A poupança é a forma mais antiga e popular de aplicação financeira do Brasil e foi criada em 1861 pelo Imperador Dom Pedro II, juntamente com a Caixa Econômica Federal.

Nesta seção você poderá consultar o histórico do rendimento mensal da Caderneta de Poupança e o rendimento acumulado de cada ano, com os valores expressos em %.

Poupança dados históricos mensal

(*1) Ac. = acumulado do ano

(*2) Valores já incluem a Taxa Referencial (TR)

(*3) Para os períodos em que a meta da Taxa SELIC foi menor ou igual a 8,5% ao ano. (mai/12 a jul/13), foi considerada nesta tabela a remuneração de 0,5% + TR.

Conforme detalhado em nosso artigo sobre a Poupança, existem duas formas de rentabilidade desta aplicação, que variam de acordo com as datas de depósitos.

poupanca_rentabilidade_remuneracao_historicoObs.: A Taxa Referencial (TR) é uma taxa de juros básica, divulgada mensalmente pelo Banco Central e calculada a partir da taxa média mensal ponderada dos CDBs das trinta maiores instituições financeiras do país.

4 respostas

  1. ola´ tudo bem !
    os grandes bancos estão fazendo um jeito de se livrar da poupança velha, quando um casal tem conta conjunta e com depósitos antes de maio de 2012 e quando um titular falece e o titular vivo resolve colocar um filho como conjunto nesta mesma conta o banco começa a pagar juros como fosse poupança nova, mas a medida provisoria diz que não perde a poupança velha e os bancos não querem respeitar a lei
    e quem esta nesta situação onde reclamar?
    vale a pena entrar na justiça?
    com a selic tao baixa a poupanca velha tornou um bom investimento

    1. Olá, Celio.

      Envie sua reclamação ao Banco Central.
      Caso a MP realmente esteja sendo descumprida, o Banco Central notificará o Banco.

      Abraço

Faça um comentário