Detran-MG: conheça todos os serviços!

Você mora em Minas Gerais, tem um carro ou uma moto e está precisando fazer uma consulta sobre o seu veículo no site do Detran-MG, emitir o boleto do IPVA ou solicitar qualquer serviço relacionado à CNH?

Se este é o seu caso, chegou ao lugar certo. Como o site do Detran-MG apresenta muitas informações de forma confusa, resolvemos montar esse guia para te ajudar a encontrar de forma rápida e simples os principais serviços oferecidos, a saber:

  • Como consultar a situação do veículo.
  • Informações sobre CNH: primeira habilitação, renovação, pontuação, segunda via e versão digital.
  • Como emitir o boleto de uma multa.
  • Como emitir o IPVA e DPVAT.
  • Como fazer o licenciamento anual.
  • Como realizar o emplacamento.
  • Como agendar vistoria.
  • Como consultar ou liberar um veículo do pátio do Detran-MG.
  • Como comunicar furto ou roubo de veículo.
  • Como regularizar alterações no veículo.


Como consultar a situação do veículo no Detran-MG?


Um dos serviços mais procurados no Detran de Minas Gerais é a consulta sobre a situação do veículo, onde é possível verificar a existência de:

  • Autuações e multas.
  • Impedimentos e restrições financeiras.
  • Ano do último pagamento do seguro DPVAT, taxa de licenciamento e IPVA.

Fazer esta consulta sobre a situação do seu veículo é muito fácil. Basta entrar no site do Detran-MG através deste link e informar o número da placa e chassi (conforme imagem abaixo).

como consultar situação do veículo no site do detran mg

Tira-dúvidas sobre Carteira Nacional de Habilitação (CNH)


Reuniremos abaixo as principais informações e responderemos a diversas dúvidas dos condutores quando o assunto é a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Como obter a primeira habilitação?

As regras para o candidato conseguir a primeira habilitação no Detran-MG são:

  • Ter, no mínimo, 18 anos completos.
  • Saber ler e escrever.
  • Possuir documento de identidade e CPF.
  • Efetuar o pagamento da taxa para concessão da CNH.
  • Submeter-se aos exames realizados pelo Detran-MG na seguinte ordem: aptidão física e mental, legislação de trânsito e direção veicular.

Obs.: A prova de direção veicular é realizada em via pública e em veículo da categoria para a qual o candidato está tentando se habilitar.

Como solicitar renovação da CNH?

A CNH (Carteira Nacional de Habilitação) deve ser renovada a cada 5 anos, ou a cada 3 anos para aqueles motoristas com mais de 65 anos de idade. A solicitação da renovação da CNH pode ser feita de forma totalmente online através do site do Detran-MG. As etapas que deverão ser cumpridas são descritas abaixo:

1) Atualização de Endereço e Exame Toxicológico (apenas para condutores das categorias C, D e E).

2) Solicitação da Renovação da CNH.

  • Preencha o formulário eletrônico disponível neste link do site do Detran-MG.
  • Selecione data e horário para realização do exame médico e/ou psicotécnico.
  • Será gerado pelo sistema um DAE (Documento de Arrecadação Estadual) para pagamento e contendo as informações sobre a clínica médica.
  • Imprima e efetue o pagamento do DAE.

3) Realização do Exame Médico e Psicotécnico.

O condutor deverá comparecer na data agendada na clínica médica especificada no DAE para realização dos seus exames, que deverão ser pagos em dinheiro na próprio clínica.

O exame psicotécnico é obrigatório apenas para os condutores que exercem atividade remunerada com o veículo. Contudo, caso julgue necessário, o psicólogo da clínica poderá solicitar também o exame psicotécnico para condutores que não exerçam atividade remunerada.

4) Emissão da CNH.

Cumpridas as três etapas acima, a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) será enviada ao endereço do condutor que consta no sistema do Detran-MG.

Obs.: Condutores habilitados antes de 01/01/94 em Minas Gerais ou antes de 21/01/98 em outros Estados precisarão fazer uma prova de atualização ou procurar um Centro de Formação de Condutores (CFC) e se inscrever no curso de atualização para renovação da CNH, cuja duração das aulas é de 15 horas.

