Canal Eletrônico do Investidor (CEI) – O que é? Como se cadastrar?

Iremos te explicar agora o que é o Canal Eletrônico do Investidor (CEI), como fazer o seu cadastro e como acessar suas informações. Confira abaixo!

O que é o Canal Eletrônico do Investidor (CEI)?


canal-eletronico-do-investidor-cei

Canal Eletrônico do Investidor, ou simplesmente CEI, é um sistema da B3 (a Bolsa de Valores oficial do Brasil) com o objetivo de facilitar a consulta de todas as suas operações efetuadas na Bolsa de Valores.

Através deste canal, você consegue acompanhar todas as transações realizadas na Bolsa de Valores em todas as corretoras nas quais investe.

O CEI disponibilizar as movimentações, saldos e posições em seus ativos financeiros. Além disso, o CEI organiza os saldos do investidor em diferentes mercados, não só o mercado acionista, como também o mercado de opções, a termo e futuros.

Importante destacar que a atual B3 é formada pela BM&F, Bovespa e pela Cetip e que pelo acesso ao CEI, você consegue acompanhar os investimentos realizados nos dois segmentos.

Pelo segmento da “BM&F, Bovespa”, as informações que podem ser acessadas estão relacionadas a investimentos feitos em:

  • Derivativos: Termo, Swap e Opção.
  • Carteira de ativos: Tesouro Direto, Fundos Imobiliários, entre outros.
  • Empréstimo de ativos.

Pelo segmento da “Cetip”, as informações que podem ser acessadas estão relacionadas a investimentos feitos em:

  • Valores Mobiliários: Debêntures, CRIs, CRAs, entre outros.
  • Ativos Financeiros: CDB, LCI, LCA, LC, LF, entre outros.
  • Derivativos: Termo, Swap e Opção.

Como fazer o cadastro no CEI?


É bem fácil: para ter cadastro no CEI, é preciso que você tenha investido em qualquer produto financeiro que tenha sido oferecido pela B3, desde que tenha sido por meio de uma instituição financeira.

Sendo esse o caso, a senha é automaticamente criada e enviada pelo e-mail cadastrado pela corretora ou pelo correio no endereço também cadastrado.

Estando com a senha em mãos, você pode acessar o portal CEI com o seu número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou com o seu Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), conforme for o caso.

Se você não estiver confortável com essa senha gerada automaticamente pela instituição, você pode mudar para uma senha pessoal no próprio portal, o que é altamente recomendado para garantir a segurança de suas informações.

Como acessar o CEI?


Também é bem fácil. No próprio site da B3, você encontra o local próprio do canal eletrônico do investidor. Disponibilizamos para você o link direto para fazer este acesso ao CEI

cei.b3.com.br

Após acessar o link acima, basta preencher o número seu CPF / CNPJ, digitar a sua senha e clicar em “Entrar”.

Se você também é do time dos que costumam esquecer as senhas, não precisa se preocupar. Você pode recuperá-la nessa mesma página, basta clicar em “Esqueci minha senha”.

Vídeos complementares sobre o Canal Eletrônico do Investidor


Sempre trazemos vídeos complementares sobre os assuntos de nossas matérias. Desta forma, recomendamos que assista aos vídeos abaixo para entender melhor o que é CEI e como fazer consultar nesta plataforma.

  • CEI: Canal Eletrônico do Investidor – o que é?

  • Como consultar meus dividendos – CEI (Canal Eletrônico do Investidor)


Gostou da nossa matéria? Agradecemos a sua visita e te convidamos a navegar um pouco mais pelo nosso site – Bons Investimentos!

Faça um comentário

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS!

Publicidade

Procure o tema do seu interesse

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência neste site e personalizar publicidade. Ao continuar navegando, você concorda com isso.
ssssssssss