Oferta e Demanda


Já ouviu falar sobre oferta e demanda? De repente, os nomes podem até ser novidade para você, mas o impacto no seu dia a dia vem de longa data.

Falar sobre oferta e demanda significa falar sobre duas forças que asseguram o funcionamento de um mercado, indicando preços e quantidade de produtos oferecidos.

Oferta refere-se à quantidade de um produto que está disponível, isto é, a disponibilidade que as empresas querem ou mesmo conseguem vender.

Demanda, por sua vez, refere-se à quantidade que os consumidores querem ou mesmo podem adquirir desse produto. Resumidamente, demanda é a procura por determinado produto.

A quantidade de produtos que é oferecida (sua oferta) é determinada pelos vendedores. Tal quantidade recebe influência do preço desse produto no mercado, o custo dos insumos, a tecnologia, dentre outros.

Por outro lado, quem estabelece a demanda é o consumidor. A procura que um produto tem está ligada a diversos fatores, dentre as quais podemos citar: o poder aquisitivo da população, gostos e moda da época, a existência de produtos similares ou substitutos no mercado, dentre outros.

Na economia, a relação entre oferta e demanda é representada através de um gráfico, no qual há apenas um ponto de encontro: o ponto de equilíbrio.

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Gráfico representativo da relação entre oferta e demanda por um produto no mercado e como se forma seu preço de equilíbrio

O que é a Lei da Oferta e Demanda?


Lembra quando dissemos na introdução que ainda que esses nomes lhe sejam desconhecidos, afetam sua vida há muito tempo?

Pois então, a lei da oferta e da demanda foi elaborada pelo filósofo e economista britânico Adam Smith (1723-1790), ainda na economia clássica.

Essa lei é um conceito econômico que relaciona a determinação do preço de um produto à sua demanda e à sua oferta no mercado. É também conhecida como a lei da oferta e da procura.

Segundo essa lei, caso haja mais produtos do que pessoas interessadas em comprá-los, a tendência dos preços será cair.

Já em cenário contrário, se um produto estiver em falta e houver grande procura por ele, seu preço tende a subir.

Tal movimento de subida e descida de preços faria com que o mercado eventualmente alcançasse um ponto de equilíbrio: oferta e demanda igualando-se.

Todavia, esse modelo funcionaria apenas em um mercado com concorrência perfeita, isto é, um mercado com muitos vendedores, mas também com muitos compradores.

Essa situação faria com que esses agentes econômicos fossem incapazes de alterar o equilíbrio de preços sozinhos.

Como entender as curvas de Oferta e Demanda


Vamos recorrer novamente ao gráfico de oferta e demanda para entender as curvas e pontos representados nele:

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  • Curva de Oferta

Graficamente, temos uma curva de inclinação positiva na oferta, ou seja, crescente. Ela relaciona a quantidade de produtos que são colocados no mercado ao preço que o produtor recebe por eles.

Assim, quanto maior o preço, maior a quantidade de produtos que os vendedores estarão dispostos a oferecer.

A posição da curva no gráfico pode ser impactada por outros fatores, como o custo de produção. Custos menores podem fazer com que os produtores queiram oferecer mais produtos, mesmo se seu preço no mercado seja mantido.

  • Curva de Demanda

Essa curva está relacionada à vontade que os consumidores demonstram de arcar com o preço de venda do produto.

Essa curva, pois, apresenta inclinação negativa (decrescente), já que quanto mais caro for o produto, menor será a disposição do consumidor (entenda-se: seu interesse) em adquiri-lo.

Mudanças no gosto do consumidor, surgimento de concorrentes e, claro, a variação da renda da população são capazes de modificar essa relação.

Exemplificando, se uma população está em uma fase com maior poder aquisitivo, os consumidores têm a condição de aumentar a procura por determinados produtos, mesmo que o preço não tenha apresentado alterações significativas.

  • Ponto de Equilíbrio

Chama-se “Ponto de Equilíbrio” o ponto do gráfico em que há cruzamento entre a curva da oferta e a curva da procura.

Este ponto indica o preço que o produto deve ter para que sua oferta no mercado seja equivalente à sua procura.

Quando o equilíbrio de mercado é atingido, não se tem nem excesso nem escassez de produto, fazendo com que a tendência seja de estabilização de preços.

Contudo, tal estabilidade pode ser afetada e surgirem fatores externos (novos concorrentes, novas tecnologias ou mesmo crise econômica). A mudança no mercado irá, então, fazer com que haja deslocamento de seu ponto de equilíbrio.

Para que esse ponto seja alcançado de novo, o preço do produto deverá subir ou descer para acompanhar o movimento da oferta ou da procura.

Vídeo complementar sobre Oferta e Demanda


Que tal assistir um excelente vídeo para esclarecer um pouquinho mais sobre o que é e como funciona a lei da oferta e demanda?

  • Oferta e Demanda


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