Como consultar pontuação na CNH?

O condutor que deseja consultar quantos pontos possui em sua CNH pode realizar este procedimento através do site do Detran-MG (neste link), sendo necessário informar apenas os seguintes dados:

  • Tipo da CNH (nova ou antiga).
  • Número do registro da CNH.
  • Data de nascimento.
  • Data da primeira habilitação.

consultar pontuação cnh no site do detran-mg

Como solicitar 2ª via da CNH?

Se você teve a sua CNH ou Permissão perdida, extraviada, danificada, furtada ou roubada poderá solicitar a segunda via através deste endereço: https://www.detran.mg.gov.br/habilitacao/2-via-de-documentos/solicitar-2-via-de-cnh

A segunda via da CNH será enviada através dos Correios num prazo de até 10 dias úteis após o pagamento do respectivo DAE.

Como emitir a versão digital da CNH?

A versão digital da Carteira Nacional de Habilitação (CNH-e) possui as mesmas informações da tradicional CNH impressa, garantindo a autenticidade do documento perante as autoridades.

Entretanto, ressaltamos que a CNH digital só pode ser gerada pelos condutores que possuem a última versão da CNH impressa (emitidas a partir de maio de 2017 e que possuem um QR Code).

Caso o condutor possua uma CNH impressa antes de maio de 2017 e, portanto, sem QR Code poderá solicitar a segunda via da CNH impressa ou solicitar a renovação se o documento já estiver próximo do vencimento. Sendo assim, a nova CNH virá com o QR Code e será possível solicitar gratuitamente a CNH digital.

A CNH-e possui a mesma validade do documento de habilitação impresso, funciona através de um app de celular gratuito chamado “Carteira Digital de Trânsito” e poderá ser acessada de forma offline. Para entender como gerar a sua CNH digital, confira as instruções no site do Detran-MG através deste link.

carteira digital de trânsito detran mg

A CNH digital é válida em todo o território nacional e o condutor pode dirigir tranquilamente apenas com a sua posse. Contudo, o condutor precisa se atentar para o correto funcionamento do seu aparelho smartphone, pois se o celular estiver descarregado, será considerado que a CNH não está sendo portada e o condutor será autuado de acordo com o artigo 232 do Código de Trânsito Brasileiro:

“Art. 232 – Conduzir veículo sem os documentos de porte obrigatório referidos neste Código:
Infração: leve (3 pontos).
Penalidade: multa (R$ 88,38).
Medida administrativa: retenção do veículo até a apresentação do documento.”

Posso dirigir com minha CNH vencida há mais de 30 dias?

Não. O condutor que estiver dirigindo qualquer veículo com a sua CNH vencida há mais de 30 dias estará cometendo infração gravíssima e terá como punição multa, recolhimento da CNH e retenção do veículo até a apresentação de condutor habilitado.

Como emitir boleto de multa no Detran-MG?


Se você foi multado e precisa emitir o respectivo boleto para o pagamento da multa, saiba que poderá fazer isto através do próprio site do Detran-MG. Entretanto, para isto precisará informar o número da placa e o número do Renavam do veículo.

Gostaríamos de ressaltar que em alguns casos é possível cancelar a multa e transformá-la em uma simples advertência (sem a necessidade de gastar dinheiro para a regularização do seu veículo). Para entender como isto é possível, sugerimos que leia nosso artigo “Consulta de multas no Detran-MG“.

Para emitir o boleto da sua multa de forma online pelo site do Detran de Minas Gerais, basta acessar este link. Lembrando que também é possível emitir o boleto nos totens de autoatendimento ou nos guichês de atendimento das unidades do Detran-MG.

Obs.: Para emitir sua multa nas unidades do Detran-MG é necessário apresentar o CRLV do veículo e o seu documento de identidade.

Como emitir o IPVA e DPVAT no site do Detran-MG?


Todos os anos os motoristas de Minas Gerais precisam pagar o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores). Geralmente, o prazo para pagamento se inicia em janeiro e termina em março e é importante estar atento ao calendário divulgado pelo Detran-MG para conseguir descontos no pagamento antecipado e evitar a cobrança de juros em caso de atrasos.

