Índices

Esta seção foi criada para facilitar a sua consulta aos principais índices da economia e auxiliar a tomada de decisão em investimentos pós-fixados.

2017 07 índices econômicos

(*) Expectativas da SELIC, IPCA e IGP-M divulgadas pelo Boletim Focus do Banco Central do Brasil.

(**) Atualização em 03/jul/17.

10 Comentários


  1. Foram as melhores explicacoes que encontrei em relacao aos tipos de renda fixa. Seus artigos sao expostos de uma maneira clara e objetiva para leigos. Muito obrigada !!!

    Responder

  2. Excelentes explicações. Mantenham-nas assim: simples, acessíveis, mas ricas!

    Responder

  3. Pelo que entendi o selic está baixando, sendo nesse caso mais interessante investir no modo pre fixado? Ou Ainda assim é vantagem o estilo? Outra dúvida: o cdb di não cobra impostos?

    Responder

    1. Sara, a escolha entre um investimento pré ou pós-fixado não é tão simples assim. Você precisa analisar vários fatores, fazer uma breve leitura de perspectivas futuras e incertezas para depois decidir. O mais conservador é sempre investir em pós-fixados. Todo CDB possui a cobrança de imposto de renda, portanto o CDB DI não é isento.

      Responder

  4. Ricardo e Haroldo, meus sinceros parabéns pelo trabalho que vocês fazem por aqui. É disso que as pessoas precisam para mudar a visão sobre investimentos: linguagem simples, direta e didática sem perder a profundidade e pertinência das informações. Mantenham essa postura em seus textos, que, com certeza, vocês vão angariar sempre mais e mais leitores, pois até hoje não vi nenhuma mídia com as características que lhes são marca.

    Obrigado pelo conteúdo e um grande abraço!

    Responder

    1. Leonardo, ficamos realmente muito agradecidos pelas suas palavras. São depoimentos como o seu que nos motivam a continuar trazendo informação para este blog. Agradecemos sua presença e ficaremos na torcida para que volte sempre!

      Responder

  5. Para fazer uma simulação como se o ambiente do resgate fosse igual ao de hoje, eu uso o CDI dos últimos 12 meses? Tenho visto comentários, nos blogs, que a poupança estaria quase empatada com o Tesouro Selic e os CDBs de liquidez diária, mas pelas minhas simulações, os CDBs vencem ainda mesmo com resgate antes de 30 dias. Queria conferir se estou usando a taxa correta. De resto, parabéns pelo blog e pelo livro. São minha referência.

    Responder

    1. Raphael, deixa eu tentar te responder em partes…

      Para fazer uma simulação como se o ambiente do resgate fosse igual ao de hoje, eu uso o CDI dos últimos 12 meses?
      Resposta: Sim!

      Para a comparação entre Tesouro Selic e Poupança, vamos utilizar os valores atuais:
      – Taxa Selic: 10,25% a.a.
      – Poupança: 7,82% a.a.

      Considerando o resgate do Tesouro Selic em 31 dias (sem IOF), teríamos apenas o desconto do Imposto de Renda na alíquota máxima de 22,5%. Ou seja, a rentabilidade líquida do Tesouro Selic seria de 10,25 x 77,5% = 7,94% a.a.. Estou dando o valor anualizado para facilitar com a comparação do rendimento da poupança apresentado. Como ainda precisaria descontar a taxa da Bovespa, a rentabilidade cairia um pouco e realmente ficaria muito próxima à da Poupança.

      Entretanto, a tendência é que a rentabilidade da Poupança também caia nos próximos meses, pois com a Taxa Selic em baixa a TR ficará próxima de 0. Sem falar que em caso de Selic abaixo de 8,5% a regra de rentabilidade da Poupança muda e passa a ser de apenas 70% da Selic + TR. Ou seja, por mais que haja um empate momentâneo, a tendência é sempre o Tesouro Selic ou um CDB de 100% do CDI ganhar da Poupança no médio prazo.

      Vamos lançar a segunda edição do livro e acrescentar um capítulo chamado “Onde investir com a Taxa Selic em baixa” justamente para abordar mais detalhadamente esta questão.

      Quem já adquiriu a primeira edição do livro, terá direito a receber o ebook da segunda edição de forma gratuita. Faremos poucas alterações, mas acreditamos que o livro precisa deste capítulo para ficar completo, uma vez que muitos leitores tem feito este tipo de pergunta.

      Agradecemos a sua participação aqui no blog e ficamos muito felizes em poder te ajudar!

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *