O que é CET (Custo Efetivo Total)?

Se você já fez um empréstimo, pode ter se surpreendido com a taxa de juros final mais elevada do que a taxa apresentada inicialmente pela instituição financeira. Ou, pior ainda, pode nem ter reparado este aumento.

Isto acontece porque ao pegar um empréstimo você paga mais do que simplesmente a taxa de juros, uma vez que outros encargos e tarifas são adicionados ao chamado Custo Efetivo Total (CET) do empréstimo.

Desta forma, te convidamos a ler este artigo até o final para entender de forma fácil e rápida o que é o Custo Efetivo Total (CET) de um empréstimo e como se prevenir de cair em verdadeiras armadilhas.

O que é CET ou Custo Efetivo Total?


O termo CET significa “Custo Efetivo Total” e foi criado em 2007 pelo Conselho Monetário Nacional para que as pessoas interessadas em empréstimos e financiamentos pudessem conhecer todos os custos antes de assinar o contrato.

De forma simplificada, o CET representa a “verdadeira” taxa de juros a ser paga, pois considera o somatório de todos os custos cobrados na contratação de um empréstimo ou financiamento, a saber:

  • Taxa de juros
  • IOF (Imposto sobre Operações Financeiras)
  • Tarifas da instituição financeira
  • Seguros
  • Custos relacionados a registro de contratos

Obs.: Assim como a taxa de juros, o CET também é expresso em porcentagem: % ao mês (% a.m.) ou % ao ano (% a.a.).

Como não cair em armadilhas?


o que é cet custo efetivo total empréstimo

Apesar do maior valor pago em um empréstimo ou financiamento ser relacionado à famosa “taxa de juros”, é importante ter noção de que nem sempre a instituição que apresenta a menor taxa será a mais vantajosa, justamente em função da necessidade de somar todos os outros custos envolvidos na operação.

Sendo assim, a melhor forma de comparar as diversas ofertas de crédito disponíveis no mercado é fazer uma análise do Custo Efetivo Total.

Algumas instituições podem se aproveitar da falta de educação financeira da população e reduzir a sua taxa de juros, mas com o consequente aumento dos outros custos com a intenção de iludir os clientes mais desatentos.

Considerando esta situação, poderemos ter um banco oferecendo um CET mais alto mesmo com a propaganda de uma taxa de juros menor do que outro banco com CET mais baixo.

Desta forma, lembre-se sempre que para fazer um bom negócio na aquisição de seu empréstimo ou financiamento a melhor forma de comparação é através do Custo Efetivo Total (CET) e não apenas da taxa de juros informada.

Como conseguir as menores taxas de juros?


Se você está com dificuldades em obter um empréstimo junto ao seu banco ou deseja conhecer outras cotações, saiba que existem diversas formas de conseguir crédito com excelentes taxas de juros.

Sendo assim, como temos milhares de leitores interessados em conseguir um empréstimo com baixas taxas de juros, elaboramos uma plataforma capaz de fazer uma busca em dezenas de bancos e instituições financeiras para te apresentar as melhores ofertas de empréstimo, mesmo se você estiver negativado.

Portanto, antes de fechar qualquer empréstimo acesse nosso buscador através deste link e verifique as taxas de juros que nossos robôs conseguem encontrar para você.

Além dos bancos tradicionais, nosso buscador de empréstimo também verifica as ofertas nas melhores empresas de crédito online (por exemplo: Lendico, Geru e Bom pra Crédito), cujas principais vantagens são:

  • Empréstimos feitos 100% pela internet.
  • Taxas de juros menores do que nos bancos tradicionais.
  • Empréstimos de R$ 2.500 a R$ 50.000.
  • Pagamento em 12, 18, 24, 30 e 36 meses.

Sendo assim, se tiver interesse em encontrar o melhor empréstimo para seu perfil, peça já a sua cotação aqui! Temos certeza que você se surpreenderá!

simulador de cet em empréstimos

Como simular um empréstimo?


Se você já sabe qual valor pretende pegar emprestado, em quantos prestações pretende quitar o crédito adquirido e qual o correspondente Custo Efetivo Total da operação, pode utilizar o nosso simulador para verificar qual será o valor das suas prestações.

Caso você ainda esteja em uma fase inicial e não saiba a taxa de juros ou o CET do empréstimo, também poderá acessar nossa calculadora para fazer simulações, ter uma noção dos valores e aperfeiçoar o planejamento do seu empréstimo.

Considerações Finais


Comentamos neste artigo a importância de conhecer o que é CET (Custo Efetivo Total) em operações de empréstimo e financiamento.

Ressaltamos que o Banco Central do Brasil obriga todas as instituições financeiras a apresentarem o CET em qualquer operação de crédito.

Obs.: Se você quiser conhecer a íntegra da resolução do Banco Central que criou esta obrigatoriedade, acesse aqui a Resolução CMN 3.517/07.

Portanto, é seu direito o conhecimento do CET e você nunca deve fechar qualquer contrato sem antes saber esta informação e comparar com o Custo Efetivo Total oferecido por outras instituições.

Para obter informações valiosas sobre empréstimos em diversos bancos, sugerimos a leitura de nossos artigos específicos sobre o tema:


Para dar sugestão de novos artigos, elogiar ou reclamar de nosso material, basta deixar um comentário aqui embaixo. Teremos grande felicidade em receber a sua mensagem!


Última atualização desta matéria: dezembro de 2017.

10 respostas

    1. Janaina,

      Te aconselhamos a não efetuar o pagamento.
      As instituições financeira não fazem pedido de depósito para a liberação de empréstimos.
      Geralmente, essa prática está associada a golpes.
      Muito cuidado!

      Abs

  1. Boa tarde,fiz um pedido de empréstimo online a help empréstimos, estão me exigindo a primeira parcela paga antes de liberarem o empréstimo, é legal???o CNPJ é 61186680000174

    1. Fiz um empréstimo com uma financeira a ela exige que eu pague uma taxa de contrato e que depois de três parcelas pagas
      em dias mi devolver o valor isto pode que paguei isto existe

Faça um comentário

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS!

Publicidade

Procure o tema do seu interesse

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência neste site e personalizar publicidade. Ao continuar navegando, você concorda com isso.
ssssssssss