Código do Banco do Brasil

Você precisa realizar uma transferência bancária (DOC ou TED) ou pagar uma conta via boleto. Contudo, não sabe ou esqueceu qual é o código do Banco do Brasil, não é mesmo?

Fique calmo… Você está no lugar certo! A seguir, te mostraremos o número do banco do Brasil e das empresas que fazem parte deste grupo financeiro.

Ensinaremos, também, alguns truques importantes para evitar que você cometa erros na hora de fazer as transferências bancárias pela internet.

Qual o código ou número do Banco do Brasil?


BancoCódigo BBNúmero BB
Banco do Brasil S.A.0010800 729 0722
Banco Votorantim S.A.6550800 728 0083

O número ou código do Banco do Brasil é 001. Além disso, é importante destacar que o Banco do Brasil possui 49,99% do capital votante e 50% do capital social total do Banco Votorantim. Esta peculiaridade nos levou a apresentar, na tabela acima, o código do Votorantim.

Para conhecer o número e o código de todos os bancos e corretoras do Brasil, acesse nossa lista completa e atualizada através deste link.

Qual a importância do código do Banco do Brasil?


Cada banco ou instituição financeira possui um número próprio, que é conhecido como “código de compensação”. Este código, composto sempre por três numerais, é utilizado para identificar as transferências de recursos e/ou pagamentos de contas e boletos. Sendo assim, para realizar transferências para o BB, deve-se usar o código do Banco do Brasil: “001”.

Para fins didáticos, o código de um banco pode ser considerado como o equivalente ao número do RG ou CPF de uma pessoa. Portanto, o código ou número do Banco do Brasil corresponde ao número de identificação deste banco.


Se você está achando o nosso material útil, poderia nos avaliar com 5 estrelas aqui embaixo? Caso tenha sugestões ou críticas, basta deixar um comentário no final desta página para que possamos melhorar ainda mais nosso conteúdo.

Código do Banco do Brasil
4.9 (98.13%) 32 votes

Dicas para evitar erros nas transferências via TED ou DOC


É muito comum observarmos um grande número de pessoas com insegurança na hora de realizar algum TED ou DOC. Por esta razão, gostaríamos de reforçar a necessidade de redobrar a atenção durante preenchimento dos  dados relacionados à pessoa ou empresa que receberá o dinheiro. Os dados necessários estão descritos abaixo:

  • Nome e número do banco
  • Número da agência e conta
  • Nome completo
  • CPF

Caso a transferência seja realizada para uma empresa, deve-se informar o CNPJ no lugar do CPF.

A nossa principal dica para evitar erros consiste em anotar todos os dados necessários em um papel antes de realizar a operação. Assim, fica muito mais fácil conferir e observar possíveis inconsistências. Feito isto, é hora de inserir os dados nos campos indicados. Sugerimos que este procedimento seja feito com muita calma, já que qualquer equívoco fará com que o dinheiro não chegue na conta do destinatário.

Além disso, é importante não confundir o número do banco com os números de agência e conta. Como demonstrado anteriormente, o número do banco é único para cada instituição financeira, uma vez que os números de agência e conta variam de acordo com cada cliente. Sendo assim, lembre-se que o número do Banco do Brasil sempre será o “001”.

Se você ainda tem alguma dificuldade em saber qual a diferença entre TED e DOC e quais as vantagens de cada uma destas transferências, acesse nosso material explicativo neste link.

Números de telefone do Banco do Brasil


Com o objetivo de facilitar a vida dos nossos leitores, apresentaremos os principais telefones e números do Banco do Brasil:

  • Central de Atendimento BB: 4004-0001 para capitais e regiões metropolitanas; 0800-729-0001 para demais localidades; +55 11 2845-7823 para acessos do exterior.
  • SAC: 0800-729-0722
  • Suporte Técnico Pessoa Física: 0800-729-0200
  • Suporte Técnico Pessoa Jurídica: 3003-0500 para capitais e regiões metropolitanas; 0800-729-0500 para demais localidades.
  • Atendimento para deficientes auditivos e de fala: 0800-729-0200
  • Ouvidoria: 0800-729-5678 

História e serviços do Banco do Brasil


O Banco do Brasil foi fundado em 1808, pelo príncipe regente Dom João, quando o país passou a ser a sede da Coroa Portuguesa. De lá para cá, o Banco cresceu muito e hoje apresenta mais de 5.000 agências espalhadas por todo o território nacional. O Banco do Brasil também está presente em outros 21 países, o que demonstra sua grande importância como instituição financeira.

número ou codigo do banco do brasil

O Banco do Brasil possui atuação em diversos segmentos do setor financeiro, com destaque para: conta poupança, conta corrente, cartões de crédito, títulos de capitalização, seguros, consórcios,  financiamentos, empréstimos, previdência privada e investimentos (curto e longo prazo).

Considerações Finais


Esperamos que este artigo tenha sido útil para você aprender qual o código do Banco do Brasil e conhecer alguns outros números do BB.

Por fim, temos a convicção de que este artigo ajudará nossos leitores a cometerem menos erros na hora de realizar transferências bancárias por meio da internet.


Se você gostou do nosso artigo e tem interesse em melhorar sua vida financeira, que tal conhecer o guia onde detalhamos toda nossa estratégia de investimentos?

Utilizamos uma linguagem simples e didática para que você possa iniciar seus investimentos mesmo com pouco dinheiro: aplicações a partir de R$ 30!

Se chegou até aqui está provado que você preza pela busca de informações antes de tomar qualquer decisão com o seu dinheiro, certo?

Portanto, tome o controle total da sua vida financeira. Conheça o guia “Investimentos Seguros e Rentáveis” e saiba como garantimos 100% de satisfação!


Caso você tenha gostado deste material e queira nos ajudar a produzir outros conteúdos interessantes, te pedimos que compartilhe esta página nas redes sociais.

É fácil e rápido, basta clicar em um dos ícones abaixo. É de graça para você, mas tem um imenso valor para a manutenção deste blog no ar!


Ricardo Cid (engenheiro) e Haroldo Cid (farmacêutico) são dois irmãos nascidos no Rio de Janeiro que perceberam a grande dificuldade das pessoas em investir de forma segura e rentável, seja por falta de informações, por medo ou ambos.
Neste contexto, tiveram a ideia de criar este espaço para auxiliar investidores iniciantes a tomarem as melhores decisões na hora de investir o seu dinheiro.
Portanto, se você gostou de nosso conteúdo, te convidamos a assinar gratuitamente nosso blog para receber as nossas atualizações. É simples e rápido: basta cadastrar seu e-mail!

Veja Também:

Número e código dos bancos brasileiros Descubra rapidamente os números e códigos de todos os bancos brasileiros com nossa lista completa e atualizada.
Empréstimo pessoal do Banco do Brasil: veja armadilhas e simulador! Saiba quem pode adquirir o empréstimo pessoal do Banco do Brasil, aprenda a encontrar as menores taxas de juros e como usar o simulador de empréstimo.
CDB do Banco do Brasil é um bom investimento? Conheça as principais características do CDB do Banco do Brasil (aplicação mínima, prazos e rendimento) e entenda se este é um bom investimento.
0 respostas

Deixe uma resposta

Gostou do nosso artigo?
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *