Globalização – O que é? Como começou?


Você com certeza já ouviu falar sobre globalização e sobre os impactos que trouxe para nossa vida, ainda que desconheça sua origem e nunca tenha parado para avaliar o que a globalização trouxe de bom e de ruim, seja lá para qual área for.

O que é Globalização?


Se pensarmos sobre economia mundial, a globalização pode ser encarada como um processo que se dá pela integração dos mercados, permitindo que haja interação entre as economias de diferentes países.

Na área econômica, a globalização não é recente. Ela já acontece há vários anos via comércio internacional, em especial quando os países europeus procuravam produtos em outros continentes (o que nos remete há séculos atrás!).

Globalização é, também, um efeito que transcende a economia, uma vez que a integração leva em consideração demais campos, como o social, cultural, tecnológico e, ainda, nossa história recente.

Tal processo é bem característico do sistema capitalista e estruturado por países que têm considerado a abertura econômica e também integração de seus mercados financeiros.

Como teve início o processo de Globalização?


o-que-e-globalizacao

Como você já deve ter observado até aqui, a globalização é um fator econômico-social que passou por processos de expansão e também drásticas reduções ao longo da história, principalmente quando pensamos nas Grandes Guerras.

Quando do seu início, a globalização teve de se confrontar com os defensores do mercantilismo do século XVIII, momento em que o controle estatal, bem como o protecionismo, era dominante na política econômica dos países.

A partir disso, o desenvolvimento comercial entre países deu-se à medida que alguns destes eram capazes de produzir melhor determinados produtos. Isso de um lado, enquanto do outro, alguns países por falta de técnicas, de tecnologias ou até por razões geográficas não conseguiam se especializar.

Ainda no século XVIII, surgiu o termo vantagem comparativa, com ênfase no comércio internacional, para referir-se ao fato de um país ser capaz de produzir de modo mais eficiente do que outro.

Quando isso ocorre, é possível comercializar com outros países, enquanto estes, por sua vez, fazem o mesmo com os bens nos quais são mais especializados.

A partir do século XIX, com o desenvolvimento de tecnologias de produção e de transporte, houve avanços dos efeitos da globalização, além da maior integração da política e dos preços.

Atualmente, os mercados estão cada vez mais em sintonia e interligados entre si, já que os custos com transporte seguem caindo e muitos governos colocam em prática a abertura econômica.

Quais são as vantagens e desvantagens da Globalização?


vantagens-da-globalizacao

De modo geral, para as diferentes economias mundiais a globalização traz de positivo a integração de tecnologias e de produtos oferecidos. Isso pode ser facilmente observado nos dias atuais pela presença de smartphones em todo mundo.

Fora os produtos oferecidos, a globalização é encarada como um fator de enriquecimento para economias emergentes. Mesmo assim, muitos países não compartilham apenas a integração da economia mundial, compartilham também crises econômicas.

O exemplo mais recente disso que acabamos de expor ocorreu em 2008, quando a crise no mercado imobiliário dos Estados Unidos acabou atingindo diversos países, cujos efeitos foram sentidos por anos.

Vantagens da Globalização

Confira abaixo alguns dos aspectos positivos trazidos pela globalização:

  • Mercados com maior competitividade e inflação mais controlada.
  • Maior fluxo de capitais e investimentos entre os países.
  • Acesso a produtos que são produzidos apenas por outros países.
  • Aumento do desenvolvimento tecnológico.
  • Do ponto de vista social, tornou possível o encontro entre diferentes culturas e o desenvolvimento de setores específicos (o turístico, por exemplo).

Desvantagens da Globalização

Confira agora alguns dos aspectos positivos trazidos pela globalização:

  • Maior propagação de crises financeiras e econômicas.
  • Nem todos os setores da economia conseguem adequar-se à competição, o que pode levar a índice bem considerável de desemprego em alguns países.
  • Em países em desenvolvimento, o investimento em novas Indústrias a semelhança dos países desenvolvidos (custos reduzidos e tecnologia mais avançada) pode ser um desafio.
  • A entrada de multinacionais em países pequenos pode impactar negativamente o desenvolvimento de tecnologias nacionais.
  • Empresas de países desenvolvidos explorando a matéria-prima e a mão de obra mais barata de países mais pobres.

Quais as causas e efeitos da Globalização?


Como um dos principais fatores capazes de denotar que as políticas adotadas pelos países estão direcionadas à globalização, podemos citar as privatizações e a diminuição de regulamentações e de burocracias que afastam investidores estrangeiros.

A liberdade comercial também é uma prática bem comum e adotada pelos mais diferentes países. Dentre os maiores exemplos, destacam-se criações como a do mercado único entre os Estados Unidos e o Canadá, além do mercado europeu, que existe desde 1993.

Ainda com olhar voltado à Europa, podemos destacar que a integração conseguiu ser bem maior a partir da adoção do Euro como a moeda comum entre diversos países.

Nos dias atuais, a globalização é crescente, impulsionada tanto pelas políticas adotadas quanto pela diminuição de custos envolvendo transportes, aumentando a viabilidade de investimentos entre fronteiras.

Como efeitos causados pelo mundo globalizado, também podemos destacar: o crescimento do número de empresas multinacionais e a padronização mundial de medidas e de qualidade para produtos e serviços.

Vídeo complementar sobre Globalização


Que tal aprender um pouco mais sobre esse assunto? Confira abaixo um vídeo que selecionamos para você.

O vídeo, bastante voltado àqueles em idade escolar e que buscam mais informação sobre a globalização, traz informações interessantes para todas as faixas etárias, com destaque à excelente didática.

  • O que é globalização: pontos positivos e negativos

  • Globalização


Gostou da nossa matéria? Agradecemos a sua visita e te convidamos a navegar um pouco mais pelo nosso site – Bons Investimentos!

Faça um comentário

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS!

Publicidade

Procure o tema do seu interesse

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência neste site e personalizar publicidade. Ao continuar navegando, você concorda com isso.
ssssssssss