O que é Balanço Social?


Você já ouviu falar sobre Balanço Social? Apesar de seu surgimento datar da década de 60, nos Estados Unidos, seu papel tem cada vez mais relação com o momento atual de responsabilidade social e desenvolvimento sustentável.

Dentro deste cenário, preparamos este texto para você entender o que é e qual a importância do Balanço Social. Confira abaixo!

O que é Balanço Social?


o-que-e-balanco-social

O Balanço Social é um demonstrativo feito pelas empresas a respeito de seus indicadores de responsabilidades sociais, ambientais e econômicos. Com esse documento, a organização consegue mostrar ao público em geral sua contribuição com a sociedade a sua volta.

Portanto, o objetivo principal de um Balanço Social é divulgar sua gestão econômico-social e o relacionamento da empresa com a comunidade na qual está inserida, visando das transparência de suas ações no âmbito da chamada Responsabilidade Social Corporativa.

Neste contexto, as informações apresentadas em um Balanço Social podem ser qualitativas e/ou quantitativas.

O Balanço Social apresenta publicamente que a intenção da organização não é somente a geração de lucros, mas o desempenho social.

A elaboração do balanço social não tem caráter obrigatório, ou seja, não é exigido que se seja divulgado por nenhum órgão. A sua elaboração parte única e exclusivamente do desejo da direção da empresa em prestar contas à comunidade onde ela está inserida.

É, portanto, um compromisso da responsabilidade para com a sociedade, por meio da prestação de contas do seu desempenho sobre o uso e a apropriação de recursos que originalmente não lhe pertenciam.

O Balanço Social é um mecanismo utilizado para a melhoria da imagem das organizações, além de dar transparência às suas atividades de forma a ampliar o diálogo entre elas e a sociedade.

Serve também como ferramenta de gestão da responsabilidade social, sendo uma forma de vislumbrar os compromissos estabelecidos sobre a responsabilidade social em direção à sustentabilidade.

As principais informações de natureza social e ambiental contidas no Balanço Social são:

  • Geração e distribuição de riquezas.
  • Recursos humanos.
  • Interação da empresa com a comunidade externa.
  • Interação da empresa com o meio ambiente.

O vídeo abaixo apresenta uma excelente explicação complementar sobre o que é o Balanço Social. Se você quer entender tudo sobre este assunto, recomendamos que separe 5 minutos para assistir atentamente:

Como é feita a elaboração do Balanço Social?


Embora o Balanço Social ainda não conte com uma elaboração padronizada, ou seja, não há um modelo a ser seguido, existem alguns tópicos que são mais frequentemente utilizados, a saber:

  • Demonstração do Valor Adicionado (DVA).
  • Apresentação da empresa com sua receita e resultado do período.
  • Dados sobre os funcionários.
  • Demonstração de como a empresa utiliza recursos naturais.
  • Apresentação de gastos e investimentos na preservação do meio ambiente.
  • Listagem de investimentos em tecnologias para melhoria de indicadores ambientais.
  • Dados quantitativos de sobre o tratamento de resíduos e demais poluentes.
  • Políticas de uso racional da água e energia elétrica.
  • Apresentação de projetos que estejam em desenvolvimento.
  • Indicadores de qualidade e desempenho.
  • Demais informações extras.

A elaboração das informações contidas no Balanço Social de uma empresa costuma envolver profissionais de diferentes áreas da empresa, especialmente das áreas de Contabilidade e Recursos Humanos.

A respeito da DVA, é preciso que se diga que ela apresenta a riqueza gerada e distribuída durante o período. Logo, tal documento pode ser bastante útil para que se avalie de que maneira a empresa contribui para a sociedade do ponto de vista econômico.

A lei brasileira exige que a Demonstração do Valor Adicionado seja elaborada, estando ou não anexada ao Balanço Social.

O vídeo abaixo se aprofunda um pouco mais na elaboração deste documento e lista alguns indicadores comumente apresentados em um Balanço Social:

Qual a origem do Balanço Social?


O surgimento desse documento deve-se à grande contestação sobre preocupações sociais e ambientais de empresas dos Estados Unidos e de países da Europa.

Quando grupos de interesse (stakeholders) começaram a aparecer e pressionar por maiores informações no campo da responsabilidade social, a elaboração e a apresentação do Balanço Social ao público tornou-se uma prática habitual das organizações.

Em Portugal, por exemplo, esse documento precisa ser apresentado em formato de formulário, sendo sua elaboração obrigatória (prevista em lei) para todas as empresas públicas e privadas que tenham mais de cem funcionários.

Como é uma metodologia que ainda está em desenvolvimento, muitas organizações elaboram seus Balanços Sociais de modo autônomo, podendo servir como base para estudos relacionados ao assunto


Gostou da nossa matéria? Agradecemos a sua visita e te convidamos a navegar um pouco mais pelo nosso site – Bons Investimentos!

Faça um comentário

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS!

Publicidade

Procure o tema do seu interesse

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência neste site e personalizar publicidade. Ao continuar navegando, você concorda com isso.
ssssssssss