Opep prospecta produção brasileira de petróleo em 3,73 milhões de barris por dia em 2020

Petrobras AGENCIA BRASIL

De acordo com as expectativas da Opep, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo, o Brasil deve ofertar 3,73 milhões de barris por dia (bpd) em 2020.

A quantidade representa o mesmo volume apresentado no relatório mensal de maio da organização, e também um aumento da produção de 190 mil bpd em comparação a 2019.

Embora a Petrobras não tenha anunciado oficialmente cortes de produção, a empresa brasileira perdeu a produção de 23 mil bpd devido a um fechamento de 62 plataformas de águas rasas no final de março, afirmou a Opep.

No documento, a Opep ainda relata que “a previsão de produção no segundo e no terceiro trimestre mostrou uma redução em relação ao primeiro trimestre, respectivamente, principalmente devido à decisão da Petrobras de fazer a manutenção de um campo, em um esforço para apoiar as ações coletivas globais para restabelecer a estabilidade no mercado de petróleo”.

A produção de petróleo bruto em abril caiu 13 mil barris por dia em comparação com a produção registrada brasileira em março, para uma média de 2,96 milhões de bpd. O total de líquidos, incluindo biocombustíveis, diminuiu 15 mil bpd na margem.

Redução da atividade no setor de transportes provocou a maior queda

A maior causa da redução do consumo, observou a Organização, foi a queda da demanda do setor de transportes. O consumo de gasolina caiu quase 200 mil bpd em abril, enquanto o consumo do etanol foi reduzido em 130 mil bpd.

“A queda nos quilômetros percorridos por veículos no Brasil, em meio a restrições de mobilidade para tentar conter a expansão da covid-19 no país, é a principal razão pela qual os combustíveis de transporte caíram, incluindo o combustível de aviação”, concluiu a Opep.

Os cancelamentos de voos fizeram o uso de querosene cair  100 mil bpd na comparação anual, enquanto a queda da atividade industrial levou a uma redução de 140 mil bpd no consumo dos combustíveis industriais.

Leia também:


Gostou da nossa matéria sobre as previsões da Opep para a oferta de petróleo por Brasil em 2020?

Para ficar sempre atualizado com nossas notícias, siga nossas Redes Sociais: Facebook, Twitter e Instagram.

Para relatar erros, clique aqui. Conteúdo publicado originalmente por bonsinvestimentos.com.br.

Revisão e edição: Cintia Salomão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.