Para consultar o calendário de pagamento que varia de acordo com o número do final da placa do veículo ou emitir a Guia de Arrecadação do IPVA, recomendamos o acesso ao site do Detran-MG através deste endereço: https://www.detran.mg.gov.br/veiculos/taxas-ipva-seguro-dpvat/informacoes-sobre-ipva

Obs.: Para emitir a Guia de Arrecadação do IPVA será necessário informar o número do Renavam do veículo (carro ou moto).

Ressaltamos que o Seguro de Trânsito DPVAT (Danos Pessoais Causados por Veículos Automotres de Via Terrestre) é cobrado anualmente junto à primeira parcela ou cota única do IPVA. Ou seja, ao pagar o IPVA você estará pagando automaticamente o DPVAT.

Obs.: Para entender quem tem direito e como requerer o seguro DPVAT, recomendamos acessar esta página.

Como fazer o Licenciamento Anual do meu veículo?


A Taxa de Licenciamento Anual também é cobrada anualmente na mesma guia do IPVA. Sendo assim, basta quitar o valor do IPVA dentro do prazo e não possuir débitos relacionados a multas para receber em casa o seu CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) emitido pelo Detran-MG.

Como realizar o primeiro emplacamento?


O emplacamento de todos os veículos do Brasil deve ser imediato. Ou seja, você não pode comprar um carro ou moto e ficar passeando sem placa. Contudo, se o veículo for zero quilômetro e não tiver sido comprado no município ou Estado onde será emplacado, o dono tem até 15 dias, a contar da data de saída que consta na nota fiscal, para realizar o emplacamento.

Para fazer o emplacamento no Detran de Minas Gerais é necessário cumprir os seguintes passos:

  1. Imprimir, preencher e assinar um formulário eletrônico disponibilizado pelo Detran-MG (acessar aqui).
  2. Emitir e pagar a guia DAE – Documento de Arrecadação do Estado (acessar aqui).
  3. Ligar para o Detran-MG através do número 155 ou (31) 3069-6601 para agendar o emplacamento.

Obs.: Em 2018, o valor do DAE para emplacamento no Detran-MG era de R$ 159,32.

Para o emplacamento será necessário apresentar os seguintes documentos: cópia da identidade e CPF do proprietário do veículo, formulário eletrônico impresso e assinado, DAE quitado e Nota Fiscal do veículo.

Como realizar nova selagem ou troca de placa no Detran-MG?


Caso o lacre da placa do seu veículo tenha sofrido rompimento, furto ou qualquer outro dano, será necessário realizar uma nova selagem desta placa. Adicionalmente, se a placa estiver completamente danificada ou fora dos padrões exigidos pelo Detran-MG, será necessário a compra de uma nova placa.

Portanto, para solicitar estes serviços o proprietário do veículo poderá acessar esta página do Detran-MG: https://www.detran.mg.gov.br/veiculos/vistorias/nova-selagem-de-placa. Será necessário preencher os seguintes dados: placa, chassi, renavam, UF, município, nome e CPF ou CNPJ do proprietário.

Como realizar o agendamento de vistoria no Detran-MG?


Alguns serviços, como “transferência de propriedade”, “alteração de dados”, “2ª via de CRV”, “nova selagem de placa” e “baixa de veículo” precisam passar por uma “Vistoria” para serem finalizados e o agendamento para isto também poderá ser feito na própria página do Detran-MG através deste link.

vistoria de veículos no detran mg

Como saber se meu veículo foi levado para um pátio do Detran-MG?


Se você tem suspeitas de que o seu veículo foi removido para um pátio credenciado pelo Detran-MG basta acessar este link e fazer a consulta utilizando os dados da placa e chassi do veículo em questão.

Como liberar um veículo do pátio do Detran-MG?


Se o seu veículo foi confiscado e levado a um pátio do Detran-MG em função de alguma irregularidade (estacionamento em área irregular ou existência de débitos relacionados ao IPVA, DPVAT ou multas), você precisará obedecer às seguintes orientações:

1) Comparecer à Unidade de Atendimento do Detran-MG para checar as pendências do veículo e emitir um ofício para a liberação. Se o veículo tiver se envolvido em algum crime, o proprietário será orientado a comparecer à delegacia específica para conseguir a emissão do ofício.

