Os 10+ de fevereiro

Apresentamos mais uma vez a seção “Os 10+ da Renda Fixa” com o mapeamento dos 10 melhores investimentos para fevereiro de 2016 na visão do blog “Bons Investimentos”:

Melhores investimentos 2016 fevereiro

Obs.: Para mais opções de investimentos, recomendamos o acesso direto ao site das corretoras: Easynvest, XP Investimentos e Rico.


Rentabilidade


Para a previsão de rentabilidade líquida anual foram realizadas as seguintes considerações:

  • CDI: +14,13% ao ano (atual)
  • IPCA: +9,16% ao ano (média dos últimos 12 meses com expectativa para 2016)
  • Desconto das taxas cobradas pelas corretoras XP e Rico. Lembrando que a Easynvest não cobra taxa para estes investimentos em Renda Fixa.

Esta previsão serve apenas como ordem de grandeza, pois como visto no artigo sobre os investimentos em Renda Fixa, a verdadeira rentabilidade de títulos pós-fixados só é conhecida no momento do resgate do investimento.

Obs.: Para consultar os valores atualizados do CDI, SELIC e IPCA, acesse nossa seção específica sobre estes índices.

Bons Investimentos_fevereiro_2016


Desempenho da poupança e inflação


Para fins comparativos, é bom saber que nos últimos 12 meses:


Onde encontrar estes investimentos?


O mapeamento de fevereiro foi realizado nas três principais corretoras independentes do mercado: Easynvest, XP Investimentos e Rico.

Obs.: Nossa opção por investir através de corretoras independentes foi discutida no artigo “Como investir? Bancos ou corretoras independentes?”.

As corretoras independentes possuem uma dinâmica muito grande e, talvez, alguns dias ou semanas após a leitura deste artigo você não encontre determinada opção de investimento apresentada em nosso ranking.

Queremos te tranquilizar e informar que isto não é motivo para desespero ou lamentação.

Existem dezenas de outros títulos à disposição e com características e rentabilidades muito similares. Se pintar alguma dúvida, deixe um comentário no final do artigo que te ajudaremos, ok?

De qualquer forma, todos os meses estaremos atualizando a lista com os 10 melhores investimentos do período.


Liquidez


Dos 10 investimentos apresentados, apenas as duas aplicações do Tesouro Direto (“Selic” e “IPCA+”) possuem liquidez diária, ou seja, apesar do prazo de resgate ser longo, você não precisa respeitá-lo e pode sacar o dinheiro quando quiser.

Obs.: Se o investidor pretender efetuar o resgate antecipado dos títulos públicos, o ideal é que seja adquirido o Tesouro Selic. Para entender ou relembrar os motivos é aconselhável a leitura do nosso guia sobre o Tesouro Direto.

Nos demais investimentos a retirada do dinheiro só poderá ser feita no fim do prazo de resgate.


Nunca esqueça do FGC


Os investimentos em LCI, LCA e CDB possuem um seguro automático de até R$ 250.000, por CPF e instituição financeira.

Ou seja, caso o banco onde você tenha aplicado o dinheiro tenha decretada uma intervenção, liquidação extrajudicial ou estado de insolvência (falência) você terá seu dinheiro de volta até este limite de R$ 250.000.

FGC_seguro_investimento

Para conhecer ou relembrar as características deste seguro, recomendamos a leitura do nosso artigo específico sobre o FGC.

Obs.: Apesar dos títulos públicos (Tesouro Direto) não serem garantidos pelo FGC, estes investimentos são considerados por especialistas os ativos mais seguros do mercado, conforme explicado no guia sobre o Tesouro Direto.


Conclusões


Estes são os melhores investimentos para fevereiro de 2016 mapeados de acordo com a visão da “Bons Investimentos” e não devem ser considerados pelo investidor como regra para as suas aplicações.

O objetivo é mostrar que você poderá obter rentabilidades superiores à inflação e rendimento da famosa poupança de forma fácil e segura.

Para isto, basta dedicar um pouco de tempo no aprimoramento da sua educação financeira. A ideia deste blog é justamente facilitar este aprendizado através de uma linguagem clara e sempre com a apresentação de exemplos reais.

A escolha por determinado investimento é algo muito particular e não depende exclusivamente da rentabilidade, pois fatores como liquidez (ou seja, o prazo em que você poderá resgatar o dinheiro) e valores mínimos de aplicação devem ser levados em consideração.

Se você está iniciando seus investimentos ou pretende melhorar suas aplicações, recomendamos a leitura do nosso artigo “Melhores investimentos para 2016”, onde apresentamos um panorama geral do atual momento econômico e damos dicas de como montar a sua estratégia de investimentos da melhor maneira possível.


Como o nosso blog é 100% gratuito, caso tenha gostado deste material, nosso pedido é o mesmo de sempre: ajude-nos na divulgação, através do compartilhamento deste artigo nas redes sociais.


Data da última atualização desta matéria: fevereiro de 2016.

Faça um comentário

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS!

Publicidade

Procure o tema do seu interesse

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência neste site e personalizar publicidade. Ao continuar navegando, você concorda com isso.
ssssssssss