Número de empresas abertas cai em abril

Em abril, foram registradas 189.878 novas empresas no Brasil, uma queda de 29,5% em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo dados do Ministério da Economia. Ao que tudo indica,o movimento observado está relacionado à crise causada pela pandemia do coronavírus.

Já quando se trata de fechamento de empresas, o número também registrou em queda. De acordo com os dados do Ministério da Economia, ao todo foram registrados 58.623 negócios fechados, uma queda de 41,1% na comparação com 2019.

Ao que tudo indica, o movimento é explicado pelo fechamento de juntas comerciais com as medidas de isolamento social e a postergação da decisão dos empreendedores, diante das ajudas emergenciais ofertadas pelo governo brasileiro.

O que esperar?

E, não é novidade para ninguém que os efeitos causados pelo isolamento social trouxe um efeito severo na atividade econômica. Em abril, foram registrados os maiores percentuais de isolamento social e em maio já foi possível observar o início da retomada da atividade produtiva. Com isso, é possível que o número de abertura e fechamento de empresa possa ser impactado em maio.

Ano

De acordo com o Ministério da Economia, foram abertas cerca de 1.038.030 empresas de janeiro a abril de 2020, uma alta de 1,2% em relação ao último quadrimestre de 2019. Por outro lado, foram fechadas 351.181 empresas, um recuo de 6,6% quando comparado com o último quadrimestre de 2019.

Diante deste cenário, é possível observar que o resultado do quadrimestre apontava uma forte retomada da atividade empreendedora. Vale destacar que ao todo 18.466.444 estavam ativas no período.

Regiões

Contudo, entre as regiões, o Estado de São Paulo aparece no topo da lista, com cerca de 5,2 milhões empresas. Em segundo lugar aparece Minas Gerais com quase 2 milhões de empresas, seguida pelo Rio de Janeiro com 1,7 milhão de companhias.

Seguimentos

Já entre os seguimentos, no primeiro lugar aparecem cabeleireiros, manicure e pedicure, com 55.984 empresas abertas, uma alta de 9,1% em relação ao último quadrimestre de 2019. Logo após, vem o Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios que registrou 51.064 empresas abertas.
Além disso, figura o seguimento de promoção de vendas, que atualizadas aparecem cerca de 43.275 empresas abertas.

Leia também:


Gostou da nossa matéria? Para ficar sempre atualizado, siga nossas Redes Sociais: Facebook, TwitterInstagram.

Para relatar erros, clique aqui. Conteúdo publicado originalmente por bonsinvestimentos.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.