OMC diz que comércio global deverá apresentar queda de 18,5% no 2T20

A Organização Mundial do Comércio (OMC) anunciou nesta semana que o comércio mundial deverá registrar uma queda de 18,5% no segundo trimestre de 2020 na comparação anual, influenciado pelo impacto da pandemia do coronavírus. Contudo, no primeiro trimestre de 2020 o volume de trocas caiu 3%.

Segundo a OMC, as medidas anunciadas pelas autoridades globais surtiram efeito e com isso devem amenizar os efeitos da crise. Ao que tudo indica, é provável que o comércio global não atinja o cenário pessimista projetado em abril.

Futuro

A Organização ressaltou que o comércio global precisará crescer 2,5% por trimestre no restante do ano para atender à projeção otimista de abril, de contração de 13%.

O segundo semestre será o ponto principal para o comércio, que poderá sentir novamente os efeitos por conta de uma segunda onda de infecções pelo coronavírus.

Os diretores da entidade declararam que a queda no comércio é historicamente grande, mas poderia certamente ser muito pior.

Para eles, as decisões políticas têm sido fundamentais para ajudar a amenizar a queda na atividade e no comércio.

Por fim, eles destacam que todas as políticas fiscais, monetárias e comerciais precisarão continuar seguindo na mesma direção para que o comércio se recupere em 2021.

Leia também:


Gostou da nossa matéria? Para ficar sempre atualizado, siga nossas Redes Sociais: Facebook, TwitterInstagram.

Para relatar erros, clique aqui. Conteúdo publicado originalmente por bonsinvestimentos.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.