O que significa TEV? Quais os limites e custos?


Em algum momento da sua vida, você já deve ter ouvido falar sobre a Transferência Eletrônica de Valores, a famosa TEV, correto?

Contudo, muito provavelmente, você ficou com dúvidas sobre o que realmente significa TEV e chegou até nosso blog em busca de uma explicação, não é mesmo?

Se este for o seu caso, seja muito bem-vindo! Caso não seja, fique conosco também, pois você poderá aprender um pouco mais sobre TEV.

Sendo assim, ao longo dos próximos parágrafos, vamos explicar detalhadamente o que é TEV, falar sobre limites, custos e esclarecer outras questões referentes a este tema. Vamos lá?

O que é TEV bancário?


o-que-e-tev

A Transferência Eletrônica de Valores (TEV) nada mais é que do que uma transferência de determinada quantia de dinheiro entre duas contas de um mesmo banco.

Como esta transação é feita dentro da mesma instituição financeira, o tempo de espera para o dinheiro “sair” de uma conta e “entrar” em outra é extremamente curto, cerca de 10 minutos.

Uma observação importante a ser feita é que para este tipo de transação você não precisa dos dados pessoais do titular da conta para qual o dinheiro será transferido, já que o banco possui estas informações.

Sendo assim, para realizar uma TEV, basta informar os dados da agência e da conta de destino.

A TEV precisa ser feita presencialmente?


A TEV pode ser realizada presencialmente, usando um terminal de autoatendimento (caixa eletrônico) ou até mesmo a “boca do caixa” (guichê de atendimento), mas existem outras possibilidades de executar esta operação, como é o caso do internet banking.

Além disso, dependendo do banco, é possível até mesmo realizar uma TEV por plataformas digitais como o WhatsApp.

Contudo, se você optar por contato via WhatsApp,  é sempre importante verificar se o número com o qual você está falando é realmente o número oficial do banco.

Todo cuidado é pouco quando você usa meios mais tecnológicos, já que existem quadrilhas que se aproveitam da desatenção e ingenuidade das pessoas para aplicar golpes utilizando o nome das instituições financeiras. Portanto, tenha bastante atenção e tome muito cuidado.

Posso realizar TEV para quais tipos de conta?


A TEV pode ser realizada para qualquer tipo de conta, sendo possível transferir dinheiro de:

  • Conta corrente ou conta poupança para conta corrente.
  • Conta corrente ou conta poupança para conta poupança.

A única exigência para este tipo de transferência é que as contas sejam do mesmo banco, conforme já falamos mais cedo.

Existe limite de transferência para TEV?


Na verdade, não existe um limite fixo para a realização da TEV. Tudo vai depender da conta que está sendo utilizada para efetuar a transação financeira. Geralmente, os limites para TEV são fixados de acordo com o perfil do titular da conta e os tipos de transações que ele costuma realizar.

Portanto, é importante verificar quais são os limites da sua conta antes de realizar este tipo de operação bancária.

Embora possa haver algumas pequenas diferenças de banco para banco, a consulta de limites pode ser facilmente realizada por telefone, aplicativo, internet banking ou caixa eletrônico (terminal de autoatendimento).

Caso você tenha a necessidade de realizar uma TEV em um valor acima do seu limite de movimentação, não se preocupe, pois basta procurar o atendimento do seu gerente e solicitar o aumento do limite.

Em alguns bancos, é possível realizar estes ajustes de limite pelo aplicativo ou pela internet, com posterior validação no caixa eletrônico.

Qual é o custo para realizar TEV?


Por se tratar de uma transferência interna, onde não há custos associados ao envio do dinheiro para outra instituição financeira, geralmente, os bancos não cobram nenhum tipo de tarifa para a TEV.

Entretanto, ao analisarmos informações contidas no site da Caixa Econômica Federal (CEF), por exemplo, observamos que o banco adota uma política de tarifas onde existe a possibilidade de cobrança para este tipo de operação, dependendo do número de vezes que a mesma for executada dentro do mês.

Diante deste fato, fizemos uma pesquisa  no site do Banco Central para saber se existia alguma regulamentação que proibisse este tipo de tarifa, já que diversos sites na internet apontam esta cobrança como abusiva e sugerem, até mesmo, a procura do PROCON nestes casos.

Abaixo, segue o trecho retirado do site do Banco Central:

“Não há norma específica do Conselho Monetário Nacional e do Banco Central do Brasil que trate especificamente dessa operação. Cada instituição é responsável por definir as regras de seu arranjo de transferência de valores entre contas na mesma instituição (booktransfer).”

Embora as regras sejam de responsabilidade de cada instituição, encontramos nesta mesma página uma ilustração que mostra a existência de um regramento quanto à cobrança de taxas por TEV.

                                             TEV-regras-bc

De acordo com as informações da ilustração, o banco só pode cobrar tarifa a partir da terceira TEV realizada dentro de um mesmo mês.

Em outras palavras, você pode realizar duas TEVs por mês de forma gratuita em qualquer banco.

Apesar de toda esta explicação, gostaríamos de destacar que a imensa maioria dos bancos não cobra nada para este tipo de transação, e o cliente pode ficar à vontade para realizar quantas operações de TEV forem necessárias ao mês.

E se for preciso realizar a transferência para outro banco?


Para realizar transferências entre contas de bancos diferentes, será necessário utilizar transações financeiras como TED, DOC ou PIX.

Nestes casos, diferentemente da TEV, será preciso informar alguns dados além da conta e agência.

Sendo assim, se a transferência for para uma conta pessoa física, não esqueça de pedir e anotar o CPF do titular da conta que receberá os recursos financeiros. Para transferências onde o titular é uma pessoa jurídica, insira o CNPJ da empresa.

Lembre-se que além das informações já mencionadas, as transferências por TED ou DOC também exigem que você insira o código do banco para o qual o dinheiro será enviado.

Para conhecer maiores detalhes sobre as transferências entre contas de diferentes instituições (TED/DOC) e ter acesso aos códigos dos principais bancos brasileiros, não deixe de consultar nossos artigos específicos sobre estes temas. Os links seguem abaixo:


Gostou da nossa matéria sobre o que significa TEV? E quais são os limites e custos?

Esperamos ter contribuído para facilitar o seu cotidiano, pois este é sempre o nosso objetivo!

Agradecemos a sua visita e te convidamos a navegar um pouco mais pelo nosso site – Bons Investimentos!

Faça um comentário

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS!

Publicidade

Procure o tema do seu interesse

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência neste site e personalizar publicidade. Ao continuar navegando, você concorda com isso.
ssssssssss