Empréstimo pessoal da Caixa é bom?

O empréstimo pessoal da Caixa é uma alternativa de crédito para milhares de brasileiros que precisam de dinheiro para quitar dívidas, fazer reformas na casa ou realizar sonhos de consumo.

Como em nosso país o tema “educação financeira” não é tratado de forma séria tanto pela educação formal das escolas ou pela grande mídia, resolvemos trazer este artigo para analisar se o crédito pessoal da caixa pode ser considerado uma boa opção.

Gostaríamos de informar que, ao final deste artigo, você descobrirá onde conseguir as menores taxas de juros. Adicionalmente, você será apresentado a uma ferramenta online que te permitirá conseguir um empréstimo pessoal sem sair de casa.





O que é um empréstimo pessoal?


O empréstimo pessoal é uma das formas mais acessíveis de crédito, uma vez que as exigências para aprovação do crédito não costumam ser tão rigorosas quanto em outras modalidades.

Entretanto, uma das desvantagens é que a taxa de juros costuma ser mais elevada nesta modalidade de crédito em comparação com outras opções, como o empréstimo consignado, por exemplo.


Tipos de empréstimo pessoal na Caixa


A Caixa Econômica Federal disponibiliza cinco opções de empréstimo pessoal. Entretanto, apesar desta variedade, duas características são comuns a todos os tipos de crédito:

  • Pagamento flexível: possibilidade de divisão em até 48 parcelas.
  • Conveniência: você escolhe se paga de uma só vez ou em prestações mensais.

Vamos agora apresentar as principais peculiaridades de cada tipo de empréstimo pessoal da Caixa Econômica:

  • Crédito Pessoal Único Pré-fixado

O prazo de pagamento vai de 1 a 60 dias e permite até duas reformas de mesmo prazo.

Obs.: O que a Caixa chama de reforma é uma renegociação do prazo do empréstimo.

Entretanto, a primeira reforma solicita amortização de no mínimo 30% do valor do empréstimo e a segunda reforma exige amortização de no mínimo 40% do valor que sobrou do contrato.

  • Crédito Pessoal Mensal Pré-fixado e Crédito Pessoal Mensal Pós-fixado

As taxas de juros são pré ou pós-fixadas. Os prazos de pagamento variam de 1 a 48 meses (pré-fixado) ou 4 a 36 meses (pós-fixado).

  • Crédito Salário Caixa Mensal Pré-fixado e Crédito Salário Caixa Mensal Pós-fixado

Reservado a clientes que recebem seu salário ou benefício (pensão, aposentadoria, etc.) em conta da Caixa.

As taxas de juros são pré ou pós-fixadas. Os prazos de pagamento variam de 1 a 48 meses (pré-fixado) ou 4 a 36 meses (pós-fixado).


Quem pode solicitar o empréstimo pessoal da Caixa?


O empréstimo pessoal da Caixa Econômica Federal (CEF) está disponível apenas para correntistas do banco com idade maior ou igual a 18 anos.

Se você ainda não é correntista da Caixa, mas pretende solicitar um empréstimo neste banco, saiba que para a abertura de conta precisará comparecer a uma agência portando os seguintes documentos:

  • RG e CPF
  • Comprovante de residência
  • Comprovante de renda

Ressaltamos que a simples abertura de conta não é garantia de aprovação do empréstimo, pois você precisará passar por uma análise de crédito para verificação se o valor solicitado é compatível com a sua capacidade de pagamento, que é demonstrada através do seu comprovante de renda.


Como pegar o empréstimo pessoal da Caixa?


Após a abertura de conta na CEF, você poderá utilizar um dos seguintes meios para solicitar o seu empréstimo pessoal:

  • Internet banking
  • Caixa eletrônico
  • Atendimento presencial em uma agência (caixa ou gerente)

Geralmente, todos os correntistas possuem um limite pré-aprovado para empréstimo e, desta forma, é fácil e rápido solicitar o crédito via internet banking ou caixa eletrônico.

