o coronavírus?

Não podemos esquecer do Coronovírus e com isso a ida à agência pode preocupar. Mas, os Correios estão se preparando medidas para evitar a aglomeração de pessoas que precisam se cadastrar no Auxílio Emergencial.

E vale lembrar que os Correios já estão se tomando medidas para evitar o contágio do Coronavírus, para preservar tanto a saúde dos funcionários quanto dos cidadãos que procurarem pelo serviço. Com isso, a empresa já se programou para ter um controle do fluxo de pessoas nas agencias e cumprimento da distância recomendada pela OMS, além de reforço na limpeza e cuidados extras de higiene.

Leia também:


Gostou da nossa matéria? Para ficar sempre atualizado, siga nossas Redes Sociais: Facebook, TwitterInstagram.

Para relatar erros, clique aqui. Conteúdo publicado originalmente por bonsinvestimentos.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.