6 principais Erros do Investidor em Crises Financeiras!


As crises financeiras geralmente não são benéficas para o país como um todo, apesar de sabermos que em todas as crises existem oportunidades e muitas pessoas e empresas lucram mesmo em cenários adversos para a população.

Entretanto, pensando no país, geralmente as crises vem acompanhadas de aumento do número de desempregados, endividamento da população e instabilidade financeira em todas as classes sociais.

Contudo, algumas pessoas permanecem tendo dinheiro durante as crises financeiras e podem aproveitar esse período para encontrarem boas oportunidades de negócios e investimentos a preços mais baixos.

Algumas pessoas conseguem construir riquezas mesmo em cenários de desesperança econômica, mas estas são exceções.

O mais comum é ver investidores e empreendedores cometendo inúmeros erros ao investir seu tempo, energia e dinheiro em períodos de crise econômica.

Portanto, se você está pensando em começar um negócio ou fazer um investimento no atual momento da economia brasileira, dê uma olhada nos principais erros e evite cometê-los:

1) Investir todo o dinheiro

noticia-news-investimento-na-crise

Este é um erro cometido por mais de 90% dos investidores.

Antes de investir em qualquer negócio ou aplicação financeira é preciso montar uma reserva de emergência.

Assim, caso experimente o fracasso em seu negócio ou aplicação financeira, você ainda terá dinheiro para manter suas despesas pessoais até que consiga uma nova fonte de renda.

Especialistas em educação financeira recomendam que o valor desta reserva de emergência não seja inferior ao equivalente para pagar suas despesas durante 4 meses.

2) Usar o cheque especial ou o rotativo do cartão de crédito

Esse erro está intimamente atrelado ao primeiro erro, pois em momentos de dificuldades financeiras se você não tiver uma reserva de emergência pode precisar recorrer ao cheque especial da sua conta corrente ou ao rotativo do cartão de crédito.

Lembrando que as taxas de juros destas linhas de crédito são altíssimas e muito superiores do que qualquer rentabilidade que você consiga em investimentos de Renda Fixa, por exemplo.

Portanto, antes de pensar em investir é necessário quitar suas dúvidas com taxas de juros elevadas.

3) Não mapear os riscos do investimento

noticia-news-perigo-de-investir-na-crise

Pelo menos metade dos investidores aplicam seu dinheiro em antes conhecer e analisar todos os riscos envolvidos.

Isto é muito ruim porque algumas aplicações financeiras podem causar prejuízos se você retirar o dinheiro antes do prazo de vencimento.

Adicionalmente, existem diversos investimentos onde seu dinheiro fica “preso” e você não consegue fazer o resgate antes da data acordada no momento da aplicação financeira.

4) Investir pensando apenas no curto prazo

Investimentos em Renda Variável (ações, fundos imobiliários e fundos multimercados, por exemplo) costumam ser mais rentáveis se você fizer a aplicação pensando no longo prazo.

Apesar dos traders conseguirem ganhar dinheiro com operações de compra e venda de ações no mesmo dia, os especialistas aconselham que você trabalhe com horizonte de 5 anos ou mais quando fizer seus investimentos na Renda Variável.

5) Não analisar a qualidade do investimento

Muitos investidores iniciantes e até alguns com anos de experiência se deixam levar pelas “sensações” do momento, alardeadas por canais de investimentos e veículos especializados.

Entretanto, é importante você lembrar que nem toda análise de investimentos é imparcial.

Sendo assim, fique sempre com receio de investir em ativos que prometem alto retorno em períodos curtos de tempo.

O ideal é você analisar com calma a saúde financeira da instituição que deseja investir e/ou da empresa que pretende comprar ações.

6) Buscar lucro fácil

noticia-news-erros-na-crise-financeira

Se a empresa ou instituição financeira faz propagandas sensacionalistas e apelando para o lado emotivo para tentar atrair o seu dinheiro, desconfie imediatamente.

Nos últimos anos, os golpes de empresas ditas financeiras estão aumentando numa velocidade surpreendente.

Bote na sua cabeça que não existe lucro fácil e rápido no mundo dos negócios e investimentos.

O risco de você perder muito dinheiro embarcando em uma dessas “aventuras” é altíssimo.

Portanto, analise bem onde você investirá seu dinheiro, principalmente em épocas de crise financeira onde o cenário é nebuloso e incerto.

Uma das regras do bom investidor é: Nunca perca dinheiro!


Ressaltamos que nosso site (Bons Investimentos) não possui qualquer vínculo com bancos ou instituições financeiras. Sendo assim, dúvidas e/ou reclamações devem ser direcionadas diretamente aos canais de atendimento do seu banco.

Compartilhe:
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram

Faça um comentário

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS!

Publicidade