O que é Dígito Verificador da Conta Poupança Caixa?


É muito comum as pessoas precisarem informar o Dígito Verificador da Conta Poupança da Caixa Econômica Federal para conseguirem efetuar transferências e depósitos bancários.

Por isso, explicaremos agora como você pode encontrar o Dígito Verificador da sua Conta Poupança da Caixa e para que serve este número. Confira abaixo!

Como encontrar o Dígito Verificador da Conta Poupança Caixa?


É muito fácil localizar o Dígito Verificador ou DV da sua Conta Poupança Caixa. Você pode simplesmente consultar o cartão da sua poupança da Caixa ou verificar esta informação no contrato assinado para abertura da sua conta poupança.

Como muitas pessoas não guardam esse contrato de abertura da conta poupança, vamos explicar a maneira mais fácil de consultar o DV: utilizando apenas o Cartão da Caixa.

O Dígito Verificador da Conta Poupança Caixa é composto por apenas 1 número, localizado após o hífen (tracinho) na sequência numérica abaixo do seu nome na parte da frente do Cartão Poupança da Caixa.

Está achando confuso? Vamos então recorrer à imagem abaixo para acabar com todas as suas dúvidas.

localizacao-digito-verificador-conta-poupanca-caixa

Portanto, a seta vermelha da imagem acima indica onde você encontra o Dígito Verificador da sua Conta Poupança Caixa.

Além deste Dígito Verificador (DV), é possível obter outras informações importantes analisando o seu Cartão da Caixa, a saber:

  • Tipo de conta: poupança ou conta corrente
  • Número do cartão (composto por 16 dígitos)
  • Nome do titular do cartão
  • Número da sua Agência
  • Número do Código de Operação (3 dígitos)
  • Número da Conta + Dígito Verificador (8 dígitos + 1 dígito)
  • Data de validade do cartão
  • Bandeira do cartão (Visa ou Mastercard, por exemplo)

O vídeo abaixo explica em detalhes onde encontrar cada uma destas informações:

Para que serve o Dígito Verificador (DV)?


dv-digito-verificador-da-poupanca-caixa-economica

É importante você saber que todas as contas de qualquer banco possuem um dígito verificador. Ou seja, a existência de um dígito verificador não é exclusividade das contas abertas na Caixa Econômica Federal.

O tamanho do número da conta pode variar de banco para banco. Sendo assim, alguns bancos podem possuir apenas 5 números para identificar suas contas, enquanto outros bancos podem possuir 8 números.

Ou seja, não existe uma padronização da quantidade de números que uma conta corrente ou poupança precisa ter.

Entretanto, o Dígito Verificador de uma conta corrente ou conta poupança é padronizado e sempre possui apenas 1 número ou 1 letra, em qualquer que seja o banco.

Este Dígito Verificador (DV) é conhecido também como “Algarismo de Controle” e tem como objetivo garantir a validade e autenticidade da sua conta.

Em outras palavras, o Dígito Verificador serve para confirmar se o número da conta informado realmente existe e, portanto, garante a segurança das transações bancárias sem fraudes.

Quando o Dígito Verificador é utilizado?


O uso mais comum para o Dígito Verificador de uma conta corrente ou conta poupança se dá nos momentos de transferências ou depósitos.

Portanto, se uma pessoa for transferir ou depositar dinheiro na sua conta, ela precisará informar o número da sua agência e o número da sua conta com o dígito verificador, além de outras informações como código do banco, código de operação e CPF.

Após inserir corretamente todas essas informações, a transação pode ser concluída com segurança e sem ter o risco do dinheiro ser enviado para um conta corrente ou conta poupança que não existe.

Considerações Finais


Explicamos detalhadamente para que serve, quando é utilizado e como localizar o Dígito Verificador da Conta Poupança da Caixa Econômica Federal.

Se você ainda tem alguma dúvida sobre este assunto, recomendamos as seguintes alternativas:

  • Telefonar para a Central de Atendimento da Caixa: 0800 726 0101
  • Ir até uma das agências físicas da Caixa. Consulte endereços aqui.

Gostou da nossa matéria? Agradecemos a sua visita e te convidamos a navegar um pouco mais pelo nosso site – Bons Investimentos!

Compartilhe:
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram

Faça um comentário

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS!

Publicidade

Procure o tema do seu interesse

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência neste site e personalizar publicidade. Ao continuar navegando, você concorda com isso.
ssssssssss