Consultar CPF pelo Nome e Data de Nascimento 🧐

Muitas pessoas precisam consultar CPF pelo nome ou data de nascimento principalmente por questões de segurança em função de transações e/ou acordos financeiros e comerciais.

Entretanto, existem muitos outros motivos para você querer fazer a consulta do CPF pelo nome completo ou data de nascimento de uma pessoa.

Sendo assim, vamos esclarecer sobre a possibilidade de consultar CPF pelo nome de maneira gratuita pela internet ou saber o CPF de uma pessoa somente com a data de nascimento.

Após ler nosso material temos certeza que você vai conseguir pesquisar e descobrir o CPF de qualquer pessoa a partir do nome completo. Vamos começar?

Como consultar CPF pelo nome e data de nascimento?


A maneira mais fácil de consultar a situação do seu próprio CPF é através do site da Receita Federal.

Entretanto, se você deseja consultar o CPF de outra pessoa utilizando o nome e data de nascimento, é importante saber que não será possível fazer isto pela internet.

Como o CPF é um dado extremamente sensível e sigiloso, uma pessoa só pode fazer a consulta do CPF de outra pessoa com o nome completo e data de nascimento se for a representante legal ou procuradora desta pessoa ou mediante uma decisão judicial.

É importante ressaltar também que se a pessoa for representante legal ou procuradora, só conseguirá descobrir o CPF pelo nome completo e data de nascimento indo pessoalmente até uma agência da Receita Federal.

Adicionalmente, ressaltamos que as únicas empresas que podem fazer a consulta do CPF utilizando apenas o nome completo e data de nascimento são empresas de proteção ao crédito, como por exemplo: SPC Brasil, Boa Vista SCPC e Serasa.

Contudo, salientamos que estas empresas podem pesquisar e achar o CPF de uma pessoa pelo nome completo e data de nascimento, mas não podem repassar as informações para terceiros.

Esta consulta é permitida apenas para que estas empresas façam a análise de crédito da pessoa.

Portanto, não existe uma ferramenta onde o usuário digite o nome e descubra o CPF de uma determinada pessoa.

Truque para fazer a consulta do CPF pelo nome completo


Apesar de não ser possível descobrir de maneira oficial o CPF de uma pessoa com as informações do nome completo e data de nascimento, existe um “truque” muito divulgado em diversos vídeos do YouTube. Veja abaixo:

Basicamente o que o vídeo explica é que uma alternativa para consultar o CPF pelo nome completo de uma pessoa é através de uma pesquisa no Google ou outro buscador, como Bing ou Yahoo.

Você deverá digitar o nome completo da pessoa que deseja saber o CPF entre aspas seguido da palavra CPF.

Desta maneira, se esta pessoa já tiver o número do seu CPF divulgado na internet em função de algum concurso público, por exemplo, você conseguirá acessar esta informação sem violar nenhuma legislação.

Exemplo de como descobrir CPF pelo nome completo

Maria do Carmo está alugando sua casa para João Carvalho Antunes, mas gostaria de verificar se existe algum tipo de restrição no CPF de João.

Sendo assim, Maria vai até o Google e digita: “joão carvalho antunes” cpf.

Pronto, caso o CPF de João já tenha sido divulgado em algum site, Maria poderá buscar e localizar o número deste CPF e ir até o site da Receita Federal para fazer uma consulta.

No site da Receita Federal (acessar por este link), Maria precisará saber também a data de nascimento do João para fazer a consulta.

consultar-cpf-pelo-nome-e-data-de-nascimento

Após digitar o número do CPF e data de nascimento do João, Maria receberá as seguintes informações:

  • Número do CPF
  • Nome completo
  • Data de nascimento
  • Situação cadastral
  • Data da inscrição
  • Dígito verificador
pesquisar-descobrir-cpf-pelo-nome

Portanto, mesmo fazendo essa consulta ao CPF no site da Receita Federal você não conseguirá muitas informações sobre as dívidas e possíveis irregularidades que uma pessoa pode ter em seu nome.

Para ter estas informações, você precisa ir até uma das agências dos Correios e utilizar o serviço “Você Consulta Pessoas”. Veja este nosso artigo onde explicamos como consultar o CPF de outra pessoa (link em breve).

Destacamos que é crime utilizar o CPF de outra pessoa para fins não autorizados por ela!

Como descobrir CPF pela data de nascimento?


Várias pessoas nos perguntam como buscar e descobrir o CPF de uma pessoa sabendo apenas a data de nascimento.

Entretanto, esclarecemos que é impossível localizar e consultar o CPF de qualquer pessoa tendo apenas a informação sobre a data de nascimento.


Você pode gostar dos seguintes conteúdos relacionados à consulta de CPF:

Considerações Finais


Apresentamos nesta matéria diversos esclarecimentos sobre as possibilidades de fazer a consulta do CPF utilizando apenas o nome completo e a data de nascimento de uma pessoa, a saber:

  • Se você não sabe o número do CPF de uma pessoa, não será possível fazer qualquer tipo de consulta.
  • Apenas empresas de proteção ao crédito (SPC, Serasa e Boa Vista) podem consultar o CPF pelo nome completo.
  • Não é possível descobrir o número do CPF apenas com a data de nascimento de uma pessoa.
  • Não existe uma ferramenta onde o usuário digite o nome e descubra o CPF de uma determinada pessoa.
  • Existe um truque para tentar descobrir o número do CPF de uma pessoa através de uma pesquisa no Google digitando o nome completo.
  • Sabendo o número do CPF de uma pessoa e a sua data de nascimento é possível consultar a situação cadastral pelo site da Receita Federal.
  • Sabendo o nome completo e CPF de uma pessoa é possível consultar diversas informações sobre dívidas e histórico de cheques sem fundo através de um serviço específico oferecido pelos Correios em parceria com a Serasa.

Portanto, esperamos que nosso artigo tenha sido suficiente para tirar todas as suas dúvidas sobre como consultar CPF pelo nome completo e data de nascimento.


Ressaltamos que nosso site não possui qualquer vínculo com a Receita Federal, Correios ou demais instituições de crédito citadas nesta matéria.

Sendo assim, dúvidas e/ou reclamações devem ser direcionadas diretamente aos canais de atendimento das empresas e/ou instituições de interesse.

Compartilhe:
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram

4 respostas

Faça um comentário

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS!

Publicidade

Procure o tema do seu interesse

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência neste site e personalizar publicidade. Ao continuar navegando, você concorda com isso.