Fundos de Shoppings apresentam queda de 21% no ano

Um relatório do Banco Inter mostrou que os fundos imobiliários “de tijolo” apresentaram ganhos de 6,0% no mês de junho, enquanto que os fundos “de papel” avançaram 3,0% no mês.

De acordo com o Banco Inter essa é uma tendência de recuperação do mercado de fundos de investimento imobiliário (FII).

O resultado mostra o desempenho percentual dos índices de FII calculados pela instituição financeira, o IFI-E que representa os fundos que investem efetivamente em imóveis físicos e o IFI-D que representa os fundos que investem em títulos de renda fixa atrelados ao mercado imobiliário.

Mercado

Segundo o relatório apresentado pela instituição financeira, a recuperação no mercado de fundos imobiliários segue em linha com a retomada da atividade econômica, após a redução das medidas de isolamento social.

Sendo assim, é possível observar ajustes no preço dos ativos à medida que incertezas em relação à economia começam a reduzir.

IFIX

Entre os negócios, o Índice de Fundos Imobiliários da B3 (IFIX) registrou alta de 5,59% no mês de junho. Contudo, ainda registra perda de 12,24% se levarmos em consideração o período dos últimos seis meses.
Os índices do Inter também estão em queda ao analisarmos o acumulado em 2020: o IFI-E registra uma baixa de 14,00% para o período, enquanto o IFI-D tem retorno negativo de 7,5%.

Fundos de Shoppings

Ainda segundo o relatório, os fundos de shopping centers apresentam o pior desempenho do ano, com queda média de 21%. Porém, com a reabertura dos shoppings na maior parte do Brasil, estes fundos estão entre os melhores desempenhos de junho.

Por fim, o Inter destaca os FIIs como uma ótima opção de diversificação para os investidores.

“Mesmo considerando uma redução nos dividendos devido à renegociação de alguns aluguéis, o retorno esperado para o IFI-E permanece atrativo. No caso do IFI-D, a precificação atual incorpora uma elevação na inadimplência no cenário mais adverso, e novas reduções de juros podem significar futuros ganhos de capital para esses ativos”, diz o relatório.

Leia também:


Gostou da nossa matéria? Para ficar sempre atualizado, siga nossas Redes Sociais: Facebook, TwitterInstagram.

Para relatar erros, clique aqui. Conteúdo publicado originalmente por bonsinvestimentos.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.