Entretanto, caso você não possua este limite pré-aprovado ou deseje a contratação de um empréstimo de valor superior, o aconselhável é o comparecimento a uma das agências (de preferência a sua própria agência) para negociação com o gerente.

Caso você ache que a taxa de juros oferecida também está muito alta, nada melhor do que uma conversa com o seu gerente para negociar melhores condições.

É importante ressaltar que o pagamento das prestações se dará através de débito em conta. Ou seja, se na data definida para o pagamento você não tiver saldo suficiente, sua conta ficará no negativo e você entrará no cheque especial, pagando uma taxa de juros ainda mais alta.


Valor máximo do empréstimo pessoal da Caixa


Não existe limitação em relação ao valor máximo permitido no empréstimo pessoal da Caixa Econômica.

Tudo dependerá da análise do banco em relação à sua renda e histórico de relacionamento com o banco (pagamentos em dia, multas, atrasos, nome sujo, etc.).





Taxas de juros do empréstimo pessoal da Caixa


Tentamos utilizar o internet banking para simular as taxas de juros em cada modalidade de crédito pessoal da Caixa, mas, infelizmente, o sistema só retornou mensagens de erro.

Desta forma, a única alternativa foi verificar no site do Banco Central qual a taxa de juros informada pela Caixa Econômica Federal.

A consulta foi realizada em setembro de 2017 e só havia disponível a taxa de juros na modalidade pré-fixada: 4,65% ao mês.


Simulador do empréstimo pessoal da Caixa


Para facilitar a sua vida, disponibilizamos um simulador do empréstimo pessoal da Caixa muito fácil de usar.

Basta informar o valor do seu empréstimo, a taxa de juros mensal e o número de meses em que pretende pagar o empréstimo para saber rapidamente o valor das prestações e o valor total pago.



Ressaltamos que esta simulação representa apenas uma estimativa da ordem de grandeza do valor da prestação, uma vez que o Custo Efetivo Total (CET) do empréstimo pode ser maior em função de incorporar outras taxas e IOF.

Sendo assim, para saber exatamente o valor da prestação nada melhor do que uma consulta direta em uma das agências da Caixa Econômica Federal.


Se você está com dificuldades em obter um empréstimo junto ao seu banco, pode solicitar uma cotação online. Existem diversas instituições financeiras facilitando o pedido de empréstimo, mas é preciso se atentar às taxas de juros praticadas.

Caso haja interesse em solicitar uma cotação rápida pela internet, acesse o site da Lendico através deste link. De acordo com a Lendico as principais vantagens de solicitar um empréstimo com eles são:

  • Empréstimo feito 100% pela internet.
  • Taxas de juros menores do que nos bancos.
  • Empréstimos de R$ 2.500 a R$ 50.000.
  • Pagamento em 12, 18, 24, 30 e 36 meses.

Se tiver interesse, peça já a sua cotação!


Comparação das taxas de juros do empréstimo pessoal


No início deste artigo, citamos que uma das desvantagens desta modalidade de empréstimo é possuir taxas de juros mais elevadas do que o crédito consignado, por exemplo.

Mas será que isto é realmente verdade? Que tal compararmos as taxas do empréstimo pessoal da Caixa com outras modalidades de empréstimo / dívida neste mesmo banco?

comparativo emprestimos caixa

Obs.: Taxas praticadas pela Caixa Econômica Federal. Consulta em setembro de 2017 no site do Banco Central.

Portanto, podemos constatar que as melhores taxas de juros são obtidas no empréstimo consignado, mas as taxas do empréstimo pessoal ainda são muito melhores do que as do cheque especial ou cartão de crédito rotativo.

Sendo assim, se você não se enquadra nas condições necessárias para a obtenção de um crédito consignado, talvez, a tomada de um empréstimo pessoal para o pagamento de dívidas no cartão de crédito, por exemplo, seja uma boa alternativa.


Comparação com taxas de juros de outros bancos


Para respondermos se o empréstimo pessoal da Caixa é bom, precisamos fazer um comparativo considerando as taxas de juros praticadas pelos demais bancos de grande porte.

