O que significa mesma titularidade?


Se você já realizou algum tipo de transferência bancária, provavelmente, já deve ter observado o termo “mesma titularidade”.

Contudo, acreditamos que para muitas pessoas a expressão mesma titularidade ainda não esteja tão clara, o que é perfeitamente normal. Portanto, não se preocupe!

Estamos aqui justamente para esclarecer o maior número de dúvidas possíveis a fim de facilitar suas tarefas cotidianas e passar maior confiança na hora de realizar operações bancárias, sejam elas para investimentos, pagamento de contas ou transferências.

Sendo assim, vamos aprender agora de forma simples e fácil o que significa mesma titularidade?

Qual o significado de mesma titularidade?


No universo financeiro, o emprego de “mesma titularidade” está relacionado à ação de transferência de dinheiro entre contas da mesma pessoa ou dono. Achou complicado? Vamos recorrer a um exemplo hipotético para facilitar o seu entendimento:

João possui duas contas bancárias, sendo uma conta no Banco Itaú e a outra conta na Caixa Econômica. Portanto, João é o titular destas duas contas.

Ao transferir seu dinheiro da conta do Itaú para a sua própria conta da Caixa Econômica, tem-se que João fez uma transferência bancária de mesma titularidade justamente pelo fato dele ser o mesmo titular em ambas as contas.

Como curiosidade, achamos interessante ressaltar também que a palavra titularidade pode ter diversos significados dependendo do contexto em que é empregada.

Nos esportes coletivos, por exemplo, titulares são aqueles que começam uma determinada partida, ou seja, seriam os “donos” das posições que ocupam.

Um outro exemplo bastante didático é o do telefone. Se você reparar, a conta telefônica que chega em sua casa tem um campo onde está escrito o seu nome. Esse campo se chama titularidade.

Em outras palavras, significa que você é o responsável pela conta em questão e deve arcar com os custos gerados pelo uso da linha telefônica.

Se formos para um outro cenário como o mercado financeiro, o titular de um determinado investimento é aquele que detém um ativo, que pode ser uma ação, fundo imobiliário, CDB, LCI, LCA, entre outros.

Estes investimentos encontram-se registrados em seu nome junto às instituições competentes pela guarda e registro de ativos mobiliários.

E o que significa a titularidade no banco?


o-que-significa-mesma-titularidade

Agora que você já entendeu alguns dos diversos significados da palavra titularidade, fica mais fácil explicarmos o que vem a ser mesma titularidade no banco.

Neste contexto, a palavra significa que você possui uma conta bancária em seu nome, ou seja, você é o titular desta conta e responsável pelas operações realizadas através dela.

Entretanto, o termo mesma titularidade será encontrado no contexto das operações bancárias que ocorrem entre duas contas diferentes, mas que possuem um mesmo “dono”, seja ele uma pessoa física ou jurídica.

Isso é bastante comum quando uma pessoa ou empresa possui conta em duas agências diferentes ou quando está realizando DOC ou TED entre contas que ela possui em bancos diferentes.

Quando você sinaliza para a instituição bancária que a transferência é para uma conta de mesma titularidade, ela automaticamente entende que o dinheiro está sendo transferido para uma outra conta que também é sua.

Por isso, em transferências de mesma titularidade, não é necessário inserir o CPF ou CNPJ, o que acaba facilitando e agilizando os procedimentos para execução deste tipo de transação.

Caso você tenha interesse em conhecer mais detalhes sobre os tipos de transferências bancárias (TED/DOC) e os códigos dos principais bancos brasileiros, não deixe de acessar os links para os nossos artigos específicos:


Gostou da nossa matéria sobre o que é mesma titularidade? Agradecemos a sua visita e te convidamos a navegar um pouco mais pelo nosso site – Bons Investimentos!

Faça um comentário

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS!

Publicidade

Procure o tema do seu interesse

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência neste site e personalizar publicidade. Ao continuar navegando, você concorda com isso.
ssssssssss