,

O que é SPAM?

Vivemos em um mundo cada vez mais tecnológico e conectado à internet. Se por um lado toda essa conectividade nos premia com diversas facilidades, por outro lado existem muitos perigos para nossa privacidade e para a segurança de nossos dados bancários, por exemplo.

Dentro deste contexto, iremos te explicar de forma simples e didática o que é SPAM e como minimizar os possíveis transtornos decorrentes do recebimento destas mensagens.


O que é SPAM?


SPAM é conhecido popularmente como lixo eletrônico e corresponde a toda e qualquer mensagem indesejada que chega para você através do e-mail, das redes sociais (Facebook, WhatsApp, etc.) ou de qualquer outro meio eletrônico.

Portanto, o SPAM se caracteriza por ser uma mensagem que chega ao usuário sem que este tenha solicitado ou sem que tenha a menor noção do que se trata ou de como o remetente conseguiu chegar até ele.

O termo SPAM é derivado da expressão inglesa “Sending and Posting Advertisement in Mass”, que traduzindo livremente para o português significa “Enviar e Postar Publicidade em Massa”.

Sendo assim, outra característica marcante do SPAM é que geralmente ele é enviado para milhares ou milhões de pessoas ao mesmo tempo. Como o “spammer” (responsável pelo envio do SPAM) tem a noção de que a maioria das pessoas irá simplesmente ignorar ou deletar sua mensagem, ele precisa enviar para a maior quantidade possível de pessoas.

O mais comum é que mensagens de SPAM sejam utilizadas para fins comerciais com a intenção de vender produtos e/ou serviços. Contudo, infelizmente, estas mensagens também podem ser utilizadas para a aplicação de golpes, disseminação de vírus e/ou propagação de notícias falsas (as famosas Fake News).

Como identificar uma mensagem SPAM?


Até mesmo usuários experientes podem ser enganados por mensagens SPAM. Portanto, listamos abaixo algumas dicas para te ajudar a identificar mensagens deste tipo:

  • Título ou conteúdo com propaganda apelativa ou oferta de produto milagroso.
  • Remetente com nome ou provedor de e-mail estranhos.
  • Uso de nome de empresas conhecidas e pedido para fazer download de anexos.
  • Solicitação para clicar em links suspeitos no corpo do e-mail.

Quais os possíveis transtornos causados pelo SPAM?


Praticamente todos os usuários da internet odeiam o recebimento de mensagens SPAM. Embora os maiores provedores de e-mail, como Hotmail e Gmail, possuam filtros para evitar que SPAM chegue até sua caixa de entrada, infelizmente não há um método para bloquear 100% destas mensagens.

Desta forma, listamos a seguir os três principais inconvenientes que as mensagens de SPAM podem causar:

  • Ameaça à segurança das suas informações.

Mensagens SPAM recebidas em seu e-mail podem conter anexos com vírus ou links que te direcionam para sites falsos onde são aplicados golpes financeiros, por exemplo.

  • Aumento dos custos com pacotes de dados de internet.

Se você recebe muitos vídeos com Fake News no WhatsApp, por exemplo, é provável que para fazer o download deste material você consuma uma parcela significativa do seu pacote de dados 3G ou 4G.

  • Propagação de mentiras.

Muitas pessoas acreditam que só porque um vídeo ou texto está na internet ele possui veracidade. Sendo assim, milhares de mentiras são propagadas com um velocidade e alcance assustadores. Entretanto, o maior problema está quando o conteúdo das informações falsas está relacionado ao tema saúde, pois muitas pessoas acreditam nas informações disseminadas e colocam sua própria vida em risco.

Como se prevenir do recebimento de SPAM?


Infelizmente é muito difícil eliminar completamente o recebimento dos mais variados tipos de SPAM existentes na internet, mas você pode adotar algumas atitudes capazes de reduzir o número de mensagens indesejadas, a saber:

  • Não divulgue seu e-mail nas redes sociais.
  • Evite se cadastrar em sites desconhecidos.
  • Mantenha seu antivírus e firewall atualizados.
  • Se receber SPAM na Caixa de Entrada do seu e-mail, marque-o como Spam para alertar o seu provedor sobre aquele remetente.
  • Se receber SPAM pelo WhatsApp, denuncie o número que enviou no próprio aplicativo.
  • Evite responder qualquer tipo de mensagem suspeita de ser SPAM.
  • Não acesse os links ou faça download de imagens ou vídeos enviados no SPAM.

E, o mais importante de tudo, não ajude na propagação de SPAM e notícias suspeitas de serem falsas. Na dúvida, não encaminhe. Não seja um Spammer!

o-que-e-spam

Data da última atualização desta matéria: janeiro de 2019.

O que é SPAM?
Poderia avaliar nosso conteúdo?

Veja Também:

Entrar no Hotmail Entre diretamente na sua conta de e-mail gratuita do Hotmail e conheça dicas de segurança para evitar ter seus dados roubados por hackers.
Entrar no Gmail Entre diretamente na sua conta de e-mail gratuita do Gmail e conheça dicas de segurança para evitar ter seus dados roubados por hackers.
Como entrar no Facebook? Entre diretamente na sua conta do Facebook e conheça dicas de segurança para evitar ter seus dados roubados por hackers.
0 respostas

Deixe uma resposta

Gostou do nosso artigo?
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *