Os 10+ de dezembro de 2016

Tempo de leitura: 2 minutos

Atualizamos a nossa seção “Os 10+ da Renda Fixa” com o mapeamento dos 10 melhores investimentos para dezembro de 2016 na visão do blog “Bons Investimentos”:

melhores-investimentos-dezembro-2016

Obs.1: Mapeamento realizado em 02/dez. Para atualizações e mais opções de investimentos, pode ser realizado o acesso direto ao site das corretoras: Easynvest, XP Investimentos e Rico. Para aprender a investir através destas corretoras, recomendamos a leitura do artigo “Como investir”.

Obs.2: Em 01/12/16, o Grupo XP Investimentos anunciou a compra da corretora Rico. Entretanto, a informação passada ao mercado é de que a marca Rico continuará independente.


Previsão de rentabilidade líquida anual


Foram adotadas as seguintes premissas:

  • CDI: +13,63% ao ano (atual)
  • IPCA: +7,15% ao ano (acumulado dos últimos 12 meses)

Obs.: Para consultar os valores atualizados do CDI, SELIC e IPCA, acesse nossa seção específica sobre estes índices.

  • Ressalta-se que a Rico e XP Investimentos atualmente estão seguindo a política da Easynvest e não cobram mais taxa para investimentos em LCI e CDB. Entretanto, a Rico ainda permanece com a taxa de 0,10% ao ano para investimento no Tesouro Direto enquanto Easynvest e XP Investimento também não cobram taxa para aplicações em títulos públicos.

Esta previsão serve apenas como ordem de grandeza, pois como visto no artigo sobre os investimentos em Renda Fixa a verdadeira rentabilidade de títulos pós-fixados só é conhecida no momento do resgate do investimento.


Desempenho da poupança


Para fins comparativos, é bom saber que nos últimos 12 meses a rentabilidade da poupança foi de +8,35%.


Segurança é fundamental: lembre-se do FGC


Os investimentos em LCI, LCA e CDB possuem um seguro automático de até R$ 250.000, por CPF e instituição financeira.

Para conhecer ou relembrar as características deste seguro, recomendamos a leitura do nosso artigo específico sobre o FGC.

Obs.: Apesar dos títulos públicos (Tesouro Direto) não serem garantidos pelo FGC, estes investimentos são considerados por especialistas os ativos mais seguros do mercado, conforme explicado no guia sobre o Tesouro Direto.


A escolha por determinado investimento é algo muito particular e não depende exclusivamente da rentabilidade, pois fatores como liquidez (ou seja, o prazo em que você poderá resgatar o dinheiro) e valores mínimos de aplicação devem ser levados em consideração.

Se você está iniciando seus investimentos ou pretende melhorar suas aplicações, recomendamos a leitura do nosso artigo “Melhores investimentos para 2016”.


Como o nosso blog é gratuito, caso tenha gostado deste material, nosso pedido é o mesmo de sempre: ajude-nos na divulgação, através do compartilhamento deste artigo nas redes sociais.

É fácil e rápido! Basta clicar nos ícones acima…

6 Comentários


  1. Olá! Gostaria de parabenizá-los pelo conteúdo do blog, didático e de fácil entendimento, além de ser gratuito. Continuem assim, com certeza irão longe!
    Queria tirar uma dúvida simples, mas que nada tem a ver com este post. Sou novata nesse ramo de investimentos; porém, já li muitos artigos dizendo que o Tesouro Direto é uma boa forma de investimento, principalmente para iniciantes como eu. Resolvi abrir uma conta na Easynvest para experimentar, conhecer mais sobre esse mundo. Mas quando vou preencher o cadastro financeiro, mais especificamente em situação financeira, pede-se que insira o rendimento mensal.
    Eu não sei o que colocar, pois sou estudante, maior de idade, mas não trabalho, e precisa ser um valor superior a R$700. Nesse caso, eu teria que colocar a renda mensal da pessoa(s) que trabalha(m) em minha casa?
    Desde já, grata pela disponibilidade em responder, e esse é só a primeira de muitas mensagens que deixarei aqui! Manterei contato sempre.
    Beijo!

    Responder

    1. Jo, tudo bem? Obrigado pelas suas palavras de incentivo. Nunca passamos por essa situação, pois só começamos a investir após ingressar no mercado de trabalho. Ou seja, entendemos que você já está vários passos na nossa frente em relação à educação financeira. No seu lugar, eu colocaria aproximadamente a renda de uma das pessoas que trabalham na minha casa. O que posso afirmar é que nunca me pediram para comprovar renda e periodicamente eles pedem para atualizarmos esses valores, principalmente se você fizer uma transferência de grande valor e teoricamente incompatível com a renda declarada. Pode voltar sempre que quiser. Seja muito bem-vinda ao nosso blog e obrigado pela sua audiência!

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *