Cheque Devolvido – Motivo 22

Se você teve algum cheque devolvido pelo motivo 22 e não sabe o que significa e nem o que fazer, fique tranquilo porque vamos tirar suas dúvidas agora mesmo.

Adicionalmente, você poderá assistir no final desta matéria um excelente vídeo com dicas para você conseguir receber o valor de qualquer cheque devolvido.

O que significa o motivo 22 na devolução de cheques?


O motivo 22 na devolução de cheques significa “divergência ou insuficiência de assinatura”. Sendo assim, ou o cheque não foi assinado ou a assinatura está diferente daquela registrada no banco.

Lembramos que o banco responsável pelo recebimento do cheque deve anotar no verso da folha qual o motivo da devolução, visando a facilitação da regularização do cheque devolvido.

Contudo, também é possível verificar o motivo da devolução do cheque no extrato da sua conta.

O que fazer com cheque devolvido pelo motivo 22?


Para regularizar um cheque devolvido pelo motivo 22 você deverá procurar a pessoa que emitiu o cheque e solicitar a elaboração de um novo cheque com a assinatura correta desta vez, conforme consta no cadastro do banco.

Se você não tem o contato da pessoa que emitiu o cheque, poderá ir até o banco desta pessoa, apresentar o cheque devolvido e solicitar os dados de contato (nome, telefone e endereço).

Quais os principais motivos para a devolução de cheques?


Um cheque pode ser devolvido por diversos fatores e para evitar que cada instituição financeira desse um nome diferente para cada um destes fatores, o Banco Central fez uma padronização para cada um dos problemas que podem fazer um cheque ser devolvido.

A figura abaixo ilustra todos os códigos e respectivos motivos para a devolução de cheques:

motivos-para-devolucao-cheque

Como cobrar e receber o valor de um cheque devolvido?


Separamos um vídeo com explicações sobre a devolução de cheques e dicas para você conseguir receber o valor do seu cheque que foi devolvido.

O vídeo é direcionado para empresários que aceitam cheques, mas os ensinamentos podem ser utilizados por qualquer pessoa comum.

O que acontece com quem passa cheques que são devolvidos?


Pessoas que tem seus cheques devolvidos podem sofrer vários tipos de sanções, sendo o mais comum a inclusão do CPF em listas de restrição ao crédito e no CCF (Cadastro de Emitentes de Cheque sem Fundos). Ou seja, a pessoa pode ficar com o “nome sujo”.

Em alguns casos mais graves, a devolução do cheque pode ser enquadrada como sendo crime de estelionato e a pessoa pode ser presa.

Considerações Finais


Conhecemos o significado do motivo 22 na devolução de cheques e aprendemos o que fazer para regularizar esta situação e receber o valor do cheque devolvido.

Adicionalmente, apresentamos a lista do Banco Central contendo todos os códigos e motivos para a devolução de cheques e disponibilizamos um vídeo com dicas para a cobrança e recebimento de cheques devolvidos.

Portanto, esperamos que nosso material tenha sido útil para te ajudar a entender melhor o que é o motivo 22 de cheques devolvidos e como resolver este problema financeiro.


Ressaltamos que o nosso site (Bons Investimentos) não possui qualquer vínculo com instituições financeiras e, portanto, nosso objetivo é apenas trazer informações relevantes para melhorar a educação financeira de nossos leitores.

6 Comentários

  1. Salomé Aparecida Pereira

    Olá, Recebi um cheque de um terceiro, não sendo o titular do mesmo, como faço pra encontrar este terceiro, o cheque foi devolvido no motivo 22.o que faço por favor!?

    1. Ricardo Cid

      Salomé,

      Entre em contato com o Banco para esclarecer esta situação.

      Abs

  2. Kenia Cristian de Godoi

    Tive que fazer a sustação de um cheque , porque o prestador de serviço não cumpriu com o serviço. Porém ele passou o cheque pra frente, agora , a pessoa que recebeu o cheque dele , entrou em contato com migo, e me disse que se eu não pagar o cheque pra ele, ele irá protestar meu cheque no cartório. Lembrando que , eu nem conheço essa pessoa . Então, isso é possível? Mesmo tendo feito a sustação do cheque , a pessoa pode me obrigar a pagar pra não sujar meu nome?

    1. Ricardo Cid

      Kenia
      Não temos essa resposta.
      Somos apenas um blog informativo.
      Consulte seu gerente. Ele é a melhor pessoa para te ajudar neste momento.
      Abs

  3. Anaiara da consolação Paixão

    ola bom dia tive um cheq com motivo 22 e o banco me cobrou 550 reais de juros e multa e outras coisas . e correto eles fazerem isso?

    1. Ricardo Cid

      Olá, Anaiara.

      Fica difícil te responder sem saber exatamente o que aconteceu.
      Por isso, o ideal mesmo é tentar entrar em contato com o banco e esclarecer tudo.

      Abs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.