2) Em posse do ofício, deverá comparecer à unidade de Liberação de Veículos para emissão do Alvará de Liberação e, se for o caso, do CRLV.

3) Com o Alvará de Liberação, o proprietário deverá ir ao pátio em que o veículo está recolhido e quitar os valores de estadia e remoção para retirada do veículo. 

Obs.: O proprietário será notificado pelos Correios sobre a remoção do veículo. Nesta notificação haverá um prazo para regularização. Caso nenhuma providência seja tomada ou decorridos 60 dias da remoção do veículo, o Detran-MG procederá, na forma da legislação vigente, à licitação em leilão público do referido veículo. Para conhecer todas as regras nestes casos, sugerimos que consultem as orientações oficiais do Detran-MG.

Como comunicar o furto ou roubo do meu veículo ao Detran-MG?


Se você teve seu carro ou moto furtado ou roubado, precisará tomar algumas providências para formalizar esta situação junto ao Sistema de Informações do Detran de Minas Gerais, a saber:

1) Comunicar o furto ou roubo do veículo à Polícia Militar.

2) Comparecer a uma unidade de Atendimento do Detran-MG portanto o Boletim de Ocorrência para formalizar o roubo ou furto do veículo junto ao departamento de trânsito.

A comunicação de furto / roubo é muito importante para resguardar o proprietário do veículo, pois serão suspensas as cobranças de tributos (IPVA, DPVAT, licenciamento, etc) pelo período em que a pessoa ficar sem o seu veículo.

Adicionalmente, possíveis infrações de trânsito cometidas pelos criminoso com o veículo roubado não serão atribuídas ao proprietário.

Obs.: Caso o seu veículo tenha sido levado para um pátio do Detran-MG após recuperação de um furto ou roubo, sugerimos verificar as orientações específicas neste link.

Como regularizar alterações do meu veículo junto ao Detran-MG?


O Detran-MG possui uma página em seu site dedicada exclusivamente para proprietários que desejam fazer qualquer tipo de alteração em seus veículos, a saber:

Obs.: Basta clicar na alteração desejada da lista acima para ser direcionado para a página do Detran-MG com maiores informações.

Considerações Finais


Apresentamos os principais serviços disponibilizados pelo Detran-MG, a saber:

  • Como consultar a situação do veículo.
  • Informações sobre CNH: primeira habilitação, renovação, pontuação, segunda via e versão digital.
  • Como emitir o boleto de uma multa.
  • Como emitir o IPVA e DPVAT.
  • Como fazer o licenciamento anual.
  • Como realizar o emplacamento.
  • Como agendar vistoria.
  • Como consultar ou liberar um veículo do pátio do Detran-MG.
  • Como comunicar furto ou roubo de veículo.
  • Como regularizar alterações no veículo.

O Detran-MG atende milhões de condutores e, portanto, esperamos que nosso artigo tenha sido útil para facilitar a sua vida.


Ressaltamos que nosso site não possui qualquer vínculo com o Detran-MG. Sendo assim, dúvidas e/ou reclamações devem ser direcionadas diretamente à Central de Atendimento através dos telefones 115, (31) 3069-6601 ou 0800-0200-155 (para deficientes auditivos e de fala).


Última atualização desta matéria: novembro de 2018.

Detran-MG: conheça todos os serviços!
Poderia avaliar nosso conteúdo?

ricardo-cid-autor-bonsinvestimentos.com.br

Sobre o Autor. Engenheiro apaixonado pelo mundo dos investimentos e educação financeira. Conversando com amigos e familiares percebeu a grande dificuldade das pessoas em gerenciar seu dinheiro e por isso criou este espaço para auxiliar pessoas comuns a tomarem as melhores decisões rumo à prosperidade financeira.

Veja Também:

Consulta de multas no Detran-MG Consulte as suas multas no Detran-MG e entenda como transformar algumas infrações em simples advertências sem a necessidade de gastar dinheiro.
Simulado do Detran da Bahia Faça agora mesmo o simulado da prova teórica do Detran da Bahia. Teste seus conhecimentos antes da prova para aumentar as chances de aprovação!
0 respostas

Deixe uma resposta

Gostou do nosso artigo?
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *