Dia dos Pais: buscas no Google por estado e sugestões de presentes

Mais um Dia dos Pais chegando e as buscas no Google por inspiração para presentes e outras ideias está cada vez maior. Estudo realizado pelo time do Bons Investimentos mostra qual dos estados brasileiros mais busca pela data

O Dia dos Pais é uma das datas sazonais mais buscadas na internet. O apelo emocional aliado à relevância da ocasião para o setor de bens e serviços é combinação perfeita para resultar em alta procura nas ferramentas de busca online.

Para analisar esta situação, a equipe do Bons Investimentos realizou um estudo para entender como se comporta essa busca em cada um dos estados brasileiros, identificando quais são os que mais buscam, quem mais se antecipa nas pesquisas e quem mais se atrasa.

O estudo: onde mais se busca sobre “Dia dos Pais”


buscas-no-google-sobre-dia-dos-pais

A análise realizada pelo Bons Investimentos tem o objetivo de identificar quais são as unidades da federação que mais realizam buscas sobre a data comemorativa em questão nas ferramentas de pesquisa na internet.

O último Dia dos Pais aconteceu no dia 11 de agosto em 2019, posto que sempre é celebrado no segundo domingo deste mês de Agosto. O estudo levou em consideração buscas realizadas no Google¹ entre os meses de junho e setembro, de modo a considerar tanto as buscas mais adiantadas quanto as mais atrasadas.

Os números coletados mostram que foram mais do que 9,4 milhões de buscas realizadas associadas a Dia dos Pais, sendo que, em média, 6% delas foram antecipadas, realizadas em junho, 2% atrasadas, em setembro, e os outros 92% ocorreram entre os meses de julho e agosto.

Os líderes das buscas: números absolutos e relativos


Para identificar os estados da federação em que a data “Dia dos Pais” é mais buscada, foram considerados indicadores absolutos e relativos.

Para os números absolutos, foram levados em conta apenas a quantidade total de buscas. Já para  os números relativos, foi utilizada uma variável de quantidade de buscas a cada 100 mil habitantes em cada unidade federativa, utilizando dados disponibilizados pelo IBGE².

As informações foram organizadas num infográfico interativo para melhor visualização.

Para números absolutos, a quantidade de buscas seguiu as maiores populações dos estados. O estado de São Paulo, com aproximadamente 46 milhões de habitantes, liderou a quantidade de buscas, seguido pelos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Seguindo a mesma lógica, os estados com menor população, Roraima, Acre e Amapá, são os que têm menor busca. As quantidades de buscas podem ser visualizadas abaixo.

Maiores buscas em números absolutos:

  • São Paulo (SP): 2,7 milhões
  • Minas Gerais (MG): 930 mil
  • Rio de Janeiro (RJ): 852 mil

Menores buscas em números absolutos:

  • Roraima (RR): 20 mil
  • Acre (AC): 21 mil
  • Amapá (AP): 22 mil

Já para números relativos, considerando a quantidade de buscas a cada 100 mil habitantes, os dados mostram que os estados que proporcionalmente mais buscam por “Dia dos Pais” no Google são Distrito Federal, Santa Catarina e São Paulo. Já os que menos buscam são Pará, Maranhão e Acre, conforme números abaixo.

Maiores buscas por 100 mil hab.:

  • Distrito Federal (DF): 6,9 mil
  • Santa Catarina (SC): 6,8 mil
  • São Paulo (SP): 5,9 mil

Menores buscas por 100 mil hab.:

  • Pará (PA): 2,0 mil
  • Maranhão (MA): 2,1 mil
  • Acre (AC): 2,4 mil

Os mais atrasados e os mais adiantados


O estudo realizado sobre as buscas no Dia dos Pais também considerou os estados que mais se antecipam na busca e os que mais se atrasam.

Para essa definição, considerou-se buscas realizadas em junho como as que mais se antecipam, e as realizadas em setembro como as mais atrasadas. Lembrando que o “Dia dos Pais” é comemorado sempre no mês de Agosto.

Os estados cujo percentual de buscas foram mais altos no mês de junho, ou seja, buscas antecipadas foram Roraima, Acre e Distrito Federal.

Já os que mais deixaram para depois, buscas realizadas em setembro, foram Acre, Amapá e Sergipe, conforme números abaixo.

Mais antecipados (% de buscas realizadas em junho):

  • Roraima (RR): 8,8%
  • Acre (AC): 8,0%
  • Distrito Federal (DF): 7,8%

Mais atrasados (% de buscas realizadas em setembro):

  • Acre (AC): 3,5%
  • Amapá (AP): 3,2%
  • Sergipe (SE): 3,0%

Veja também:

Sugestões de presentes e ideias para o Dia dos Pais


sugestoes-presentes-dia-dos-pais

Em análise qualitativa dos dados obtidos no estudo, percebeu-se a quantidade de buscas por inspiração a presentes e outras ideias para o Dia dos Pais. Com a situação global atual, um direcional das pesquisas está associado a compras sem precisar sair de casa.

Abaixo, foram separadas algumas das melhores sugestões encontradas.

Ecommerces

Lojas virtuais oferecem uma alta gama de possibilidades de presentes. São opções de itens tecnológicos, roupas, aparelhos para exercícios, produtos para cuidado pessoal, entre outras ideias.

A depender da escolha, é possível, inclusive, encontrar itens personalizados, como canecas, camisetas e outros produtos do tipo.

Viagens

Apesar de não ser o melhor momento para realizar viagens, diante da situação atual, muitas oportunidades surgiram para serem aproveitadas no futuro.

Diversas agências de viagem e companhias aéreas têm oferecido opções de viagens e pacotes com descontos.

Assinaturas

Outra opção com muitas possibilidades é a de Assinaturas. São diversos serviços e produtos que se enquadram nessa categoria e grande parte deles pode ser aproveitado direto de casa.

Pacotes de cervejas, vinhos, serviços de streaming, de jogos online, revistas, jornais, livros, etc. Existem opções para todo perfil de pai.

Vale-presente

Mesmo sem poder aproveitar alguma oportunidade agora, é possível utilizar vale-presentes para serem utilizados no futuro. Podem ser vales de restaurantes, lojas de departamento, jogos online, entre outras.

Cursos online

Para os pais que gostam de aprender, as opções em cursos online são ilimitadas. É possível aprender uma língua nova, uma nova habilidade, ampliar algum conhecimento sobre investimentos, por exemplo, entre outros.

Presentes criativos

Além de tantas opções que podem ser encomendadas pela internet, existem também possibilidades de presentes que podem ser criados dentro de casa, como itens de artesanato e outras opções artísticas.

A informação completa, com dados interativos, pode ser visualizada no infográfico abaixo.

infográfico


Fontes:


Este infográfico e o respectivo estudo para a sua elaboração foram desenvolvidos pela equipe do site megainvestimentos.com.

A sua reprodução e divulgação em outras mídias é autorizada desde que seja citada a origem.

Faça um comentário

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS!

Publicidade

Procure o tema do seu interesse

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência neste site e personalizar publicidade. Ao continuar navegando, você concorda com isso.
ssssssssss