Consultar CPF Grátis e Online – Receita, SPC e Serasa 🤑

Existem várias alternativas para você consultar CPF grátis e online, dentre as quais podemos destacar as consultas nos sites da Receita Federal, SPC, Serasa e Boa Vista (Consumidor Positivo).

Sendo assim, explicaremos abaixo de forma detalhada como você pode fazer a consulta ao seu CPF nestes sites, quais as diferenças e vantagens e desvantagens de cada empresa.

Está pronto para aprender de uma vez por todas a verificar a situação e regularidade do seu CPF? Confira abaixo!

Como consultar CPF grátis e online?


Vamos apresentar abaixo todas as possibilidades para você consultar seu CPF de forma totalmente gratuita e sem precisar sair do conforto de sua casa.

É importante você entender que a consulta na Receita Federal é diferente das consultas às empresas de proteção ao crédito (SPC, Serasa e Boa Vista).

Enquanto a consulta do CPF na Receita Federal tem a finalidade de verificar a situação cadastral do CPF, as consultas às empresas de proteção de crédito apenas verificam a existência de dívidas relacionadas ao seu CPF.

  • Consultar CPF na Receita Federal

Para fazer a consulta do CPF no site da Receita Federal basta seguir os passos descritos abaixo:

1) Entre no site da Receita Federal pelo seguinte link:

servicos.receita.fazenda.gov.br/Servicos/CPF/ConsultaSituacao/ConsultaPublica

2) Digite o número do seu CPF e a data de nascimento.

consultar-cpf-receita-federal

3) Clique em “Não sou robô” e depois clique em “Consultar”.

Pronto. Seguindo apenas estes simples passos é possível consultar a situação e regularidade do seu CPF na Receita Federal.

consultar-cpf-gratis-no-site-da-receita
  • Consultar CPF no Serasa

Outra alternativa para consultar CPF grátis e online é utilizando o excelente site “Serasa Consumidor”, conforme explicado no passo-a-passo abaixo:

1) Entre no site da Serasa pelo link abaixo:

www.serasaconsumidor.com.br/consultar-meu-cpf/

2) Clique em “Consulte agora seu CPF”.

serasa-consultar-cpf-online

3) Você será direcionado para uma tela onde será preciso criar uma conta gratuita no Serasa informando alguns dados pessoais: CPF, nome completo, data de nascimento, e-mail e senha.

criar-conta-para-fazer-consulta-gratis-cpf-no-serasa

4) Após criar e entrar na sua conta, basta clicar no item “O que você precisa?” no menu superior e selecionar a opção “Consultar meu CPF”.

faca-consulta-cpf-no-serasa-gratuitamente

Pronto. Seguindo esses passos você conseguirá verificar se seu nome está limpo ou se possui dívidas, conforme explicado pelo vídeo abaixo:

  • Consultar CPF no SPC

Para fazer a consulta do CPF grátis e online no SPC é necessário fazer o download do aplicativo desta empresa de crédito.

Com o aplicativo “SPC Consumidor” você consegue consultar gratuitamente seu CPF, descobrir se tem dívidas ou pendência no SPC Brasil e verificar a pontuação do seu score.

Para fazer o download deste aplicativo basta verificar o sistema do seu smartphone e clicar nos links abaixo:

1) Download do aplicativo “SPC Consumidor” para sistema Android (Google Play).

2) Download do aplicativo “SPC Consumidor” para sistema iOS – iPhone (Apple).

Infelizmente, pelo site do SPC Brasil não é possível fazer a consulta gratuita ao CPF e o custo de consultar o seu CPF é de R$ 9,90 e o custo de consultar o CPF de outra pessoa é de R$ 16,90.

Adicionalmente, é importante registrar que esta consulta paga retorna muito mais informações do que aquelas consultas gratuitas do SPC ou Serasa que só informam se você tem dívidas ou não.

consulta-cpf-spc-online-site
  • Consultar CPF na Boa Vista – Consumidor Positivo

A Boa Vista é outra empresa de proteção ao crédito que permite a consulta online ao CPF, embora menos conhecida do que Serasa e SPC.

Diferentemente do SPC, na Boa Vista (Consumidor Positivo) é possível fazer a consulta pelo site de forma gratuita seguindo os passos descritos abaixo:

1) Acesse o site da “Boa Vista – Consumidor Positivo” pelo link abaixo:

www.consumidorpositivo.com.br/consulta-cpf-gratis/

2) Clique em “Consulte Agora”.

consultar-situação-cpf-pela-internet

3) Faça login com CPF e senha ou clique em “Cadastre-se” caso seja seu primeiro acesso.

4) Logo após entrar na conta criada no site da “Boa Vista – Consumidor Positivo” já aparecerá as informações sobre a existência de dívidas em seu nome.

Ressaltamos que o resultado da “Boa Vista – Consumidor Positivo” é um pouco mais detalhado do que as demais consultas gratuita e você poderá verificar:

  • Débitos.
  • Cheques devolvidos.
  • Protestos.

Você pode gostar dos seguintes conteúdos relacionados à consulta de CPF:

Considerações Finais


Apresentamos nesta matéria como consultar CPF grátis na Receita Federal, SPC, Serasa ou Boa Vista e podemos resumir o aprendizado nos seguintes tópicos:

  • A consulta do CPF na Receita Federal tem objetivo diferente daquela realizada no SPC, Serasa e Boa Vista.
  • A consulta do CPF na Receita Federal visa verificar a situação cadastral.
  • A consulta às empresas de proteção de crédito (SPC, Serasa e Boa Vista) tem o objetivo de verificar dívidas relacionadas ao CPF.
  • Serasa e Boa Vista permitem a consulta online e gratuita ao CPF através da criação de uma conta gratuita no site.
  • SPC permite a consulta grátis ao CPF apenas pelo seu aplicativo. No site existe a possibilidade de fazer uma consulta online mais detalhada mediante pagamento.

Sendo assim, esperamos que nosso artigo tenha sido suficiente para tirar todas as suas dúvidas sobre como consultar CPF grátis de forma online pela internet.


Ressaltamos que nosso site não possui qualquer vínculo com a Receita Federal ou demais instituições de crédito citadas nesta matéria.

Sendo assim, dúvidas e/ou reclamações devem ser direcionadas diretamente aos canais de atendimento das empresas e/ou instituições de interesse.

Faça um comentário

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS!

Publicidade

Procure o tema do seu interesse

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência neste site e personalizar publicidade. Ao continuar navegando, você concorda com isso.
ssssssssss