BC e Cade barram função de pagamento do WhatsApp no Brasil

Na terça-feira, 23, o Banco Central e o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) anunciaram a suspensão imediata da utilização da função de pagamentos e transferências por meio do WhatsApp no Brasil.

O BC determinou que a Visa e Mastercard paralisem a função para que o órgão possa avaliar riscos e garantir funcionamento adequado do Sistema de Pagamentos Brasileiro.

De acordo com o BC, a motivação para a decisão é preservar um ambiente competitivo, que assegure o funcionamento do sistema de pagamentos.

No dia 15 de junho o WhatsApp anunciou que o Brasil iria receber uma atualização onde seria permitido o envio e recebimento de dinheiro.

Concorrência

Já para o Cade, a operação tem potencial ofensivo que, se gerar efeitos imediatos, pode acarretar aos concorrentes restrições nas suas atividades.

Ainda segundo o Cade, a base seria de difícil criação ou replicação por concorrentes da Cielo, sobretudo se o acordo em apuração envolver exclusividade entre elas. 

Por outro lado, o WhatsApp declarou que o objetivo da operação é pagamentos digitais para todos os usuários do WhatsApp no Brasil, com um modelo aberto e trabalhando com parceiros locais e o Banco Central.

Leia também:


Gostou da nossa matéria? Para ficar sempre atualizado, siga nossas Redes Sociais: Facebook, TwitterInstagram.

Para relatar erros, clique aqui. Conteúdo publicado originalmente por bonsinvestimentos.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.