Boleto vence sábado, domingo ou feriado. Como pagar?


Se você chegou até aqui, muito provavelmente, você tem uma conta vencendo no sábado, domingo ou feriado, mas não sabe exatamente como realizar o pagamento, não é mesmo?

Se este for o seu caso, saiba que você não está sozinho! Esta dúvida é mais comum do que você imagina!

Como as instituições financeiras só costumam funcionar em dias úteis, ou seja, ficam abertas de segunda a sexta-feira,  muitas pessoas se perguntam o que acontece com o vencimento de uma conta que cai no sábado, domingo ou feriado.

Diante disso, preparamos este artigo com o objetivo acabar com essa dúvida, transmitindo conhecimento e confiança necessária para que nossos leitores realizem suas atividades do cotidiano sem maiores problemas.

Sendo assim, vamos aprender agora de forma rápida e fácil o que acontece com as contas que apresentam vencimento nos finais de semana e feriados. Confira abaixo!

Posso pagar os boletos que vencem no sábado ou domingo na segunda-feira seguinte?


Sim. De forma geral, guarde em sua memória que sempre que uma determinada conta vencer em um final de semana, seja um sábado ou um domingo, o prazo para o pagamento da mesma é “automaticamente transferido” para o primeiro dia útil seguinte.

Vamos a dois exemplos bem práticos para acabar com qualquer tipo de dúvida:

A conta de luz de João vence no sábado. Neste caso, João tem até a segunda-feira seguinte para efetuar o pagamento.

A conta de luz de João vence no domingo. Sendo assim, João tem até o próximo dia útil, que é a segunda-feira, para efetuar o pagamento da conta sem multa.

Boletos com vencimento em feriado nacional


como-pagar-boleto-que-vence-sabado-domingo-feriado

Os boletos que vencem em feriados nacionais seguem a mesma lógica daqueles que vencem nos finais de semana.

Em outras palavras, você pode efetuar o pagamento no primeiro dia útil após o vencimento da conta.

Um caso particularmente curioso é quando temos a conta vencendo no final de semana e um feriado na segunda-feira seguinte.

Nesta situação, algumas pessoas acabam ficando muito inseguras com a data limite para o pagamento.

Sendo assim, vamos deixar mais um exemplo para facilitar o entendimento deste caso específico:

A conta de luz de João vence no domingo. Entretanto, a segunda-feira seguinte é um feriado nacional. Para esta situação, o boleto deverá ser pago até a terça-feira, que será o primeiro dia útil imediatamente subsequente à data de vencimento da conta.

É importante ressaltar que o vencimento dos boletos que caem em sábados, domingos e feriados nacionais, nunca poderão ser antecipados para o dia útil anterior (sexta-feira, por exemplo).

A Lei Federal nº 7.089 de 23 de Março de 1983 deixa bem claro esta vedação, conforme transcrito abaixo:

Art 1º – Fica proibida a cobrança de juros de mora, por estabelecimentos bancários e instituições financeiras, sobre títulos de qualquer natureza, cujo vencimento se dê em sábado, domingo ou feriado, desde que seja quitado no primeiro dia subsequente.

Boletos com vencimento em feriados estaduais e municipais


Como existem informações desencontradas na internet sobre o vencimento de boletos em feriados estaduais e municipais, achamos importante abrir um tópico específico para tratar deste assunto.

De acordo com o Código Civil, compromissos que tenham seu vencimento em feriado, independentemente se municipal, estadual ou federal, poderão ser pagos no primeiro dia útil subsequente sem qualquer cobrança de juros.

Resumidamente, a regra que serve para os feriados federais também vale para os feriados no âmbito estadual e municipal.

Contudo, é importante frisar que esta regra não se aplica a tributos (impostos), os quais devem ser pagos antecipadamente à data de feriado.


Gostou da nossa matéria sobre como pagar boletos que vencem no sábado, domingo ou feriado?

Agradecemos a sua visita e te convidamos a navegar um pouco mais pelo nosso site – Bons Investimentos!

Faça um comentário

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS!

Publicidade

Procure o tema do seu interesse

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência neste site e personalizar publicidade. Ao continuar navegando, você concorda com isso.
ssssssssss