Cheque Devolvido – Motivo 22

Se você teve algum cheque devolvido pelo motivo 22 e não sabe o que significa e nem o que fazer, fique tranquilo porque vamos tirar suas dúvidas agora mesmo.

Adicionalmente, você poderá assistir no final desta matéria um excelente vídeo com dicas para você conseguir receber o valor de qualquer cheque devolvido.

O que significa o motivo 22 na devolução de cheques?


O motivo 22 na devolução de cheques significa “divergência ou insuficiência de assinatura”.

Sendo assim, ou o cheque não foi assinado ou a assinatura está diferente daquela registrada no banco.

Lembramos que o banco responsável pelo recebimento do cheque deve anotar no verso da folha qual o motivo da devolução, visando a facilitação da regularização do cheque devolvido.

Contudo, também é possível verificar o motivo da devolução do cheque no extrato da sua conta.

O que fazer com cheque devolvido pelo motivo 22?


Para regularizar um cheque devolvido pelo motivo 22 você deverá procurar a pessoa que emitiu o cheque e solicitar a elaboração de um novo cheque com a assinatura correta desta vez, conforme consta no cadastro do banco.

Se você não tem o contato da pessoa que emitiu o cheque, poderá ir até o banco desta pessoa, apresentar o cheque devolvido e solicitar os dados de contato (nome, telefone e endereço).

Quais os principais motivos para a devolução de cheques?


Um cheque pode ser devolvido por diversos fatores e para evitar que cada instituição financeira desse um nome diferente para cada um destes fatores, o Banco Central fez uma padronização para cada um dos problemas que podem fazer um cheque ser devolvido.

A figura abaixo ilustra todos os códigos e respectivos motivos para a devolução de cheques:

motivos-para-devolucao-cheque

Como cobrar e receber o valor de um cheque devolvido?


Separamos um vídeo com explicações sobre a devolução de cheques e dicas para você conseguir receber o valor do seu cheque que foi devolvido.

O vídeo é direcionado para empresários que aceitam cheques, mas os ensinamentos podem ser utilizados por qualquer pessoa comum.

O que acontece com quem passa cheques que são devolvidos?


Pessoas que tem seus cheques devolvidos podem sofrer vários tipos de sanções, sendo o mais comum a inclusão do CPF em listas de restrição ao crédito e no CCF (Cadastro de Emitentes de Cheque sem Fundos). Ou seja, a pessoa pode ficar com o “nome sujo”.

Em alguns casos mais graves, a devolução do cheque pode ser enquadrada como sendo crime de estelionato e a pessoa pode ser presa.

Considerações Finais


Conhecemos o significado do motivo 22 na devolução de cheques e aprendemos o que fazer para regularizar esta situação e receber o valor do cheque devolvido.

Adicionalmente, apresentamos a lista do Banco Central contendo todos os códigos e motivos para a devolução de cheques e disponibilizamos um vídeo com dicas para a cobrança e recebimento de cheques devolvidos.

Portanto, esperamos que nosso material tenha sido útil para te ajudar a entender melhor o que é o motivo 22 de cheques devolvidos e como resolver este problema financeiro.


Ressaltamos que o nosso site (Bons Investimentos) não possui qualquer vínculo com instituições financeiras e, portanto, nosso objetivo é apenas trazer informações relevantes para melhorar a educação financeira de nossos leitores.

10 respostas

  1. Tenho dez folhas de cheque de um cliente , sendo que a primeira voltou pelo motivo 11 e depois 12.
    As demais voltaram pelo motivo 22 , o que fazer nesse caso , e o cliente não me atende.
    E isso acontece muito mas muito mesmo com o banco Itaú.
    Na minha opinião muita conhecidencia.
    Me dê uma opinião no que fazer.

  2. Olá, Recebi um cheque de um terceiro, não sendo o titular do mesmo, como faço pra encontrar este terceiro, o cheque foi devolvido no motivo 22.o que faço por favor!?

  3. Tive que fazer a sustação de um cheque , porque o prestador de serviço não cumpriu com o serviço. Porém ele passou o cheque pra frente, agora , a pessoa que recebeu o cheque dele , entrou em contato com migo, e me disse que se eu não pagar o cheque pra ele, ele irá protestar meu cheque no cartório. Lembrando que , eu nem conheço essa pessoa . Então, isso é possível? Mesmo tendo feito a sustação do cheque , a pessoa pode me obrigar a pagar pra não sujar meu nome?

  4. ola bom dia tive um cheq com motivo 22 e o banco me cobrou 550 reais de juros e multa e outras coisas . e correto eles fazerem isso?

Faça um comentário

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS!

Publicidade

Procure o tema do seu interesse

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência neste site e personalizar publicidade. Ao continuar navegando, você concorda com isso.
ssssssssss