Desta forma, apresentaremos as taxas de juros cobradas por Itaú, Banco do Brasil, Santander e Bradesco na modalidade de empréstimo pessoal com taxa pré-fixada.

emprestimo pessoal caixa economica

Fonte: Banco Central do Brasil. Consulta em setembro de 2017.

Portanto, a melhor taxa de juros entre os grandes bancos é oferecida pelo Banco do Brasil e a pior taxa, de forma disparada, é a do Banco Bradesco.


Como conseguir as menores taxas de juros?


De acordo com o Banco Central, em setembro de 2017, os bancos com as menores taxas de juros para empréstimo pessoal eram:

  • Banco Paulista: 1,54 % ao mês
  • Banco Safra: 1,55% ao mês
  • Banco Guanabara: 1,93% ao mês
  • Bancoob: 2,23% ao mês
  • Banco Tricury: 2,26% ao mês
  • Banco da Amazônia: 2,30% ao mês
  • Banco Pan: 2,56% ao mês

Obs.: Novamente lembramos que o Custo Efetivo Total (CET) pode ser maior em função de incorporar outras taxas e IOF.

Sendo assim, é possível observar que existem bancos com taxas de juros muito menores do que aquelas cobradas pelas principais instituições financeiras do país.

E como conseguir um empréstimo nestes bancos?

Como o acesso a bancos de menor porte como os apresentado aqui nem sempre é fácil para o interessado em adquirir um empréstimo, algumas startups / fintechs estão surgindo com muita força por oferecerem a possibilidade de obtenção de empréstimo através da internet e com taxas menores do que aquelas oferecidas pelos grandes bancos.

Consideramos esta uma importante ferramenta para que você consiga ampliar o seu leque de comparação e não caia na armadilha de fechar empréstimos com juros elevados.

Portanto, se você quer ter outras cotações para comparar com a taxa de juros praticada pelo seu banco, pode solicitar um empréstimo online hoje mesmo sem sair da sua casa através deste link.


Considerações finais


Aprendemos neste artigo que a Caixa Econômica Federal oferece 5 modalidades de crédito pessoal, com taxas pré-fixadas ou pós-fixadas. Para obter o empréstimo é necessário ser correntista do banco e ter no mínimo 18 anos.

Neste artigo, disponibilizamos um simulador de empréstimo pessoal para que você possa ter uma noção do valor das prestações do empréstimo que pretende obter.

Adicionalmente, fizemos uma comparação entre as taxas de juros dos grandes bancos do país, listamos as instituições que oferecem as menores taxas de acordo com dados do Banco Central, mencionamos a importância de ter mais de uma cotação e apresentamos uma ferramenta para receber diversas cotações de empréstimo de forma online.

Obs.: Para consultar as taxas de juros atualizadas dos diversos bancos citados neste artigo, recomendamos o acesso direto ao site do Banco Central.

Portanto, esperamos que a leitura deste material tenha sido útil para você conhecer um pouco mais sobre esta modalidade de crédito e decidir se o empréstimo pessoal da Caixa é uma boa alternativa.


Para consultar informações relevantes sobre demais modalidades de empréstimo, sugerimos o acesso a um dos artigos de nossa série especial sobre o tema:


Gostaríamos de registrar que não temos qualquer vínculo com este banco e reclamações e/ou dúvidas mais específicas devem ser dirigidas diretamente para um dos canais de atendimento da Caixa Econômica.

Além das agências físicas, as informações sobre o empréstimo pessoal da CEF podem ser obtidas através do seguinte telefone: 0800-726-0101.


Caso você tenha gostado deste material e acredite que ele possa ser útil para melhorar a saúde financeira de seus amigos e familiares, que tal compartilhar no Facebook?

Fique à vontade para fazer sugestões, elogios e reclamações! Para isso basta deixar um comentário aqui embaixo. Teremos grande felicidade em receber a sua mensagem!



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *