Existe Cartão de Crédito de Cooperativa Financeira?


As cooperativas financeiras possuem um papel fundamental na economia brasileira. Diferentemente de bancos tradicionais, elas têm, em sua política de constituição, a cooperação e a sociedade entre pessoas e não somente o capital.

Logo, o foco desses empreendimentos está no crescimento e no sucesso de seus clientes. Sendo assim, muitos dos processos dentro das cooperativas ocorrem de maneira diferenciada de outras instituições financeiras.

Por isso, é importante você saber se é possível conseguir um cartão de crédito nessas organizações.

Quer entender como fazer isso? Então, continue a leitura e descubra tudo sobre o cartão de crédito de cooperativas.

Como os cartões de crédito funcionam?


Inicialmente, é preciso saber como funciona a dinâmica dos cartões de crédito.

Apesar de serem instrumentos financeiros utilizados há décadas em todo o mundo, muitas pessoas simplesmente não entendem como eles funcionam.

Basicamente, o cartão é emitido por uma instituição financeira que tem um convênio com a operadora. O banco (ou a cooperativa) faz toda a gestão do crédito, entretanto, a operação é concretizada pela operadora.

Assim, essa instituição paga ao lojista que vendeu para você e, no dia de vencimento de sua fatura, é feito o pagamento para o banco, que repassa à operadora de cartão de crédito (Visa ou Mastercard, por exemplo).

Lembrando que para conseguir um instrumento de crédito como esse é fundamental estar com as suas contas em dia.

Atualmente, os bancos e as operadoras de cartão de crédito estão utilizando o Score fornecido por órgãos de proteção ao crédito, como SERASA e SPC, para embasar as suas decisões sobre a concessão do “benefício” ou, ainda, sobre o limite de crédito que será fornecido para que o cliente faça suas compras.

Quais são as principais bandeiras dos cartões de crédito?


cartão de crédito

As cooperativas financeiras, assim como os bancos tradicionais, oferecem a possibilidade de utilização de diversas bandeiras famosas, como MasterCard e Visa.

Contudo, é possível encontrar outras bandeiras menos comuns, como Cabal, por exemplo.

É preciso ser associado à cooperativa para solicitar o cartão?


Sim. As cooperativas financeiras têm como objetivo principal a concessão de benefícios coletivos para os seus associados.

Logo, os produtos financeiros ofertados por elas são exclusivos para aqueles que têm suas contas na instituição.

Quais os benefícios do cartão de crédito de cooperativas?


Um dos principais benefícios da cooperativa financeira é o fato de não visarem ao lucro. O objetivo principal delas é administrar os benefícios oferecidos para os clientes.

Logo, as taxas e anuidades costumam ser menores do que as praticadas por bancos convencionais.

Além desse fato, os associados dessas instituições, assim como os donos de seus próprios negócios, têm a oportunidade de participar dos resultados da cooperativa.

Isso significa que eles recebem um valor correspondente à sua cota-parte na instituição quando ela fizer a distribuição de seus lucros.

Sendo assim, quanto maior for a sua cota na cooperativa e mais você utilizar os seus benefícios, maior será a sua rentabilidade nos investimentos.

Como ter um planejamento financeiro para fazer bom uso do cartão de crédito?


como-usar-bem-cartao-de-credito-de-cooperativas

Como você já sabe, para solicitar um cartão de crédito, é necessário estar com a sua vida financeira totalmente em dia.

Além de não ter pendências ou restrições nos órgãos de proteção ao crédito, é preciso ter um bom Score, uma numeração de 0 a 1.000 que é atribuída aos bons pagadores e às pessoas que têm uma boa gestão de sua renda.

Neste tópico, mostraremos o que você pode fazer para garantir um bom planejamento financeiro a fim de solicitar o seu cartão de crédito e ter mais chances de ser aprovado.

Faça o pagamento de suas contas em dia

O primeiro passo é efetuar o pagamento de suas contas em dia.

Isso porque atrasar a quitação de alguns valores prejudicará o seu Score de Crédito, dificultando o processo de análise e fazendo com que a administradora do cartão e a própria cooperativa financeira neguem o seu pedido ou forneçam um limite muito inferior à sua capacidade de pagamento.

Tenha um bom controle financeiro

Um dos motivos que fazem as pessoas deixarem de pagar suas contas é o esquecimento.

Se você tiver um bom controle financeiro, contendo todas as suas despesas a pagar em determinado período, certamente evitará que esse tipo de problema ocorra.

Além de evitar o vencimento de contas, o controle financeiro também pode auxiliar nos cálculos e nas projeções para o futuro. Isso evita que você gaste mais do que é capaz de pagar.

Mantenha o seu cadastro atualizado

Outro fator crucial para conseguir o seu cartão de crédito com a cooperativa financeira é manter o seu cadastro devidamente atualizado na instituição e em outros fornecedores e credores.

Isso porque dados desatualizados também prejudicam o seu Score de Crédito.

Sendo assim, mudanças de endereço, alterações no nome civil, como a inclusão de sobrenome de casado, entre outros dados, precisam ser devidamente atualizados.

Faça projeções de gastos futuros

Com um bom e eficiente controle financeiro, é possível realizar projeções de gastos para o futuro, especialmente com as suas compras parceladas no cartão de crédito.

Assim, você pode se planejar para fazer uma compra e não cair no velho e comum erro que muitas pessoas acabam cometendo, sobre o qual discorreremos a seguir.

Evite compras desnecessárias

O cartão de crédito, quando cai nas mãos de pessoas descontroladas e despreparadas, acaba dando uma sensação equivocada de poder de compra.

Não se engane, pois até mesmo os mais contidos acabam afetados por esse problema.

Entretanto, se uma pessoa tiver uma boa gestão financeira e controle de suas contas, é possível verificar de forma mais ampla as suas faturas e evitar fazer compras desnecessárias que não podem ser pagas ou que, simplesmente, são dispensáveis e podem ser deixadas para outro momento ou sequer ser efetuadas.


Agora que você sabe ser possível pedir cartão de crédito às cooperativas financeiras, bem como conhece as formas de gerenciar bem as suas finanças para evitar o gasto superior à sua capacidade de pagamento, comece a aplicar essas estratégias para conseguir solicitar o seu cartão.

O cartão de crédito, quando utilizado com responsabilidade, pode ser um excelente instrumento financeiro, possibilitando a realização de sonhos e objetivos, já que é possível realizar o pagamento de forma parcelada.


Gostou dessas informações? Se você quiser ficar mais atento a outras novidades do nosso site, curta a nossa página no Facebook para receber as notificações de novas postagens.

Compartilhe:
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram

Faça um comentário

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS!

Publicidade

Procure o tema do seu interesse

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência neste site e personalizar publicidade. Ao continuar navegando, você concorda com isso.