Implementação do open banking no Brasil já é uma realidade

A implementação do open banking no Brasil já é uma realidade. Ao que tudo indica, a primeira das quatro fases de implementação está prevista para novembro deste ano. Essa fase será da abertura de dados entre as instituições financeiras.

Porém, as operações por clientes dos bancos e o registro de informações na nova plataforma começarão apenas em maio de 2021.

Após a implementação do open banking no Brasil a dinâmica por competição no mercado de serviços financeiros será outra, com foco na inovação de produtos.

E, esses serviços não serão exclusivos de bancos, mas também para fintechs e outras instituições.

Para conseguir as melhores ofertas de produtos, os clientes terão a oportunidade de compartilhar seu histórico bancário com todos os inscritos da plataforma.

Analistas de mercado acreditam que o Banco Central (BC) irá garantir que a empresas sigam sua regulação dentro do novo sistema, tomando as medidas que sejam necessárias para isso.

Outras iniciativas

Outra iniciativa do BC que obteve sucesso foi o sandbox regulatório, um ambiente hospedado pelo próprio Banco Central no qual empresas e consumidores testam produtos financeiros inovadores antes de serem lançados no mercado de forma geral.

Ao que tudo indica, eles pretendem levar o modelo para outros setores que não financeiros.

Leia também:


Gostou da nossa matéria? Para ficar sempre atualizado, siga nossas Redes Sociais: Facebook, TwitterInstagram.

Para relatar erros, clique aqui. Conteúdo publicado originalmente por bonsinvestimentos.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.